quinta-feira, 21 de julho de 2011

21/07/2011 00h38 - Atualizado em 21/07/2011 01h14

Rei do empate, Paraguai elimina Venezuela nos pênaltis e vai à final

Depois de mais uma igualdade por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, time guarani vence com o brilho de Justo Villar e encara o Uruguai

Por João Paulo Garschagen e Leandro Canônico Direto de Mendoza, Argentina

Rei do empate, time da musa Larissa Riquelme e do inspirado goleiro Justo Villar, o Paraguai está na final da Copa América pela primeira vez desde 1979. Depois de mais um 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a equipe guarani venceu a Venezuela por 5 a 3 na decisão por pênaltis, em Mendoza, e vai encarar o Uruguai, domingo, para ver quem ficará com o título. A partida terminou com brigas entre os jogadores e confusão no gramado.
A decisão do terceiro e quarto lugar, entre Peru e Venezuela, está marcada para o sábado, às 16h (de Brasília), em La Plata. Paraguai e Uruguai entram em campo no domingo, no mesmo horário, no estádio Monumental de Nuñez, em Buenos Aires. As duas partidas terão transmissão ao vivo do Sportv e do GLOBOESPORTE.COM.
Finalista, a seleção paraguaia não venceu na Copa América: 0 a 0 com o Equador, 2 a 2 com o Brasil e 3 a 3 com a Venezuela, pela primeira fase, e depois 0 a 0 com a Seleção de Mano Menezes (2 a 0 nos pênaltis) e agora com os venezuelanos.
Maior surpresa da competição, a Venezuela foi superior em campo e poderia ter tido sorte melhor. A Vinotinto teve um gol anulado e acertou a trave de Villar três vezes. Assim como nas quartas de final contra o Brasil, o goleiro paraguaio brilhou e defendeu a cobrança de Lucena na decisão de pênaltis. No final da partida, cenas lamentáveis: os jogadores das duas seleções se envolveram em confusão e ficaram no gramado trocando empurrões e agressões.
MUSÔMETRO: veja as beldades da Copa América e vote na sua favorita!
jogadores do Paraguai comemora vitória nos penaltis (Foto: EFE)

Paraguaios vibram com a vitória nos pênaltis contra a Venezuela em Mendoza (Foto: EFE)
Bola na trave e gol anulado
Antes de a bola rolar para Paraguai e Venezuela, na fria noite de Mendoza, os torcedores de Chile, Brasil e Argentina tentaram alguns gritos na arquibancada, mas logo os “donos” do jogo se impuseram e dominaram o local. Pena que o primeiro tempo não empolgou tanto os paraguaios e os venezuelanos.
A Vinotinto até que esboçou um bom toque de bola, mas logo deixou o Paraguai dominar as ações da partida. Barreto, por sinal, criou duas importantes chances. Aos sete minutos, ele cruzou para Verón cabecear e obrigar Vega a grande defesa. Depois, aos 15, ele mesmo chutou da entrada da área. Mas a bola passou longe.
Aos poucos, o time venezuelano, voltou a criar problemas para o Paraguai. E aos 34 minutos, após cruzamento da direita, Cichero ajeitou para Vizcarrondo abrir o marcador. O bandeirinha, no entanto, marcou impedimento e frustrou a comemoração.
O lance, porém, animou a Vinotinto, que por pouco não marcou de novo aos 42. Moreno cabeceou no travessão e no rebote Justo Villar fez grande defesa em chute de Rondón. Apesar desses lances esporádicos, o primeiro tempo da semifinal foi fraco tecnicamente e com as duas equipes arriscando muito pouco.
Mais espaço e pouca criação

Ainda sem vencer na Copa América (empatou os três jogos da primeira fase e venceu o Brasil nos pênaltis, nas quartas de final), o Paraguai resolveu se arriscar mais no segundo tempo. E logo aos sete minutos teve uma boa oportunidade com Valdez, mas o goleiro Vega, da Venezuela, saiu bem para a defesa.
O fato de o time guarani ir mais ao ataque deixou espaços para o ataque da Vinotinto. Só que faltava mais força na criação do time venezuelano. Os jogadores até que chegavam bem à intermediária, mas o passe final não saía direito. Assim, a defesa paraguaia tinha tranquilidade para afastar o perigo.
Só que a partida virou um festival de erros e jogadas equivocadas dos dois lados. Os técnicos, então, mexeram no ataque. Na Venezuela, entrou Fedor no lugar de Moreno. E no Paraguai, Roque Santa Cruz substituiu Valdez. Santa Cruz havia ficado fora das quartas de final por conta de um problema na panturrilha direita.
E seu retorno durou pouco. Seis minutos depois de entrar em campo, ele voltou a sentir dores e teve de ser substituído por Osvaldo Martínez. Perdido em campo, o Paraguai ainda sofreu uma leve pressão da Venezuela, mas o tempo normal não saiu do 0 a 0 e a decisão foi para a prorrogação.
Vinotinto para na trave
 A prorrogação começou com pressão da Venezuela. E a Vinotinto só não abriu o placar porque a trave, mais uma vez, não deixou. Aos três minutos, Fedor desviou chute de Maldonado e a bola bateu no poste direito. Dois minutos depois, Arango bateu falta e acertou de novo a trave.
Nesse meio tempo, por reclamação, o técnico do Paraguai, Gerardo Martino, foi expulso por reclamação. E no campo, o paraguaio Santana levou o cartão vermelho por falta violenta. Ao final do primeiro tempo da prorrogação, venezuelanos e paraguaios se estranharam no centro do gramado, mas a briga foi controlada.

Só que o segundo tempo teve clima quente, com faltas mais duras e cartões amarelos. Mas a Vinotinto não se intimidou e foi para cima mais uma vez do Paraguai. O gol venezuelano, no entanto, não saiu e a decisão da vaga na final da Copa América foi para as penalidades máximas.
E nela, brilhou mais uma vez a estrela do paraguaio Justo Villar, que defendeu um pênalti na vitória por 5 a 3. Do lado paraguaio, Ortigoza, Lucas Barrios, Riveros, Martinez e Verón converteram. Do lado venezuelano, Lucena errou e Maldonado, José Manuel Rey e Fedor converteram.
Ao final da partida, uma cena lamentável: paraguaios e venezuelanos entraram em confronto e a policia argentina precisou intervir para separar.
Larissa Riquelme Mendoza 2 (Foto: João Paulo Garschagen/GLOBOESPORTE.COM)

Como sempre, Larissa roubou a cena no estádio (Foto: João Paulo Garschagen/GLOBOESPORTE.COM)
PARAGUAI 0 (5) x (3) 0  VENEZUELA
Justo Villar; Marcos Cáceres, Paulo da Silva, Dário Verón e Iván Piris; Jonathan Santana, Cristian Riveros, Néstor Ortigoza e Edgar Barreto (Estigarribia); Haedo Valdez (Roque Santa Cruz) (Osvaldo Martínez) e Lucas Barrios.Vega; Rosales, Perozo (José Manuel Rey), Viscarrondo e Cichero; Lucena, Di Giorgi, González (Maldonado) e Arango; Alejandro Moreno (Fedor) e Rondón.
Técnico: Gerardo Martino.Técnico: César Farias.
Cartões amarelos: Santana, Verón (PAR); Rosales (VEN). Cartão vermelho: Santana (PAR)
Árbitro: Francisco Chacón (MEX)  Auxiliares: Leonel Leal (CRC) e Humberto Clavijo (COL)
Estádio: Malvinas Argentinas, em Mendoza (Argentina)

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Robinho confirma separação em seu Twitter


Jogador de futebol critica a imprensa por comentários sobre a “mãe de seus filhos”
Do R7
 
Robinho confirmou que está se separando em sua página no Twitter nesta terça-feira (19).

O jogador de futebol também criticou a imprensa pelas notícias que foram dadas.

- Estou em processo de separação, mas repudio a forma desrespeitosa que alguns órgãos de imprensa estão mencionando a mãe dos meus filhos.

Robinho está se separando de Vivian Junes. Eles estavam juntos desde 2009.

O casal tem dois filhos juntos, Robson Jr., de dois anos, e Gianluca, que nasceu há três meses.

Mais 32 boxes do Centro de Comércio do Varadouro serão sorteados 20 jul 11

Mais 32 boxes serão sorteados hoje no CCSV

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) sorteia nesta quarta-feira (20) mais 32 boxes do Centro de Comércio e Serviço do Varadouro (CCSV). O sorteio acontece às 15h, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), no bairro de Água Fria, e será o penúltimo que definirá a posição de comerciantes no local. Restarão mais 21 boxes para o último sorteio ainda sem data prevista.
Terão prioridade neste sorteio as pessoas que integram a lista de espera da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb). Os comerciantes que fazem parte do cadastro da prefeitura foram removidos de áreas irregulares de toda a cidade. No sorteio desta quarta-feira estarão presentes comerciantes que atuavam na informalidade em bairros do Valentina Figueiredo, Geisel. Grotão e Tambaú.
CCSV - O espaço comercial tem capacidade para 611 boxes e diversos sorteios já foram realizados, cujo processo foi iniciado desde o dia 22 de março de 2010, quando o local foi inaugurado.
Todos os boxes contam com três metros quadrados dentro de uma área total de 5.563 metros quadrados coberta, distribuídos em dois pavimentos, sendo 368 no térreo e 242 no primeiro andar. O equipamento fica nas imediações do Terminal Rodoviário e do Terminal de Integração, por onde transita um grande fluxo de pessoas.
Inaugurado em março de 2010, o CCSV está localizado na Rua Maciel Pinheiro, n° 548, esquina com Padre Azevedo. A construção recebeu um investimento de R$ 2.277.731,71 e teve como principal objetivo fixar os ambulantes que antes ocupavam as ruas e calçadas do Centro da cidade, proporcionando um maior conforto para os comerciantes e deixando livres os espaços públicos destinados aos pedestres.
20/07/2011 01h43 - postado por Luís Tôrres

As coisas que eu sei


Alerta laranja
 
O governador Ricardo Coutinho está muito ocupado com a gestão governamental. Mas teve tempo, segundo informações de bastidores, de mandar um recado para os condutores do projeto de reeleição do PSB em João Pessoa. Cuidem, teria dito o governador, porque o Estado não dará emprego pra quem sair da prefeitura.
 
 
Acelera, Agra !
 
O alerta tem destino certo: resgatar o ritmo administrativo da prefeitura a fim de que Luciano Agra, em 2012, possa bater no peito e se orgulhar da gestão que conduz. Alguns secretários, especialmente os relacionados a obras e planejamento, andam dormindo no ponto.
 
Shopping de todo jeito
 
O empresário Roberto Santiago, dono do Manaíra Shopping, já decidiu: se houver qualquer problema com a permuta dos terrenos, vai construir o novo shopping no terreno de oito hectares do Geisel mesmo. Quem viu o projeto diz que é coisa pra primeiro mundo. Com uma inovação que vai exorcizar a imagem de “capitalista selvagem” que Santiago desfruta entre os mais desinformados.
 
Réplica
 
Um eleitor do deputado federal Manoel Júnior (PMDB), que é médico de formação, deu o mote para um adesivo em favor do parlamentar assim que viu a foto do adesivo “O velhinho vem aí”, que faz alusão ao ex-governador José Maranhão. “O Doutor vem aí pra cuidar do velhinho”. O perigo é Damião Feliciano tomar pra si o slogan.
 
 
Um embargo diferente
 
Buba Germano, prefeito de Picuí, ganhou uma esperança em cumprir seu mandato sem problemas. Defendido pelo advogado Fábio Andrade, Buba viu o relator dos embargos admitir que deu um voto equivocado ao reafirmar a cassação do prefeito. Coisa raríssima. Desde que cubro política na Paraíba e no Brasil, coisa que já registra 11 anos, nunca tinha visto um embargo dar certo. Pode ser o primeiro.
 
Sérgio da Sac pra cristo
 
Já o vereador cassado Sérgio da Sac não teve a mesma sorte. Não sou advogado do vereador, mas acho que ele está sendo bode expiatório da Câmara. Tem outros vereadores por lá cujo pecado foi tanto ou bem maior que o de Sérgio. Acho que ele poderia abrir a boca.
 
 
Pergunta que não quer calar
 
Lafayete Gadelha, André Gadelha, Socorro Gadelha. Todos candidatos a prefeito. Pergunto: se nem a própria família confia em seus membros, como é que o eleitor vai confiar?
 
Embriaguez momentânea
 
Do advogado Abraão Beltrão, que vai defender Rodrigo Arthur, acusado de provocar acidente na Epitácio Pessoa que resultou na morte de dois jovens: “Ele não estava bêbado. Estava cambaleando de tontura por causa do impacto”.
 
A gosto de Deus
 
De viagem a São Paulo, onde acompanhará o poeta Ronaldo Cunha Lima em tratamento de saúde, Cássio Cunha Lima mantém expectativa de julgamento de agravos no STF para agosto.
 
Carícias políticas
 
Por falar em Cássio, causou surpresa a declaração do senador Vital do Rego Filho (PMDB) no Conexão Arapuan de que o tucano era um “político carismático”. Como diria o filósofo, todo mundo se defende de uma ofensa. Mas ninguém consegue se defender de um elogio.
 
Luís Tôrres

PBTur apresenta Central Móvel de Informações Turísticas



VAN VAI PERCORRER AS PRICIPAIS CIDADADES TURÍSTICAS DO NORDESTE

A PBTur (Empresa Paraibana de Turismo) vai incrementar ainda mais a divulgação dos roteiros paraibanos. Nesta quarta-feira (20), a presidente da empresa, Ruth Avelino, apresenta a Central Móvel de Informações Turísticas, que irá percorrer as principais cidades turísticas do Nordeste, divulgando os atrativos turísticos da Paraíba. A apresentação será às 16h30, no Centro Turístico de Tambaú, e contará com a apresentação do Grupo de Cultura Lapinha Jesus de Nazaré.
A Central Móvel de Informações Turísticas está instalada em uma van, que foi adesivada com imagens dos principais pontos turísticos do Estado. A Central conta com equipamentos de informática, projetor de imagens, tela de projeção, caixas de som com mesa, dois notebooks, DVD, mesas e cadeiras. Também será entregue material institucional como folders.
Segundo Juliana Jardim, coordenadora de Divulgação da PBTur, a Central Itinerante já segue nesta quinta-feira (21) para Garanhuns (PE), onde está sendo realizado o Festival de Inverno, reunindo milhares de turistas. Além de permanecer na cidade pernambucana até o final de semana, a Central já programada para acompanhar as atividades culturais da Rota Cultural Caminhos do Frio da Paraíba, que começa na próxima segunda-feira (25) em Bananeiras e que irá percorrer seis municípios do brejo paraibano.
A reestruturação da Central Móvel de Informações Turísticas foi possível por meio de uma prorrogação de um convênio da PBTur com a Caixa Econômica Federal no valor de R$ 110 mil, recursos pagos pelo Ministério do Turismo. Esse convênio, segundo a presidente da empresa, foi firmado em 2004, mas pendências jurídicas e burocráticas impossibilitavam a implementação da Central em sua totalidade
19/07/2011 23h38 - Atualizado em 20/07/2011 00h01

É favorito, sim! Com dois de Suárez, Uruguai vence Peru e vai à final

Seleção uruguaia domina partida Plata e agora espera o vencedor de Paraguai x Venezuela. Se for campeã, Celeste assumirá hegemonia

Por Marcos Felipe Direto de La Plata, na Argentina
O Uruguai tentou evitar o rótulo de favorito, mas mostrou em campo que é sim o principal candidato ao título da Copa América após as eliminações de Brasil e Argentina nas quartas de final. Sem um futebol vistoso, mas com garra e entrega, a Celeste  fez o que os torcedores brasileiros e argentinos esperavam de suas seleções: com autoridade, o time treinado por Óscar Tábarez  derrotou o Peru por 2 a 0 nesta terça-feira, em La Plata, e assegurou uma vaga na final da competição. Uma das estrelas da equipe, o atacante Luis Suárez foi o destaque ao fazer os gols do triunfo que coloca os uruguaios numa decisão após 12 anos de ausência (derrota para o Brasil em 1999 por 3 a 0).
Confira as melhores imagens de Peru 0 x 2 Uruguai
Agora, o time de Diego Forlán, Loco Abreu e companhia espera na final do próximo domingo, em Buenos Aires, o vencedor de Paraguai x Venezuela que, nesta quarta-feira, às 21h45m (de Brasília), fazem a outra semifinal do torneio sul-americano na cidade de Mendoza. O GLOBOESPORTE.COM e o SporTV transmitem todos os jogos ao vivo.
Se garantir o título, a Celeste passará a ser a maior campeã do continente: no momento, uruguaios e argentinos estão empatados com 14 conquistas da Copa América. O Brasil, atual bicampeão, tem oito.
MUSÔMETRO: veja as beldades dos estádios e escolha a musa da Copa América. Vote!
uruguai x peru suarez (Foto: Reuters)
Suárez coloca a bola para dentro: Uruguai está na final da Copa América  (Foto: Reuters)
Buraco camuflado
uruguai x peru buracos gramado (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)Funcionários colocam areia no gramado durante
o intervalo (Foto: Marcos Felipe/Globoesporte.com)
Antes de a bola rolar, e para fazer a mesma realmente rolar no gramado, funcionários do estádio Ciudad de La Plata cobriram alguns buracos na grande área com terra. No último domingo, muitos jogadores brasileiros reclamaram do piso após a eliminação para o Paraguai, assim como o técnico uruguaio, Oscar Tábarez também disse que o estado da “cancha” não era um dos melhores.
Após o apito inicial, como era esperado por conta do sistema defensivo de ambas as equipes, muita disputa no meio de campo e, uma hora ou outra, entradas mais ríspidas de cada lado.
Por conta disso, o primeiro lance de perigo só saiu em uma jogada de bola parada. Forlán cobrou falta na área, a zaga peruana rebateu mal nos pés de Suárez que, de primeira, acabou chutando para fora aos sete minutos.
Uruguai domina, Peru tenta o contra-golpe
uruguai x peru forlan (Foto: AP)Camisa 10 do Uruguai, Diego Forlán não marca
pela Celeste desde a Copa do Mundo (Foto: AP)
O lance empolgou os uruguaios que passaram a ter mais o controle da partida, enquanto o time do técnico Sério Markarian se entrincheirava na defesa e buscava os contra golpes com Vargas que, aos 23, criou a primeira boa chance peruana. O jogador da Fiorentina driblou Lugano tranquilamente pela esquerda e cruzou rasteiro para área. Guerrero e Advíncula, entretanto, chegaram atrasados e não conseguiram empurrar para o gol.
Apesar do domínio e mais posse de bola, o Uruguai não conseguia criar muitas chances claras, esbarrando na falta de um homem de criação no meio – problema que o próprio técnico Oscar Tábarez já admitiu durante a competição -. Desse modo, a Celeste chegava com perigo apenas em bolas alçadas na área para Lugano ou seu companheiro de zaga, o grandalhão Coates, tentarem o cabeceio.
Numa dessas, a Celeste até conseguiu fazer o gol... Mas o árbitro boliviano Raúl Orosco, corretamente, anulou o tento de Álvaro Pereira que, impedido, aproveitou um desvio de Lugano aos 43.
Matador, Suárez faz a festa uruguaia
O segundo tempo começou como na primeira etapa. Peruanos atrás, buscando o contra-ataque, enquanto os uruguaios tentavam sufocar o rival. E essa iniciativa acabou premiada aos sete minutos. Forlán arriscou de longe, o goleiro Raúl Fernández espalmou mal e a bola sobrou para Suárez, oportunista, colocar para dentro. Festa da torcida uruguaia, maioria no estádio Ciudad de La Plata.
Em desvantagem, a seleção peruana teve que abdicar da retranca e sair para o jogo. E, com espaço, o Uruguai chegou rápido ao segundo gol. Álvaro Pereira fez lançamento perfeito para Suárez. O camisa 9 aproveitou o desespero de Fernandez, que saiu da área para tentar fazer o corte, driblou o goleiro e tocou para o gol vazio aos 12. Quarto gol do atleta dos Reds na Copa América, artilheiro isolado da competição.
Cotovelada de “Roberto Carlos”
Perdida em campo, a seleção peruana viu a vaca ir para o brejo de vez aos 23 quando Vargas, de maneira estúpida, acertou uma cotovelada violenta em Coates. O jogador, que tinha o apelido de “Roberto Carlos” da Sicília quando defendeu o Catania-ITA, recebeu imediatamente o vermelho.
Com um homem a mais, o Uruguai controlou de vez o confronto. Nas arquibancadas, êxtase dos torcedores da Celeste que gritaram olé e, no fim, com o triunfo, sentiram que o jejum de 16 anos sem conquistas pode chegar ao fim no próximo domingo (o último caneco foi na Copa América de 1995).
peru 0 x 2 uruguai
Raúl Fernandéz, Alberto Rodríguez, Santiago Acasiete, Walter Vílchez, Giancarlo Carmona, Yoshimar Yotún (Willian Chiroque), Adán Balbín, Rinaldo Cruzado, Juan Vargas, Paolo Guerrero e Luis Advíncula (Carlos Lobatón).Fernando Muslera, Maxi Pereira, Diego Lugano, Sebastián Coates, Martín Cáceres, Walter Gargano (Sebastían Eguren), Arévalo Ríos, Álvaro González, Álvaro Pereira, Diego Forlán e Luis Suárez (Abel Hernández).
Técnico: Sérgio MarkariánTécnico: Óscar Tábarez
Gols: Luis Suárez, aos 7 e 12 do segundo tempo.
Cartões amarelos: Yoshimar Yotún, Carlos Lobatón (Peru); Diego Lugano, Walter Gargano, Luis Suárez (Uruguai). Cartão vermelho: Juan Vargas (Peru)
Estádio: Ciudad La Plata, La Plata. Data: 19/7/2011. Árbitro: Raúl Orosco (Bolívia). Auxiliares: Efraín Castro (Bolívia) e Marvin Torrentera (México)
BRASIL   X   PARAGUAI

terça-feira, 19 de julho de 2011

AÇUDE DE BODOCONGÓ TRANSBORDA, ÁGUAS INVADEM CASAS, DESTROEM CALÇADAS E PROVOCAM INTERDIÇÃO DA PONTE


As chuvas contínuas e o excesso de água despejada na cabeceira do Açude de Bodocongó acabaram provocando seu transbordamento durante a madrugada de hoje, causando transtornos e danos materiais aos moradores da redondeza. Acontece que o sangradouro não foi suficiente para dar vazão às águas, que acabaram transbordando pela, avançando por uma das pistas do Canal e invadindo as casas.

Pelos estragos provocados, a violência da vazão e o risco de novos transbordamentos, a ponte sobre o sangradouro foi interditada e, com isso, todo o tráfego na direção Bodocongó – São José da Mata teve que ser desviado. 

Os moradores da região temem uma nova enxurrada, em especial aqueles que moram no “buraco” da Rua João Pontes, que é conhecida como “Rua do Buraco”. A baixo algumas imagens.

 Calçada e ciclovia destruídas pela enxurrada

Violência das águas sob a ponte
Bocas de lobo sem tampas: um risco a mais
Casas em perigo na chamada Rua do Buraco
Ponte interditada já se desfaz em alguns trechos