quinta-feira, 15 de agosto de 2013


Prefeito empossa os primeiros 20 procuradores concursados de João Pessoa
14 ago 13




O prefeito Luciano Cartaxo, ao lado do procurador geral de João Pessoa, Rodrigo Farias, deu posse aos 20 primeiros procuradores de carreira do 
Luciano_posseprocuradores_fot_julianasantos 176 (2)
Município. O ato aconteceu no final da tarde desta quarta-feira (14), no auditório máster da Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes. Os novos servidores foram aprovados no primeiro concurso público para o cargo e iniciarão imediatamente as suas atividades na Procuradoria Geral do Município (Progem).

“Em sete meses de governo não dá para fazer tudo, mas é tempo suficiente para demonstrarmos nossos verdadeiros compromissos”, declarou Luciano Cartaxo. “Aqui mostramos que estamos comprometidos, não apenas com a realização de concursos públicos, mas também com a convocação de quem já teve seu esforço reconhecido com a aprovação. Com a inclusão destes vinte profissionais, inauguramos um novo momento para a nossa Procuradoria”, complementou.
Para o vice-prefeito da Capital, Nonato Bandeira, é visível o empenho do governo em cumprir todos os compromissos assumidos, como é o caso da priorização do concurso como meio de acesso ao serviço público. “É uma grande satisfação presenciar este ato e perceber que estamos honrando não apenas o esforço dos vinte aprovados, mas de todos os mil e novecentos candidatos que apostaram neste concurso”, afirmou.
De acordo com o procurador geral do Município, Rodrigo Farias, a Prefeitura de João Pessoa deu uma demonstração de que privilegia o concurso público e a meritocracia. “Este é um ato de respeito à advocacia, principalmente à advocacia pública, que é uma função essencial ao Estado. O procurador é um agente que deve pautar a sua atuação tendo em vista o interesse do povo, e não do governante. A partir de hoje, deixa de existir nesta cidade procuradores de uma gestão, dando lugar a procuradores do Município de João Pessoa”, declarou.
Luciano_posseprocuradores_fot_julianasantos 122
Empossados – O procurador Alex Maia Filho representou todos os empossados na cerimônia. “Hoje a cidade de João Pessoa e a advocacia pública passam por um dia histórico. A cidade deixa de ser a única capital do país sem servidores concursados em seu quadro de profissionais. Com este ato, o prefeito Luciano Cartaxo revela o seu comprometimento em bem cuidar do interesse público. Abrimos estas portas pela via do merecimento e agora nos comprometemos a agir com ética e dedicação no desempenho de nossa função”, declarou.

Entidades – A solenidade foi prestigiada por diversos representantes de entidades e defensoras de classes. A presidente da Associação de Procuradores do Estado, (Aspas), Sanny Japiassu, falou sobre a importância do ato. “João Pessoa era a única capital sem procuradores de concursados e hoje esse quadro mudou. Quem ganha com isso é o município e a advocacia. Convoco todos para que se juntem a nós na tarefa do controle da legalidade e da viabilização de políticas públicas adequadas”, declarou.
Também estiveram presentes o Presidente da Associação Nacional de Procuradores Municipais, Guilherme Rodrigues; o procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro; o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba, Odón Bezerra; o procurador chefe substituto da União na Paraíba, Petrov Baltar Filho; o desembargador José Riccardo Porto, representando o Tribunal de Justiça da Paraíba; e o desembargador Vicente Vanderley, representando o Tribunal Regional do Trabalho – 13ª região.


TSE rejeita recurso e mantém prefeito de Esperança no cargo

Segundo o advogado do prefeito, Luciano Pires, a ministra ratificou em todos os seus termos a decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba
Eleições | Em 15/08/13 às 10h55, atualizado em 15/08/13 às 11h14 | Por Redação
Internet
Anderson Monteiro, prefeito eleito de Esperança
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio de decisão monocrática da ministra Laurita Vaz, determinou a extinção do recurso especial do Ministério Público Eleitoral e do candidato derrotado nas eleições de 2012 para prefeito de Esperança, Nilber Acioli de Almeida. A ação pedia a revisão da decisão do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) que desferiu o registro de candidatura e manteve no cargo Anderson Monteiro, prefeito de Esperança.
Segundo o advogado do prefeito, Luciano Pires, “a ministra ratificou em todos os seus termos a decisão do TRE da Paraíba que deferiu o registro de Anderson. Com isso, fica por demais evidenciado o excelente direito que assegurou a cidade de Esperança, pelo candidato mais votado, gerindo seu destino”.
Após a decisão do TRE-PB, os advogados de Nilber Almeida entraram com recurso contra acórdão da corte paraibana que, ao reformar sentença, deferiu os registros de candidatura e determinou a diplomação e posse imediata de Anderson Monteiro Costa e Roxana Costa Nóbrega, eleitos, respectivamente, para os cargos de prefeito e vice de Esperança.
O caso
Na cidade de Esperança quem assumiu o cargo de prefeita foi a presidente da Câmara Municipal, Cristiana Almeida (PSB), depois da juíza Lua Yamaoka Mariz Maia Pitanga, ter indeferido os registros de Anderson Monteiro (PSC) e Nilber Almeida (PSB), os dois candidatos que disputaram o pleito, em 2012.
A juíza também impugnou candidatura de Anderson Monteiro, por ele ter uma condenação transitado em julgado, sendo enquadrado na lei da Ficha Limpa. O recurso de Anderson Monteiro ainda não foi julgado pela Corte do TRE-PB.
O caso também envolve a substituição dos candidatos nas vésperas da eleição. Anderson Monteiro, entrou na corrida eleitoral no lugar do seu pai, o deputado Arnaldo Monteiro. Já Niber Almeida, substituiu a candidatura do seu tio, o ex-prefeito Nobinho.

Chapa com duas mulheres tenta desbancar diretoria que há 24 anos comanda Sindicato dos Comerciários

Elas prometem reestruturar a entidade e alegam que falta transparência na gestão atual
Emprego e Educação | Em 15/08/13 às 08h53, atualizado em 15/08/13 às 10h30 | Por Redação
Reprodução 12
Eliane e Michelle
Pela primeira vez na história, a disputa pelo comando do Sindicato dos Comerciários de João Pessoa duas mulheres na disputa pela direção que, há mais de 20 anos, é comandada pelo mesmo grupo. Michelle Silva e Eliane Arruda, encabeçam a Chapa 2. A disputa promete ser acirrada. Já na inscrição das candidaturas houve muita confusão.
Eliane Arruda há 12 anos faz parte da categoria. Michelle Silva, além de ser atual vice-presidente do Sinecom, há 15 anos é funcionária de uma grande loja de departamentos em João Pessoa.
Michele afirma que "a falta de transparência e compromisso do órgão sindical a impediu de lutar pelos interesses da categoria". Agora, na Chapa 2, ela promete "recuperar o direito de buscar melhorias para a classe trabalhadora".
Propostas
Segundo as representantes da Chapa 2, a primeira meta é reestruturar o sindicato que, de acordo com elas, está sucateado devido uma gestão de 24 anos encabeçada por um único grupo. “Sentimos que o sindicato está afastado de quem ele verdadeiramente representa que são os funcionários do comércio, precisamos mudar a diretoria e dar início a uma gestão compartilhada”, afirmou Eliane Arruda.
“Queremos fazer com que o sindicato melhore as condições de vida de seus associados, por esse motivo estamos propondo trabalhar para conseguirmos a construção de uma nova creche, assistência médica e odontológica, banco de empregos para garantir a inserção de novos comerciários no mercado de trabalho, ampliação de áreas de lazer e cultura e implantação de refeitórios nos shoppings e centros comerciais”, disse Michele Silva.
A eleição
O pleito acontece no próximo dia 05 de setembro, com início às 8h e término às 17h. As urnas são itinerantes, percorrendo vários pontos da cidade. Uma urna fixa ficará na sede do sindicato.
Na ultima sexta-feira (09),  integrantes que fazem oposição à atual diretoria estiveram na sede  para registrar a chapa que irá disputar a eleição que será realizada no próximo dia 05 de setembro. O clima acirrado chegou ao ponto de uma jornalista ser agredida para não filmar confronto.

Vereador é preso dentro da Câmara de Bayeux, acusado de vender armas e munições

Esta foi a terceira vez que ele foi detido. Na primeira, em 2010, foi durante a 'Operação Águas Limpas'. Na outra, em 2012, foi na 'Operação Esqueleto'
Polícia | Em 14/08/13 às 19h17, atualizado em 15/08/13 às 10h46 | Por Pollyana Sorrentino
Internet
Vereador Arnóbio
O vereador Arnóbio Gomes Fernandes (PSL), da Câmara Municipal de Bayeux (região metropolitana de João Pessoa), foi detido por volta das 15h30, desta quarta-feira (14). A prisão se deu em cumprimento a um mandado de prisão expedido pela juíza Maria Emília Neiva, titular da Vara de Entorpecentes da Capital.
Arnóbio Gomes foi preso por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes de João Pessoa e foi encaminhado à Central de Polícia na Capital. A informação foi confirmada pelo repórter Emerson Machado, da TV Correio. 
O delegado Allan Murilo Terruel interceptou o vereador quando ele estava em reunião com uma comissão permanente da Câmara, sob alegação de venda de munição e armas no ano de 2011. Arnóbio Gomes negou as acusações: “Estou com a consciência limpa, em 2011, não estava mais na rua. Agora vou aguardar e mostrar minha defesa. Quero dizer a população de Bayeux que vou voltar firme e forte e trazer muita alegria à cidade”, disse. 
Arnóbio Gomes já havia sido preso em setembro de 2012, durante a 'Operação Esqueleto'. Na época era candidato a vereador. A operação foi desencadeada pelas Polícias Civil, Militar e Rodoviária Federal. Segundo as investigações, ele integrava um grupo responsável por 60% dos homicídios praticados em 2011, na Grande João Pessoa. 
Durante o cumprimento de 50 mandados de prisão em 2012, o sargento Arnóbio, da Polícia Militar, foi detido acusado de realizar a segurança do sub-chefe da facção criminosa 'Al Qaeda', identificado apenas como 'He-man'.
O nome do sargento é Arnóbio Gomes Fernandes, 46 anos. Ele é natural de Mari, na região da Mata paraibana, distante 65 quilômetros da capital João Pessoa, e tem apenas curso superior incompleto. No site do Tribunal Superior Eleitoral (DivulgaCand), Sargento Arnóbio declarou possuir uma casa no valor de R$ 200 mil.
O sargento Arnóbio Gomes Fernandes também já havia sido preso na Operação 'Águas Limpas', deflagrada no mês de agosto de 2010. Na época, ele foi acusado de tráfico de armas e formação de grupos de extermínio no Estado.
De acordo com o delegado do Grupo de Operações Especiais (GOE), Cristiano Jacques, responsável pela 'Operação Esqueleto', os policiais vasculharam ruas das cidades para desbaratar a facção criminosa ‘Al Qaeda’, responsável por uma onda criminosa na região metropolitana de João Pessoa e na cidade de Patos, no Sertão paraibano, distante 300 quilômetros da Capital.
  

quarta-feira, 14 de agosto de 2013


Mesmo sendo presidente da legenda do       PT do B , parlamentar   anuncia sua desfiliação 
O vereador Marmuthe Cavalcanti (PT do B) de João Pessoa confirmou que está de saída da legenda. Como justificatriva ele elencou dois motivos: não pretende apoiar o governador Ricardo Coutinho nas eleições do ano que vem ( coisa que o PT do B fará) e não vem, segundo ele, sendo chamado para compartilhar e opinar das decisões da legenda.

"Cansei de ser escanteado. Fui destituído da presidência da legenda em João Pessoa sem sequer ter sido comunicado. Entre outras coisas que estão acontecendo no partido e  que futuramente direi".

O vereador disse que vai procurar uma nova legenda, que esteja sendo criada agora, para que o PT do B não vá no futuro atrás do seu mandato.