sexta-feira, 8 de março de 2013


08/03/2013 17h07 - Atualizado em 08/03/2013 17h19

Morre, aos 96 anos, a primeira mulher 




prefeita da Paraíba


Maria Dulce administrou a cidade de Queimadas a partir de 1963.
Pioneira também foi primeira vereadora de Campina Grande.


Maria Dulce morreu com 96 anos em Campina Grande (Foto: Divulgação)Maria Dulce morreu com 96 anos em
Campina Grande (Foto: Divulgação)
Morreu na manhã desta sexta-feira (8) a primeira prefeita eleita na Paraíba e a primeira vereadora da cidade de Campina Grande, no Agreste paraibano. Maria Dulce Barbosa foi vereadora entre os anos de 1947 e 1951. Ela administrou a cidade de Queimadas, também no Agreste, a partir de 1963.
Edson de Souza, coordenador de imprensa da Câmara Municipal de Campina Grande, comentou que “alem do pioneirismo na Paraíba, ela também foi uma das primeiras prefeitas eleitas em todo o Brasil. Antes do município de Queimadas ser emancipado, ela foi para Campina Grande e conseguiu ser vereadora por lá. Após a emancipação, ela voltou para sua cidade e conseguiu ser eleita prefeita em 1963, um marco para a Paraiba”.
Ainda de acordo com Edson de Souza, a aposentada  sofreu um infarto. O corpo de Maria Dulce Barbosa será velado na Câmara de Campina Grande até este sábado (9) de onde segue para Queimadas. O sepultamento acontece no domingo (10), na cidade onde ela foi prefeita
.

quinta-feira, 7 de março de 2013


Câmara da Capital elege mesa diretora para o biênio 2015-2016

 Publicado em: 07/03/2013 às 13h00

Foi eleita a chapa única, composta pelos seguintes vereadores: Durval Ferreira (PP), presidente; Zezinho Botafogo (PSB), primeiro vice-presidente; Felipe Leitão (PP), segundo vice-presidente; Benilton Lucena (PT), primeiro secretário; Bosquinho (DEM), terceiro secretário.


A nova mesa diretora da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para o biênio 2015-2016 foi eleita durante a sessão ordinária desta quinta-feira (7). Durante uma votação bastante movimentada foi eleita a chapa única, composta pelos seguintes vereadores: Durval Ferreira (PP), presidente; Zezinho Botafogo (PSB), primeiro vice-presidente; Felipe Leitão (PP), segundo vice-presidente; Benilton Lucena (PT), primeiro secretário; Bosquinho (DEM), terceiro secretário. Após a renúncia da vereadora Eliza Virgínia (PSDB) ao cargo de segunda secretária, a vaga ficou em aberto. Na ocasião, o presidente Durval informou que haverá um processo de eleição posterior para escolha do segundo secretário.

A votação foi finalizada com a adesão de 20 vereadores: além dos membros da mesa, Bruno Farias, Djanilson, Marco Antônio os três do PPS; Chico do Sindicato, Helton Renê, ambos do PP; João dos Santos (PR); João Almeida (PMDB); Raoni Mendes e Professor Gabriel, os dois do PDT; Luís Flávio e Marcos Vinícius, ambos do PSDB; Raíssa Lacerda (PSD); Marmuthe (PT do B); Renato Martins (PSB); e Sérgio da SAC (PSL).

Os seguintes vereadores se retiraram do plenário: Fernando Milanez (PMDB), Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), Fuba (PT) e Dinho (PR). Já os vereadores Santino (PT do B) e Eliza Virgínia (PSDB) estiveram ausentes. Ainda houve a abstenção do vereador Lucas de Brito (DEM), que justificou sua posição alegando não saber se juridicamente a votação poderia acontecer sem a apresentação do nome do segundo secretário, além do fato do parecer da Comissão de Constituição e Justiça ter sido emitido no plenário (durante sessão ordinária). Para ele, é necessário haver averiguação da legalidade nos dois casos. Lucas não deixou de elogiar a composição da mesa.

Durante a declaração de voto, o vereador Renato Martins fez questão de enfatizar que não compreendia a atitude de determinados vereadores, que decidiram se retirar da votação ao invés de permanecer no processo e apresentar a manifestação de suas posições.

O presidente Durval Ferreira não se incomodou com a saída dos vereadores, e afirmou que isso faz parte da democracia. "Vi essa saída do plenário por parte de alguns vereadores com naturalidade. Na democracia é assim que funciona, nem todos concordam. Eu estou muito tranquilo em relação ao processo, porque tive o aval de 20 vereadores", ressaltou.


Damião Rodrigues
 

quarta-feira, 6 de março de 2013


MORTE DO CHEFE DE ESTADO

Milhares de Caracas acompanharam o
funeral de Hugo Chávez

Acesse o link abaixo e veja a matéria completa de chaves:



MAIS UM DEIXA O COLETIVO

Sandra Marrocos classifica como “centralizador” o PSB, mas continua no partido

A ex-vereadora pessoense, distribuiu à imprensa uma carta em que relata ainda que as decisões da legenda em 2012 foram tomadas de forma “excludentes”
Poder | Em 06/03/13 às 11h17, atualizado em 06/03/13 às 11h56 | Por Redação
Divulgação
Vereadora Sandra Marrocos
A ex-vereadora Sandra Marrocos (PSB) convocou coletiva, nesta quarta-feira (6), para externar seu descontentamento com os dirigentes do PSB e com o governador Ricardo Coutinho (PSB). A ex-parlamentar, distribuiu à imprensa uma carta em que relata que as decisões da legenda, em 2012, foram tomadas de forma “centralizadora” e “excludentes”. Apesar das queixas, Sandra afirmou que continuará no partido.
"O ano de 2012 foi desastroso para o nosso grupo - pouco diálogo, tomada de decisões importantes passaram a ser de maneira cada vez mais centralizadora, totalizadora e excludente. Essas diferenças internas passaram a ser cada vez mais publicizadas. Companheiros e companheiras valorosas não se empenharam na nossa campanha”, disse em trecho de carta.

Sandra Marrocos tentou a reeleição no último pleito, mas não conseguiu a vitória, ficando apenas na primeira suplência. De acordo a ex-vereadora, passado cinco meses do processo eleitoral, ela ainda foi convocada pelos dirigentes para discutir qual será seu papel na gestão do Governo Federal.

“Neste momento externo a parte mais difícil, mas necessária desta carta. Já se passaram cinco meses desde o processo eleitoral e não fui chamada em momento algum para fazer uma pergunta básica e necessária para quem acredita que a construção deve se dar de forma coletiva: a de perguntar e discutir conosco qual seria nossa participação em espaços que iriam contribuir com o governo, levando em consideração os nossos quatro mil votos. O que aconteceu foi muito diferente do que esperávamos. Algumas pessoas foram aproveitadas de forma individual, outras foram isoladas”, relatou.

Por fim, Sandra reafirmou “o compromisso com o projeto” e disse que continuará no partido. “Continuarei no PSB contribuindo com críticas e sugestões, porém sigo outros caminhos entendendo que o fazer político não se encerra numa gestão de governo, muito menos nos espaços de poder".


05/03/2013 18h08 - Atualizado em 05/03/2013 18h08

Conselheiros tutelares tomam posse e 




iniciam trabalho em João Pessoa





Término da apuração e posse aconteceram nesta terça-feira (5).
Novos conselheiros responderão pelas regiões Norte, Sul e Sudeste.


Os novos conselheiros tutelares de João Pessoa tomaram posse na tarde desta terça-feira (5) no auditório do Sesc Centro e já foram encaminhados para suas respectivas regiões. De acordo com o presidente da comisão eleitoral do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Michel Araújo, a apuração da eleição ocorrida no domingo (3) terminou apenas às 4h desta terça.
Os 15 novos conselheiros serão divididos igualmente pelas regiões Norte, Sul e Sudeste. Segundo Michel Araújo, havia a necessidade de urgência na posse devido ao regime especial implantado para estas regiões após o término do mandato dos conselheiros antes da realização das eleições. “Gastamos cerca de 14 horas seguidas somente com a apuração dos votos. No total, 20.811 pessoas votaram nestas eleições. Os novos conselheiros já estão respondendo por suas áreas”, comentou.
Para o Conselho da Região Norte, foram eleitos os seguintes conselheiros: Elielton Lima com 988 votos, Angel Almeida (911 votos), Luís Brilhante (876), Silvania Almeida (829) e Francisco de Assis Silva (668). Os titulares da Região Norte responderão pelas áreas dos bairros do Varadouro, Centro, Roger, Tambiá, Padre Zé, 13 de Maio, Mandacaru, Ipês, Castelo Branco, Torre, Expedicionários e Pedro Gondim.
Na Região Sul, os conselheiros eleitos foram: Luzinete dos Santos (1.079), Marcos Antônio Aragão (1.078), Anthonyo Augusto (1.019), Isabella Santos (867) e Lenon Jane Fontes (729). Os bairros do Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Cordão Encarnado, Distrito Mecânico, Jaguaribe, Cruz das Armas, Oitizeiro, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza e Bairro das Indústrias estão incluídos na área da Região Sul.
Por sua vez, os novos conselheiro para a Região Sudeste são: Rodrigo Barros (1.101), Janete Fernandes (770), Leonnya Deyse (743), Alexsandro Queiroz (709) e Waldson da Silva (656). Estes novos conselheiros terão sob responsabilidade os bairro do Rangel, Cristo Redentro, Geisel, Esplanada, Ernani Sátiro, Costa e Silva, José Américo, Grotão entre outros.
O processo para eleger os novos conselheiros tutelares das regiões Sul, Sudeste e Norte em João Pessoa teve que ser feito com cédulas de papel e urnas tradicionais por conta de dificuldades técnicas alegadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ceder as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições tradicionais.

Mudança nas eleições em 2015
A Resolução 152, de agosto de 2012, de autoria do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente prevê uma alteração no processo eleitoral dos Conselhos Tutelares de todo o Brasil em 2015. O objetivo é que todas as eleições para conselheiros tutelares do país aconteçam de forma unificada. O CMDCA informou que, aqui na capital, o mandato dos conselheiros que acabaria em 2014, como é o caso dos que atuam nas regiões Praia e Mangabeira, serão estendidos para 4 anos

.

terça-feira, 5 de março de 2013


Vereadores apoiam antecipação da eleição da mesa e elogiam atual gestão

Publicado em: 05/03/2013 às 14h16

Eles destacaram, entre outras coisas, a soberania do Plenário para decidir a questão e elogiaram a forma como o atual presidente, Durval Ferreira (PP), vem sendo conduzido a administração da Casa.


Vereadores da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) confirmam, durante a sessão desta terça-feira (5), apoio ao Projeto de Resolução que antecipa a eleição da mesa diretora para o biênio 2015/2016. Eles destacaram, entre outras coisas, a soberania do Plenário para decidir a questão e elogiaram a forma como o atual presidente, Durval Ferreira (PP), vem sendo conduzido a administração da Casa.

Para o vereador Raoni Mendes (PDT), o Plenário da Câmara é soberano e, nesse caso, o desejo da maioria de apoiar a antecipação da eleição é inquestionável. O vereador Bruno Farias (PPS) afirma que a Casa cumpriu com todos os requisitos legais previstos no seu Regimento Interno. Segundo ele, não há óbices de natureza jurídica ou política que impeçam a realização antecipada desse processo de eleição para a próxima quinta-feira (7). “É evidente que existem algumas insatisfações pontuais, mas tais insatisfações não têm condão de obstruir um processo revestido de legalidade e de legitimidade”, acrescenta.

Como argumento para apoiar a recondução de Durval à presidência, o vereador Benilton Lucena (PT) lembra a questão que envolveu a eleição interna do PT sobre a candidatura própria e/ou coligação nas últimas eleições. Benilton ressalta que se as resoluções do partido, na época, fossem realmente obedecidas, Luciano Cartaxo não teria sido nem candidato a prefeito. “Naquele momento havia duas tendências: uma queria coligação com o PSB e outra defendia candidatura própria. Ganhou, democraticamente, a que defendia candidatura própria, e nós acatamos a decisão e trabalhamos diuturnamente na campanha de Cartaxo, que culminou em sua eleição”, lembra o petista.

A vereadora Raíssa Lacerda (PSB) assegura que não volta atrás em nenhuma decisão que tomar com relação ao apoio à antecipação da eleição da mesa diretora e à recondução de Durval à presidência. Ela destaca o equilíbrio, maestria e ombridade com que Durval vem conduzindo a Casa, desde a sua primeira gestão. Raíssa conta que, enquanto algumas câmaras no Estado iniciaram seus trabalhos com brigas, o Poder Legislativo de João Pessoa instalou sua 16ª Legislatura com muitos debates importantes e respeito à sociedade pessoense. A parlamentar ainda explicou que a substituição do seu nome na composição da próxima mesa aconteceu através de consenso.

Na opinião do vereador Felipe Leitão (PP), o presidente Durval Ferreira, desde que assumiu a Presidência da Câmara, vem demonstrando sua preocupação em preservar e fortalecer a imagem do Poder, com a implantação da TV Aberta e com a possibilidade de criar também a Rádio FM institucional. Felipe deixa claro que o projeto de antecipação da eleição da mesa está sendo defendido e apoiado por 24 vereadores. “Isso não foi iniciativa do presidente, partiu de vinte e quatro parlamentares, é o resultado de uma boa gestão. Nunca na história da Casa surgiu um presidente como Durval, que se preocupasse tanto com os pares e a imagem da instituição”, reforça.

O vereador Bosquinho (DEM) destaca que Durval trabalha diariamente, muitas vezes saindo da Casa tarde da noite, resolvendo questões administrativas, e discutindo com sua equipe melhorias para a instituição. “Então, eu vejo que um time que está dando certo, atuando bem, não deve ser modificado. Isso é natural e obvio”, comenta. Bosquinho acrescenta ainda que a antecipação do processo vai evitar possíveis conflitos e polêmicas, inicialmente, e futuramente vai garantir à Câmara tranquilidade, sem interrupção, para colocar em discussão e apreciar matérias muito mais importantes e de interesse da população.

O líder da oposição, vereador Renato Martins (PSB), compreende que a antecipação do processo contempla, sem descriminação e distinção, quase todos os partidos do Legislativo, inclusive o PSB, que, segundo ele, mesmo fazendo oposição ao governo municipal tem o vereador Zezinho Botafogo (PSB) como 2º vice-presidente da mesa, e ele (Renato) como presidente da Comissão de Obras e Administração Pública. “Eu entendo que o papel da mesa é garantir as condições necessárias e legais para que os debates ocorram e administrar a Casa. E, se isso vem ocorrendo, não há motivo para não apoiar uma coisa que já foi decidida”, argumenta Renato.

“Não há mais o que se discutir sobre esse Projeto de Resolução de antecipação da eleição da mesa. Não entendo o por quê de tanta polêmica sobre esse assunto. Um processo que tem o apoio, concreto e transparente, de vinte e quatro vereadores não tem mais o que discutir”, ressalta o vereador Sérgio da Sac.

O vereador Marco Antônio (PPS), por sua vez, entende que temas como esse e outros têm que ser avaliados e discutidos internamente. Ele não vê nenhum início de crise entre os Poderes Legislativo e Executivo Municipal devido ao assunto, como está sendo levantado pela imprensa e nos bastidores. Marco lembra que tanto os vereadores que apoiam a antecipação da eleição da mesa quanto os que se posicionaram contrários são da base do prefeito Luciano Cartaxo. “Mesmo assim, a bancada governista continua intacta. Uma coisa é eleição da mesa, e outra coisa é o apoio que nós vamos dar ao governo”, esclarece.

O vereador Marmuthe (PT do B) lamenta a resolução publicada pelo PT, que diz que a atuação do Parlamento Mirim não é democrática, é injusta e excludente. “Ora, a antecipação desse processo é um assunto interna corporis, já apreciado em Plenário, que é soberano”, rebateu o parlamentar, ao avaliar o documento do PT. De acordo com ele, não é porque a Casa antecipa a eleição da mesa que os vereadores vão mudar seu entendimento político de continuar contribuindo para o avanço e melhoria da Capital, com diálogo e consonância com o Poder Executivo Municipal. “Não vamos misturar questões que são estritamente distintas”, garante. “Eu não sei por que nós estamos criando um cavalo de batalha com essa questão. Tudo já ficou claro e decidido sobre a antecipação do processo. Eu, pelo menos, não volto atrás. Apoio a recondução de Durval”, observa o vereador João dos Santos (PR).

Todos os vereadores que se pronunciaram em plenário negaram terem sido procurados por alguém do governo para rever seu posicionamento.

Paulo de Pádua

segunda-feira, 4 de março de 2013


POBREZINHO
Eike Batista despenca no ranking da Forbes e mexicano é o mais rico do mundo 
Eike Batista despenca da 7ª posição para o 100º lugar



Nova York - Pelo quarto ano consecutivo, o mexicano Carlos Slim é o homem mais rico do mundo, segundo o ranking anual 2013 da revista Forbes divulgado nesta segunda-feira (4/3), enquanto o brasileiro Eike Batista despencou e ocupa apenas a 100ª posição.

Com uma fortuna estimada em 73 bilhões de dólares (4 bilhões a mais em relação ao ano passado), o magnata mexicano das telecomunicações fica à frente do americano Bill Gates, cofundador da Microsoft, que soma 67 bilhões, 6 bilhões a mais em relação a 2012.

Eike Batista, por sua vez, que no ranking divulgado em 2012 ocupava a 7ª posição, com 30 bilhões de dólares, despencou e ocupa apenas o 100º lugar, com uma fortuna avaliada em 10,6 bilhões.
O número três da lista é o espanhol Amancio Ortega, com 57 bilhões (19,5 bilhões a mais que no ano passado). O fundador da marca Zara subiu duas posições, superando o investidor e filantropo americano Warren Buffett, quarto com 53,5 bilhões de dólares (9,5 bilhões a mais que em 2012). Larry Ellison, diretor-executivo da companhia de tecnologia Oracle, ocupa a quinta posição, com 43 bilhões de dólares.

O homem mais rico da Ásia, o chinês Li Ka-shing, é o oitavo, com 31 bilhões de dólares. Ele deve sua fortuna à expansão de suas empresas de transporte, comércio e energia, que administra de Hong Kong.

A francesa Liliane Bettencourt, da gigante dos cosméticos L'Oréal, é agora a mulher mais rica do mundo. Com uma fortuna estimada em 30 bilhões (ou seja, 6 bilhões a mais que em 2012), Bettencourt passou da 15ª para a 9ª posição, à frente da americana Christy Walton, herdeira dos hipermercados Wal-Mart. A até agora mulher mais rica ficou em 11º, com 28,2 bilhões de dólares.

Publicação: 04/03/2013 14:17