quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

A TRISTE PARTIDA

GRANDE LUIZ GONZAGA ATÉ HOJE NO NORDESTE NADA MUDOU

Ricardo sobre mudança no quórum da AL: `Não tenho medo`

O governador Ricardo Coutinho (PSB) estava visitando as obras do Centro de Convenções, uma dos principais empreendimentos turísticos de João Pessoa, quando foi provocado sobre a mudança no Regimento Interno reduzindo o quórum necessário para mudar parecer do TCE sobre as contas do governo na Assembleia, aprovada hoje.  
 
Não pestanejou e fez um trocadilho ao tratar do assunto. Quem vem fazendo as mudanças realmente importantes para este Estado não tem medo de mudanças como esta, ponderou Ricardo.
 
Apesar da frase de efeito, o governador não se furtou ao tratar a mudança no mérito. Considerou-a um absurdo. E disse que estava pronto pra recorrer à Justiça diante de qualquer caso que fuja à legalidade.
 
“O jogo da política, independentemente de quem participe, seja Ricardo, Maranhão, Cássio, não pode ser feito à base do casuísmo. Em canto nenhum do mundo ou do Brasil, as contas podem ser analisadas dessa forma no Poder Legislativo. Agora, se alguém achar que vou ficar parado diante de um resutado adversado, saiba que não vou ficar paradao. Vou recorrer para a devida legalidade”, declarou.
 
As declarações foram dadas ao repórter Fernando Braz, da Arapuan FM.
 

Cartaxo anuncia novos secretários; Roseana Meira fica fora da Secretaria da Saúde

O prefeito diplomado anunciou também a criação de duas novas pastas
Governo Municipal | Em 18/12/12 às 11h09, atualizado em 18/12/12 às 21h16 | Por Redação, com assessoria
Jornal Correio
Luciano Cartaxo
O prefeito diplomado de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PT), anunciou, na manhã desta terça-feira (18), novos nomes que vão compor sua equipe de governo. Ele também anunciou a criação de duas novas pastas: a Secretaria Municipal de Segurança Pública  e Cidadania e a Secretaria Executiva de Acompanhamento Governamental do Município.
Luciano Cartaxo explicou que a Secretaria de Segurança Pública e Cidadania vai planejar, coordenar e supervisionar as atividades na área de segurança com trabalho focado na prevenção  à  violência.  
Já a Secretaria de Acompanhamento Governamental, com funcionamento em Brasília, vai acompanhar os projetos da Prefeitura na Capital Federal.  “Vamos assim, poder, com a Secretaria de Segurança dar contribuição maior e efetiva para a segurança complementar em nossa cidade e com a nova Secretaria executiva acompanhar os projetos da Prefeitura em Brasília e poder ampliar os recursos do governo federal em João Pessoa”, disse Luciano. 
Ele informou que vereador e perito criminal da Polícia Federal, Geraldo Amorim vai dirigir a nova Secretaria de Segurança Pública e Cidadania. Já o nome do secretário de Acompanhamento Governamental será anunciado posteriormente. 
Cartaxo revelou também novos nomes de secretários que vão compor seu governo. Para a Secretaria da Saúde foi indicado o médico sanitarista Lindemberg Medeiros de Araújo e o administrador Roberto Wagner Mariz Queiroga vai comandar a Administração.
A Secretaria de Turismo fica sob a gestão do empresário Roberto Lucena Ramalho Brunet (atual secretário) e a política de Habitação Social ficará sob a responsabilidade de Maria do Socorro Gadelha Campos, atual diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades.
Luciano Cartaxo anunciou ainda os nomes para a Secretaria de Políticas Públicas das Mulheres, a historiadora e enfermeira sanitarista Maria do Socorro Borges Barbosa. Na Secretaria do Meio Ambiente o nome foi o do analista ambiental do Ibama, Edilton Rodrigues Nóbrega. A Secretaria de Gestão Governamental e Articulação Política será comandada pelo advogado Rodrigo Soares, presidente estadual do PT.
O secretário adjunto da Comunicação será o publicitário Rafael Samways e o da Secretaria do Desenvolvimento Social continua sendo o sociólogo Joubert Fonseca.
Já o secretário executivo do Orçamento Participativo será o gestor Hildevânio Macedo. A Secretaria da Juventude, Esportes e Recreação  será dirigida pelo administrador Sérgio Meira, que terá como secretário adjunto o especialista técnico em esportes, Oscar Moura Diniz Jr.
O Procon Municipal ficará sob a responsabilidade da advogada Nadja Palitot e a Secretaria de Ciência e Tecnologia será administrada pela jornalista Marly Lúcio.
O prefeito diplomado avaliou que são todos nomes com capacidade técnica e conhecimento reconhecido, critério que tem balizado todas as escolhas para o seu governo. “Com o anúncio destes nomes estamos avançando na composição da equipe, sempre com tranquilidade e o zelo que temos com essa proposta para fazer o melhor para João Pessoa”, completou Luciano Cartaxo. 
Veja o perfil dos novos secretários e secretárias:
Secretaria de Segurança Urbana e Cidadania – Geraldo Amorim. É graduado em Saúde Pública e Prevenção às Drogas pela Universidade Federal de São Paulo e Bacharel em Filosofia. Vereador em João Pessoa por dois mandatos consecutivos (2005-2012) e  Farmacêutico Clínico, foi Secretário Adjunto de Segurança do Estado da Paraíba, sendo aposentado como perito criminal da Polícia Federal.
Secretaria da Saúde - Lindemberg Medeiros de Araújo - Médico sanitarista. Mestre em Ciências Sociais (Trabalho e Saúde-Doença). Doutor em Educação (Prática/Práxis Médica). Professor Adjunto da UFPB onde é Chefe do Departamento de Nutrição (DN/CCS/UFPB) e Coordenador Geral do Programa Escola Zé Peão (UFPB/SINTRICOM). Possui larga experiência na gestão pública de saúde tanto a nível local/estadual, quanto a nível nacional, já tendo assumido cargos como: Coordenador Geral de Planejamento da Secretaria de Estado da Saúde (SES-PB) no período de 1996-2001. Foi Tutor do Programa de Interiorização do Trabalho em Saúde - PITS/MS/MEC/MCT (2001-2003), Coordenador Geral de Gestão da Informação do DATASUS/Ministério da Saúde (2004) e Coordenador Geral de Apoio a Implementação de Políticas de Saúde do Departamento de Apoio à Descentralização do Ministério da Saúde – DAD/SE/MS (2005).
Secretaria de Administração – Roberto Wagner Mariz Queiroga é graduado em Administração, com Pós-Graduação (MBA) pela Universidade de São Paulo. Funcionário de carreira do Banco do Brasil há 35 anos, sendo Gerente de Mercado nas Superintendências na Paraíba e na Bahia.
Secretaria de Turismo – Roberto Lucena Ramalho Brunet é o atual secretário de Turismo de João Pessoa. Empresário  atuando na atividade do turismo há mais de 20 anos,  foi Presidente  do Fórum dos Municípios do Litoral Paraibano – PB, no período de 2010/2011.  Atualmente é presidente da  Associação Brasileira de agencias de viagens da Paraíba (ABAV)
Secretaria de Habitação Social – Maria do Socorro Gadelha Campos atualmente é Diretora de Integração, Avaliação e Controle Técnico do Ministério das Cidades. Foi Presidente da Companhia Estadual  de Habitação (CEHAP) e Secretária de Habitação do Município de João Pessoa.  Desenvolveu sua carreira profissional na Caixa  Econômica Federal, onde cuidou de programas de habitação popular.
Secretaria Executiva do Orçamento Participativo – Hildevânio de Souza Macedo  graduado em Gestão Pública. Foi Secretário Adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDURB) em 2007, assumindo posteriormente a titularidade, onde permaneceu até dezembro de 2009. Desde então, exerce suas atividades profissionais como Coordenador de Projetos da Ong Internacional Concern Universal Brasil. Foi presidente do PT de João Pessoa no período de 2005-2007. 
Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres – Maria do Socorro Borges Barbosa é historiadora, enfermeira  sanitarista e mestre em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Feminista, assessora dos movimentos de Mulheres, LGBT e Aids. Coordenadora da ONG Amazona atua no Setor de Estudos e Assessoria a Movimentos Populares do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da UFPB.
Secretaria do Meio Ambiente – Edilton Rodrigues Nóbrega tem Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto e Sistema de Informação Geográfica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). Graduado em Tecnologia da Construção Civil pela Universidade Federal do Acre, atualmente é Analista Ambiental, sendo Autoridade Julgadora do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis  (IBAMA). Foi Secretário executivo  de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente do Estado da Paraíba no período de 2007-2009.
Secretaria de Ciência e Tecnologia - Marly Lúcio é jornalista, formada pela UFPB, especialista em Redação Jornalística e atualmente cursa MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Responde atualmente pela Secretaria de Comunicação da Prefeitura de João Pessoa. Foi Diretora de Jornalismo do Governo do Estado da Paraíba, além de repórter e editora de Política do jornal Correio da Paraíba.
Secretaria de Gestão Governamental de Articulação Política – Rodrigo Soares é advogado formado  pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde desenvolve Mestrado em Direito Econômico. Foi deputado estadual pelo PT, por dois mandatos. Atualmente é presidente estadual do PT.
Secretaria de Juventude, Esportes e Recreação – Sérgio de Morais Meira é formado em administração pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Funcionário de carreira da Caixa Econômica Federal (CEF) é presidente da Associação de Pessoal da CEF e especialista em Marketing e Gestão de Pessoas, sendo vice-presidente administrativo do Botafogo da Paraíba.
Secretaria Adjunta de Juventude, Esportes e Recreação – Oscar  Moura Diniz Jr. É formado em Educação Física  e servidor de carreira da Prefeitura de João Pessoa. Foi Fundador do Conselho de Educação Física da PB.
Secretaria Adjunta de Comunicação - Rafael Samways é  publicitário especialista em Comunicação Empresarial pela PUC-PR. Desempenhou funções de Diretor de Planejamento e Mídia nas principais agências de publicidade da Paraíba. Recebeu prêmios como Criatividade (TV Cabo Branco) , Chapéu de Ouro (TV Correio) e outros a nível nacional. Criou e presidiu o Grupo de Mídia da Paraíba entre os anos de 2004 e 2005. Hoje desempenha a função de Diretor de Marketing da PMJP (SECOM) e é professor especialista em cursos de pós-graduação.
Procon Municipal - Nadja Diógenes Palitot y Palitot é advogada e jornalista formada pela Universidade Federal da Paraíba. Especialista em Direito Criminal, com Mestrado em Psicologia Social. Foi presidente da Comissão Estadual de Direitos Humanos da OAB-PB, Vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB; membro do Conselho Federal da OAB; Vice-presidente da OAB-PB entre 1995 e 1997. Também foi vereadora de João Pessoa e deputada estadual.
Secretaria Adjunta do Desenvolvimento Social – Joubert Fonseca. Sociólogo formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Foi presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescentes e líder com Conselho Nacional da Juventude. Atualmente é secretário adjunto da Secretaria.
Até a última sexta-feira (14), foi divulgado o nome de 19 integrantes da futura gestão.
Para compor a futura equipe do Governo Municipal já são conhecidos: 
Secretaria de Planejamento – Rômulo Polari 
Secretaria de Mobilidade Urbana - Nilton Pereira  
Secretaria de Comunicação Social – Marcus Alves 
Procuradoria Geral do Município – Rodrigo Farias 
Secretaria do Trabalho, Produção e Renda  - Raimundo Nunes Pereira  
Secretário Chefe de Gabinete do Prefeito - Zenedy Bezerra 
Secretaria de Educação e Cultura - Luiz de Sousa Júnior 
Secretaria da Receita – Fábio Guerra 
Secretário Executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) – Maurício Burity   
Secretário Executivo Adjunto da Funjope - André Luis Coelho Fernandes 
Controladoria do Município – Sérgio Barbosa      
Líder do Governo – vereador Bira Pereira 
Secretaria de Infraestrutura – Ronaldo Guerra 
Secretaria de Desenvolvimento Social - Marta Geruza Moura Gomes  
Secretaria de Finanças - Aldo Prestes  Atualmente 
Secretaria-Adjunta de Finanças – Brunno Sitônio Fialho de Oliveira  
Secretaria da Transparência - Éder Dantas  
Secretaria-Adjunta do Meio Ambiente - Wellintânia Freitas dos Anjos 
Autarquia Especial de Limpeza Urbana - EMLUR - Anselmo Castilho é Advogado
Procuradoria Geral-Adjunta - Yuri Oliveira Aragão

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012


Maioria do Supremo decide pela perda de mandatos dos condenados pelo mensalão

Voto do ministro Celso de Mello desempatou a questão. Todos os 25 réus condenados terão os direitos políticos suspensos

REDAÇÃO ÉPOCA
Enviar por e-mail
|
Imprimir
|
Comentários
Celso de Mello disse que a suspensão de direitos políticos é incompatível com o exercício mandato parlamentar (Foto: José Cruz/ABr)
A maioria do ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta segunda-feira (17), pela perda de mandato dos réus condenados pelo mensalão. Três deputados federais são atingidos pela medida: João Paulo Cunha (PT-SP), Pedro Henry (PP-MT) e Valdemar Costa Neto (PR-SP). Por unanimidade, os ministros determinaram ainda a suspensão dos direitos políticos dos 25 réus condenados. 
O ministro Celso de Mello retornou de licença de saúdee, na sessão desta tarde, desempatou a questão, afirmando que o STF tem o poder de determinar a perda de suspensão de direitos políticos após condenação por crimes graves e, consequentemente, decretar a perda dos cargos eletivos.