sexta-feira, 17 de maio de 2013


No Acre, professor dá aula ao mesmo tempo para 1ª a 5ª série e serve merenda

Em alguns lugares, educadora é única funcionária e apoio vem das mães


Renan Truffi - enviado a Mata de São João (BA) 
Com apenas 21 anos de existência e aproximadamente 15 mil habitantes, o município de Epitaciolândia, no Acre, tem em suas escolas um retrato do que é a educação em parte do Brasil. Na cidade localizada a 250 km da capital Rio Branco há 24 escolas, sendo 16 em área rural e apenas oito na parte urbana. Em algumas delas, o professor é o único funcionário. Por isso, além de dar aula para todos os alunos do primeiro ao quinto ano na mesma sala, o docente precisa servir a merenda e até limpar a escola. A situação, por outro lado, cria afinidade com os moradores a ponto das próprias mães dos alunos auxiliarem no trabalho voluntariamente.
Arquivo pessoal
Escola multisseriada de Epitaciolância, no Acre, tem lousa dividida para cada série

“Nessas pequenas escolas não tem merendeira, quem faz tudo é professor. São aquelas escolas que têm dificuldade de acesso, estão longe, isoladas. O professor trabalha sozinho. A comunidade até ajuda a fazer merenda, mas com voluntários. Lá é multisseriado, um professor dá aula para os alunos de 1ª a 5ª série na mesma sala. Isso tudo numa lousa, só com divisória. A qualidade do ensino cai. Enquanto poderia estar ensinando, tem que fazer outras coisas”, explica a secretária de educação do município, Eunice Maia Gondim, que assumiu o cargo no início de janeiro e participa pela primeira vez do 14º Fórum Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação , em Mata de São João, na Bahia.
Por conta disso, a cidade começou a adotar o sistema de nucleação. Na prática, quatro escolas isoladas que atendiam em torno de 20 alunos cada são transferidas para um mesmo endereço. A distância aumenta, mas a qualidade das aulas melhora, segundo Eunice. Isso porque a união de diferentes colégios faz alcançar um número maior de estudantes, o que possibilita contratação de outros funcionários, como merendeira, segurança e auxiliar de limpeza. Além disso, as aulas deixam de ser multisseriadas.
“Temos o processo de nucleação. É uma escola grande que funciona como um núcleo das pequenas. Você pode colocar um projeto de lei e, se os vereadores aprovarem, passa a ser núcleo. Esses professores da zona rural então passam a ter os mesmos direitos dos professores da área urbana. Lá eles vão ter a merendeira, a servente, o auxiliar, o vigia. Nas escolas isoladas não têm o beneficio. No núcleo não é mais multisseriado. O professor vai trabalhar com uma só série por vez”, explica.
Apesar dos aspectos positivos, o núcleo ainda enfrenta a resistência dos moradores. Das 16 escolas em área rural que existiam no município, oito aceitaram a mudança. Por isso, foram transformadas em dois núcleos, com quatro cada. As outras oito escolas preferiram manter o sistema comum, multisseriado.
“As oito (escolas) que ficaram foi porque a população não aceitou pela preocupação com a questão de transporte. Foi porque, por exemplo, com o núcleo a gente tem que contratar ônibus adaptada com condição para levar os alunos. Tem algumas comunidades que ficam em ramal, que são áreas que não são asfaltas, que caminhão não entra. Tem que ser ônibus adaptado. Com o núcleo ogasto é maior, a distância é maior, mas o ensino é melhor”, compara a secretária.
*O repórter viajou a convite da Undime

quarta-feira, 15 de maio de 2013


Justiça condena ex-prefeito da PB a dois anos de reclusão

Justiça condena ex-prefeito da PB a dois anos de reclusão
O ex-prefeito de Camalaú, Antônio Carlos Chaves Ventura, foi condenado pela Justiça Federal por suposto crime de fraude em licitação e desvios de verbas públicas federais. A decisão foi do juiz Gilvanklim Marques de Lima da 11ª Vara Federal em Monteiro. A ação foi proposta pelo Ministério Público Federal (MPF).
 
De acordo com a acusação, Antônio Carlos firmou um convênio com o ministério da Integração Nacional, no valor de R$ 100 mil, em 2001 para a construção de 18 casas. O objeto do convênio não teria sido firmado da forma e no tempo em que estava previsto. Segundo o MPF, as casas objeto do contrato foram finalizadas muito tempo depois e para isso teriam sido utilizados recursos do próprio Antônio Carlos, o que comprovaria o desvio das verbas federais.
 
 
O juiz condenou o ex-prefeito a dois anos de reclusão, mas substituiu a pena privativa de liberdade por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa. Ele também ficou proibido de exercer cargo público por um período de cinco anos.
 
Antônio Carlos Chaves ainda pode recorrer da condenação.
 
 
Folha do Sertão

terça-feira, 14 de maio de 2013



Justiça Eleitoral cancela 1,35 milhão 




      

de títulos de eleitor em todo o país


Prazo para regularizar documento terminou no dia 25 de abril.

Quem não votou as 3 últimas eleições ainda pode normalizar situação.

A Justiça Eleitoral cancelou 1.354.067 títulos de eleitor em todo o país, informou nesta terça-feira (14) o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Teve o documento cancelado quem deixou de votar nas três últimas eleições, não justificou a ausência e não compareceu a um cartório eleitoral até 25 de abril para regularizar a situação.
Segundo o TSE, os eleitores menores de 18 anos, maiores de 70 anos e os analfabetos não tiveram o título cancelado.
As faltas são consideradas a cada turno, ou seja, se um eleitor deixou de votar no primeiro e no segundo turno de uma mesma eleição – como a realizada para prefeito e vereador em 26 estados no ano passado –, são contadas duas eleições para efeito de cancelamento.
Os eleitores ainda poderão regularizar a situação em qualquer cartório eleitoral. Para isso, terão de pagar uma multa de R$ 3,50 por turno.
  A lei prevê que o eleitor com título cancelado fica excluído da participação na eleição, pode ser

 impedido de tirar passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou  emprego

 público, tomar posse em cargo público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial 

ou fiscalizado pelo governo
.

segunda-feira, 13 de maio de 2013


FOI NA COLÔMBIA!
RELEMBRANDO E MOSTRANDO O VERDADEIRO VÍDEO QUE NINGUÉM MOSTROU;PASTOR FAZ SEXO COM DUAS CORDEIRINHAS DENTRO DA IGREJA;VÍDEO COMPLETO
Atenção! as Cenas são fortes.
ATENÇÃO O VÍDEO ABAIXO CONTEM CENAS DE SEXO PROIBIDO PARA MENORES DE 18 ANOS SÃO CENAS MUITO FORTES


Portal A Desgraça
O  caso  não  é  novo, mas  por  ter  acontecido  em  outro  país,  na  Colômbia,  deve  ter  passado despercebido  por  esses  lados  do  mapa.  O  caso, apesar de não ser surpreendente, é bastante interessante, ainda mais se levarmos em conta que o vídeo amador gravado no cômodo ao lado do púlpito, e para apimentar ainda mais o babado, o Pastor traçou DUAS ovelhinhas DURANTE o culto evangélico. Para não dize que estou mentindo, segue o vídeo:


Fonte do Portal a Desgraça, Acesse o link abaixo: