quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013


14/02/2013 17h40 - Atualizado em 14/02/2013 17h46


Depois de 47 dias internado, morre ex-




Ministro Fernando Lyra, em SP


Político foi hospitalizado devido a problemas cardíacos e infecção urinária.
Enterro será em Paulista, na Região Metropolitana do Recife.

Fernando Lyra (Foto: Reprodução / TV Globo)Fernando Lyra faleceu na tarde desta quinta-feira, no Incor,
em SP (Foto: Reprodução / TV Globo)
Morreu, na tarde desta quinta-feira (14), no Instituto do Coração (Incor), em São Paulo, o ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, aos 74 anos. De acordo com informações repassadas pelo irmão do ex-ministro e vice-governador de Pernambuco, João Lyra Neto, a morte aconteceu às 17h03 (horário de Brasília). O velório será na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), nesta sexta-feira (15), e o enterro no cemitério Morada da Paz, em Paulista, no Grande Recife.
O ex-ministro foi internado no dia 29 de dezembro de 2012, no Real Hospital Português, no Recife, com infecção urinária e problemas cardíacos. Ele foi transferido no dia 5 de janeiro para o Incor, em São Paulo. Fernando Lyra havia saído da UTI do Incor no dia 9 de janeiro, após a infecção urinária ser tratada, mas voltou em menos de 48 horas para a unidade de cuidados intensivos. Na época, João Lyra Neto informou que o coração do ex-ministro estava funcionando com 30% da capacidade. Outro ponto que preocupava a equipe médica era a retenção de líquido, que resultava em aumento de peso e mais dificuldade para a função cardíaca.
Fernando Lyra foi ex-deputado federal e um dos articuladores do nome de Tancredo Neves como candidato à Presidência da República, através do voto indireto no colégio eleitoral, em 1985. Com a morte do mineiro e a posse de Sarney como presidente, foi mantido no governo, como ministro da Justiça, por pouco mais de um ano.
Ultimamente, Fernando Lyra estava fora da vida pública e vivia ao lado da família, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Ele deixou esposa e três filhas
.

Luciano Cartaxo participa de celebração da missa de cinzas

O Prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, participou da Missa de Cinzas, nesta quarta-feira (13), cuja realização ocorreu na Basílica Nossa Senhora das Neves, no centro da capital. O arcebispo da Paraíba, Dom Aldo Pagotto, foi o responsável pela celebração da missa, que marca o início do período da Quaresma e o lançamento da campanha da fraternidade, que completa 50 anos em 2013.

“Esta ocasião é sempre um momento para se refletir, pois é uma missa muito importante que abre a Quaresma. É um momento de oração e reflexão em que as pessoas expressam sua fé. A Campanha da Fraternidade também sempre nos traz temas relevantes que levantam discussões pertinentes na nossa sociedade”, destacou Luciano Cartaxo.
O arcebispo Dom Aldo Pagotto lembrou que este é o momento de desprendimento e reflexão. “Vamos chamar a atenção dos fiéis para desapegar de ideias negativas, do luxo, do exagero e de tudo o que faz mal. Para querermos bem ao próximo precisamos desapegar de nós mesmo e refletir sobre isso é um dos objetivos da quaresma”, afirmou.
Celebração - A duração da Quaresma está baseada no significado do número 40 na Bíblia. Da missa de cinzas às solenidades pascais, serão 30 dias em que a Igreja não cantará músicas de glória e os tecidos usados são todas na cor roxa, que significa luto e penitência.
O sinal da cruz feito com cinzas na testa simboliza o pecado e a fragilidade humana, representando sinal de penitência e conversão. O início do tempo quaresmal marca o início da imposição de cinzas sobre a cabeça dos fiéis, para nos mostrar que é um tempo de penitência.
Campanha da Fraternidade - Foi lançada nesta quarta-feira (13) a tradicional Campanha da Fraternidade, que neste ano traz como tema “Fraternidade e Juventude”. O arcebispo aproveitou a ocasião da missa para lançar, simbolicamente, a campanha em toda a Paraíba.