quarta-feira, 6 de julho de 2011

Ato do Senado prioriza canal aberto da TV ALPB


O Senado vai priorizar parcerias com as assembleias legislativas na montagem da Rede Senado de TV Digital. É o que determina o Ato 12/2011, aprovado pela Mesa Diretora, autorizando a criação da rede e definindo as regras de funcionamento. "Com este ato, o canal aberto da TV ALPB fica ainda mais próximo da realidade", afirmou o presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ricardo Marcelo (PSDB).
Ele confirmou que, no segundo semestre, uma das prioridades de sua gestão será a formalização do convênio com a TV Senado, que já enviou diretores a João Pessoa para conhecerem de perto a TV ALPB e reafirmaram a parceria entre as duas casas legislativas.
 

No último dia 10, a diretora de expansão da TV Senado, Virgínia Galvez, esteve em João Pessoa e confirmou ao deputado Ricardo Marcelo que o processo para a concessão do canal aberto está bastante avançado.

Ao lado do diretor operacional da TV Senado, o engenheiro João Carlos Berizon, Galvez realizou uma inspeção técnica na TV Assembleia, conhecendo os equipamentos da TV e alguns dos profissionais que trabalham na emissora e na Coordenação de Comunicação Social. Segundo ela, o convênio permitirá que a TV ALPB disponha de um canal exclusivo e com uma programação inteiramente local.

Pelo acordo, o Senado deve fornecer o transmissor de televisão digital e o canal digital, e uma subcanalização para a TV Assembleia, enquanto a assembleia deve ficar responsável pelas instalações físicas, o que incluiria manutenção, segurança e limpeza das estações transmissoras.

“O canal aberto digital foi uma das promessas que assumimos após a posse da atual Mesa Diretora. Temos a certeza que estamos bem próximos de concretizá-lo”, disse o deputado Ricardo Marcelo.

Para o jornalista Hermes de Luna, coordenador de Comunicação Social da ALPB, “a implantação do canal aberto será um feito histórico para o poder legislativo estadual”.

Os convênios que estão sendo assinados entre o Senado e as Assembleias Legislativas têm o obejtivo de reduzir custos e favorecer o acesso do cidadão às emissoras públicas. O Senado vai procurar montar estações da TV Senado e da Rádio Senado pelo país por meio de convênios em que sejam compartilhados os canais digitais, as despesas e responsabilidades.

No caso da Paraíba, os diretores da TV Senado foram enfáticos ao elogiar os investimentos próprios feitos em equipamentos na TV ALPB pela atual gestão da Mesa Diretora. Com esses investimentos, a Assembleia Legislativa terá um canal próprio, aberto e em HD (high definition), a partir do convênio com o Senado.

Como a tecnologia da TV digital permite transmitir até quatro subcanais, ou programações diferentes, em um mesmo canal, além de ceder um deles para as assembleias e entidades com as quais vier a firmar convênios para viabilizar a expansão da Rede Senado de TV Digital, o Senado poderá oferecer, ainda, um subcanal digital para a TV Câmara, TV Justiça ou outras emissoras públicas que se interessarem. Dessa forma, aonde chegar com a sua transmissão digital, a TV Senado estará ampliando, também, as opções de programação produzidas pelas emissoras públicas e oferecidas em sinal aberto e gratuito às populações. Além disso, nas cidades em que a TV Senado chegar, será instalada também a Rádio Senado.

O Senado utilizará o canal de televisão digital consignado pelo Ministério das Comunicações para cada localidade e fornecerá o sistema de transmissão à assembleia ou entidade com a qual firmar parceria, o que inclui transmissor, antena e outros equipamentos necessários à captação do sinal do satélite e a retransmissão local. Já a assembleia ou entidade parceira deverá fornecer o espaço para a instalação da estação retransmissora e assumir seu custeio, além de se responsabilizar pela operação, guarda, limpeza e conservação dos abrigos e equipamentos.

A TV Senado, criada em 1995, começou transmitindo para TV a cabo e hoje pode ser vista em todo o território nacional também em antenas parabólicas e em sinal aberto UHF analógico em nove capitais. Desde o ano passado, começou a operar também em sinal digital em São Paulo e Brasília. Na capital paulista, utiliza o transmissor e uma subcanalização cedidos pela TV Câmara dos Deputados. Em Brasília, desde fevereiro, além do sinal analógico, a população pode assistir também a quatro canais digitais em sistema de multiprogramação. Foi uma iniciativa pioneira no País, que permitiu ao Senado veicular até quatro reuniões simultâneas de comissões.

O Ato 12/2011 estabelece, ainda, que o canal principal da consignação do canal digital nos municípios será sempre garantido à TV Senado, que o utilizará para transmitir uma programação plena de 24 horas, uma transmissão para dispositivos móveis (tecnlogia one seg) e para fazer interatividade. Quando receber uma subcanalização, a entidade que assumir a transmissão deverá responsabilizar-se pelo conteúdo veiculado.

Expansão

O presidente José Sarney já solicitou ao ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, canais digitais em todas as capitais. A consignação dos primeiros canais deve acontecer em breve. Já a Secretaria Especial de Comunicação Social do Senado está trabalhando tecnicamente junto às áreas técnicas da Anatel e do Ministério das Comunicações para viabilizar a escolha desses canais e também nos estados, buscando alternativas de viabilização da Rede Senado de TV Digital e da Rádio Senado.

Fonte: HERMES DE LUNA

Governo promove oficiais no Dia Nacional do Bombeiro

Imprimir BuzzOutras Redes

A promoção de aspirantes ao posto de 2º tenente e também de oficiais ao posto seguinte fez parte da programação alusiva ao Dia Nacional do Bombeiro, comemorada na sede do Comando Geral da Corporação, em João Pessoa, nesta terça-feira (5). Os atos assinados pelo governador Ricardo Coutinho foram publicados na edição desta terça do Diário Oficial do Estado.
Vários militares receberam medalhas pelos serviços prestados à Corporação. As medalhas de 10 anos de serviço foram entregues ao major Lavoisier, major Vieira, tenente Sandra, sargentos Araújo e Jorge, e cabos Beltrão e Paulo Roberto. De 20 anos de serviço, o tenente-coronel Araújo, tenente Santana, sargento Wandre, e cabos Eufrásio e Fábio. O sargento Meireles recebeu a medalha de 30 anos. Os majores Tiago e Erik, sargento Valdimário, cabo Joseilson e soldado Márcio Alves foram homenageados por serviços distintos.
A solenidade contou com a presença do secretário da Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima; procuradora geral do Estado, Kátia Rejane; coronel Euller Chaves, comandante da Polícia Militar, familiares dos promovidos e ainda representantes do Exército e da Marinha.
De acordo com publicação do Diário Oficial, foram promovidos ao posto de major Joelson Silva de Macena, Jeyveson da Silva Santos, Donelson de Souza Lira, Tiago Izidro de Paula, Francisco Ermínio de Paiva Neto, Antônio Jacob Pontes da Silveira, Kátia Sabrina do Nascimento, Nazareno de Oliveira Morais, Fábio Santos, Artur Tibério de Lacerda, Péricles Campos Medeiros e Eudésio Estrela de Lacerda.
Também Carlos Jean Vieira de Sá, Erik Francisco Silva de Oliveira, Severiano de Lima Medeiros, Flávia Vilar Borges, Rosinaldo José da Silva, Clécia Felipe Cabral de Macedo Viana, Saulo Alves Laurentino, Almir Peixoto da Silva, Jousilene de Sales Tavares, Keoma do Nascimento Silva e Felipe França de Lima.
Ao posto de 1º tenente, Alexandre Magno Nunes de Lira, Diego de Souza Martins, Manoel Gonçalves da Silva Neto, Michel Brito Peixoto, Reyson Pereira Dias Timóteo, Francisco Rômulo Gonçalves Soares, Maria Iolanda Ribeiro Mendes, Vânia Cecília de Lima e Elizabeth Francisco de Carvalho Silva. 
Aspirantes – Na solenidade, 18 aspirantes foram promovidos a 2º tenente, primeiro posto de oficial do Corpo de Bombeiros. São eles Thiago Henrique Gomes Coutinho, Luiz Geraldo Tavares de Melo Neto, Marcelo Henrique Villar Malheiros, Hugo Bezerra Mendes, Everson Caldas da Cruz, José Fragoso da Silva Neto, Ana Cláudia Pereira Pimenta Machaod, Nadja Ramalho Freire, Renata Diniz de Carvalho, Marcos Araújo Gouveira Santos, Jeymmes Alves Nascimento, Thiago AntÔnio Araújo Vaz a Costa, Alisson Dutra Araújo, Felipe Eduardo de Medeiros Nunes.
E ainda Edson Augusto Ferreira Ferraz, Herotildes Oliveira Wanderley de Araújo, Aline Coeli dos Passos Lima, Desireê de Sousa Santos e Tiago Feitosa Montezuma de Andrade

01/07/2011 10h39 - Atualizado em 01/07/2011 12h05

Andar sem cinto no banco de trás é perigoso para passageiro e motorista

Educadora Alessandra Françoia falou no Bem Estar desta sexta (1º).
Cirurgião Renato Poggetti também mostrou a importância do aparato.

Do G1, em São Paulo

É obrigatório, mas mais da metade dos passageiros que andam no banco de trás dos carros não usam o cinto de segurança. Com a chegada das férias, o movimento nas estradas cresce, e deve aumentar também a preocupação com os acidentes.
Por isso, o Bem Estar desta sexta-feira, o primeiro do mês de julho, abordou esse tema tão importante para a segurança, principalmente das crianças. Recebemos o cirurgião Renato Poggetti, especialista no atendimento a vítimas de acidentes, e a educadora Alessandra Françoia, da organização não-governamental Criança Segura, que trabalha na prevenção de lesões no trânsito.
arte cinto atrás (Foto: arte / G1)
Uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2010 mostrou que 62,7% dos passageiros que andam no banco de trás dos carros ou vans não usam o cinto de segurança. No banco da frente, o número cai para 27,8%.
O cinto nunca pode ficar na altura do pescoço, seja do passageiro ou do motorista, da criança ou do adulto. Presilhas para deixá-lo mais folgado também devem ser evitadas, pois reduzem a eficiência do cinto. Outra dica é usar sempre o cinto de três pontas, que protege o tórax e o abdômen – infelizmente, muitos modelos de carro, principalmente os mais velhos, não têm esse tipo de aparato no banco de trás.

A preocupação maior é com as crianças, já que acidentes de trânsito são a maior causa de morte para pessoas entre cinco e 14 anos. Antes dos dez anos, elas não podem andar no banco do copiloto. Abaixo disso, há orientações sobre como transportá-las, dependendo da idade e/ou do peso.
Até completar um ano (9 kg), as crianças devem andar em assentos infantis instalados com leve inclinação no sentido inverso ao da posição normal do banco do veículo. Depois, entre um e quatro anos (cerca de 18 kg), o assento deve ficar na posição vertical, voltado para o painel dianteiro, sempre que possível mantido na posição central do banco traseiro. Até os dez, o correto é utilizar um assento de elevação, em conjunto com o cinto de segurança. Nenhum assento infantil deve ser colocado no banco dianteiro.
Quando a criança puder utilizar o cinto de segurança – de três pontas –, uma faixa deverá passar sobre o ombro e, diagonalmente, pelo tórax, enquanto a outra deverá ficar apoiada
no quadril ou na parte de cima das coxas.
Até os 14 anos, idade em que já é permitido andar no banco da frente, o sistema de airbag deve ser desativado, pois ele pode ser mais perigosos para as crianças que um acidente em si.

domingo, 3 de julho de 2011

MARCHA DAS VADIAS!  Agora falta mais o que?
RIO - Cerca de 500 pessoas participam da Marcha das Vadias, que começou no início da tarde deste sábado, na Praia de Copacabana. Por volta das 15h, mulheres vestidas com pouca roupa e cartazes em punho partiram do Posto 4 em direção ao Leme cantando palavras de ordem contra o machismo. O protesto é contra a ideia de culpar as mulheres pelas agressões que sofrem. . Duas viaturas da PM e dois batedores da Cet-Rio fazem a escolta.










Motoqueiro morre ao bater a cabeça durante ato contra capacete nos EUA
Acidente ocorrreu durante protesto em Onondaga, no estado de Nova York.
Para policiais, ele provavelmente teria sobrevivido se estivesse de capacete.
Do G1, com AP

Um motociclista que participava de um protesto contra o uso do capacete morreu após sofrer um acidente e bater a cabeça no chão, segundo a polícia dos EUA.

O acidente ocorreu na tarde de sábado (2), na cidade de Onondaga, próximo a Syracuse, no centro do estado de Nova York.

Policiais estaduais disseram ao "Post-Standard", jornal de Syracuse, que Philip A. Contos, de 55 anos e morador de Parish, dirigia uma Harley Davidson 1983 com um grupo grande de motociclistas.

Em protesto contra as leis que obrigam o uso de capacete, eles deliberadamente não estavam usando esse acessório de segurança, de acordo com testemunhas.

Os policiais disseram que Contos freou abruptamente, a moto balançou e ficou fora de controle. Ele voou sobre o guidão e caiu de cabeça no chão.

Contos chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

A polícia disse que está investigando o motivo que o levou a dar a freada repentina.

Para os policiais, ele provavelmente teria sobrevivido ao impacto se estivesse usando um capacete.

A ABATE (American Bikers Aimed for Education), associação que organizava o protesto, disse à TV local que combate o uso obrigatório de capacete por acreditar na liberdade de escolha e no fato de que os motociclistas conhecem o risco trazido por essa prática.