sábado, 2 de outubro de 2010

Policiais Militares acreditam na Vitoria do Deputado Major Fábio

Cássio comemora decisão do TSE; Cajazeiras recebe caminhão com material de campanha e faz mega carreata


Política
02/10/2010 - 22h35

Cobertura das Eleições 2010 - O candidato ao Senado Federal pela coligação Uma Nova Paraíba, Cássio Cunha Lima (PSDB), comemorou a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que manteve a candidatura do candidato ao Governo do Maranhão, Jackson Lago. Cássio falou sobre a semelhança do caso com o seu e disse que agora, mais que nunca, mantém-se candidato.

A polêmica e as notícias que circulavam em portais parciais ao governador Maranhão, sobre tudo um da capital, que, vem sempre faltando com a verdade, sempre fizeram matérias denegrindo a imagem de Ricardo e Cássio, o que ainda continuam fazendo.

A decisão da justiça é a prova, segundo o própio Cássio, que, mais do que uma "Ficha Limpa", ele tem uma Vida Limpa e a decisão serve para demonstrar que o dinheiro, nem sempre compra tudo.

Para comemorar o sucesso da campanha de Ricardo, Cássio e Efraim, amanhã, 02, será realizada a maior carreata da história de Cajazeiras, no sertão do Estado.

O evento está previsto para acontecer a partir das 17:00hs, com concentração nas Caixas D’gua, na Zona Norte. De lá, a carreata percorrerá todas as ruas da cidade, encerrando na sede do comitê, em Cajazeiras.

Por todo o dia de hoje, militantes e funcionários do comitê regional de Cajazeiras, tiveram bastante trabalho para organizar o material que chegou para a grande carreata.

Mais de 15 mil bandeiras de Cássio, Ricardo e Efraim, adesivos, santinhos, panfletos, encheram o comitê que ficou super movimentado.

Nas bandeiras de Cássio, a seguinte frase foi estampada: “456: ninguém toma dessa vez”!

A frase faz alusão a Zé Maranhão e aos adversários de Ricardo e Efraim.

A coordenação de Cajazeiras convida todos para participarem do último evento da campanha em Cajazeiras.

Fonte: Bruno de Lima

Essa a Polícia |Federal não viu: Material de campanha de Maranhão, Benjamim e Olenka são apreendidos em hospital do Estado


Benjamim que se eleger a qualquer custo

Santinhos de José Maranhão e dos sobrinhos Benjamim e Olenka foram encontrados no gabinete do diretor do Hospital Regional de Solânea. Também foram apreendidas cópias de títulos de eleitor

Material de campanha do candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) e dos sobrinhos, Olenka e Benjamim, foi apreendido hoje por determinação do juiz da 48ª Zona Eleitoral, de Solânea, Ozenival dos Santos Costa, no Hospital Regional de Solânea. Santinhos de Maranhão e dos sobrinhos, que disputam vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados, além de cópias de títulos eleitorais estavam no gabinete do diretor do Hospital Regional.

Entre os produtos apreendidos estava também uma relação com nomes de pacientes que deveriam receber atendimento a pedido de Benjamin e Olenka Maranhão. Finalmente, o juiz também informou que foram encontradas cartas com pedidos de votos para o governador e seus sobrinhos. O material estaria acondicionado em envelopes com o endereço do hospital, que pertence ao Governo do Estado.

A apreensão foi coordenada pelo delegado do município de Bananeiras. Ele convocou o diretor do hospital para prestar depoimento e encaminhou o material apreendido para a Polícia Federal.

ParlamentoPB

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

ANUNCIARAM UMA BOMBA E O QUE SE VIU FOI UMA BUFA DE VELHA

Ricardo Sérvulo Advogado da Coligação do PSB

Postado por: Tião Lucena em 01.10.2010


A Polícia e a Justiça Eleitoral fizeram o maior carnaval, a imprensa foi convocada, ares de escandalo emsombreceram o sol de João Pessoa e, no final, o que poderia ser uma bomba, revelou-se uma reles bufa de velha. A "fortuna" escondida no comitê financeiro do candidato Ricardo Coutinho, motivo da parafernália judicial e policial, importou em míseros 38 mil reais, que, segundo o advogado Ricardo Sérvulo(foto), seriam usados para pagamento das despesas de campanha. O próprio Sérvulo anunciou para dentro de algumas horas uma ação no TRE visando a devolução do dinheiro.

Tudo comprovado! Dinheiro apreendido pela Polícia Federal era pra pagar combustível da Campanha. Advogado diz que é desespero do Candidato Maranhão

Policia Federal: nada de errado com o Dinheiro apreendido



Tudo não passou de pirotecnia de quem está desesperado em saber que vai perder as eleições. Estão querendo criar um clima de tensão mas não vão conseguir não, até por quer nós já estamos preparado contra esse jogo de cena do candidato que sabe que vai perder as eleições, afirmou uns dos advogados de Ricardo Coutinho.

Veja o Calendário Eleitoral até Domingo o que pode e o que não Pode


OUTUBRO - SEX, 01/10/2010
(2 dias antes das Eleições)

1.Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, e a reprodução na internet do jornal impresso, de até 10 anúncios de propaganda eleitoral, por veículo, em datas diversas, para cada candidato, no espaço máximo, por edição, de 1/8 (um oitavo) de página de jornal padrão e de 1/4 (um quarto) de página de revista ou tabloide (Lei nº 9.504/97, art. 43). ■Item 1 com redação dada pelo art. 15 da Res.-TSE nº 23.223/2010.
2.Data em que o presidente da mesa receptora que não tiver recebido o material destinado à votação deverá diligenciar para o seu recebimento (Código Eleitoral, art. 133, § 2º).


OUTUBRO - SÁB, 02/10/2010
(1 dia antes das Eleições)

1.Último dia para entrega da segunda via do título eleitoral (Código Eleitoral, art. 69, parágrafo único).
2.Último dia para a propaganda eleitoral mediante alto-falantes ou amplificadores de som, entre as 8 horas e as 22 horas Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º e § 5º, I).
3.Último dia, até as 22 horas, para a distribuição de material gráfico e a promoção de caminhada, carreata, passeata ou carro de som que transite pela cidade divulgando jingles ou mensagens de candidatos (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 9º).■Item 3 com redação dada pelo art. 16 da Res.-TSE nº 23.223/2010.


OUTUBRO - DOM, 03/10/2010
DIA DAS ELEiÇÕES
(Lei nº 9.504, art. 1°, caput)

Às 7 horas
Instalação da seção eleitoral (Código Eleitoral, art. 142).
Às 8 horas
Início da votação (Código Eleitoral, art. 144).
Às 17 horas
Encerramento da votação (Código Eleitoral, arts. 144 e 153).
Depois das 17 horas
Emissão do boletim de urna e início da apuração e da totalização dos resultados.

1.Possibilidade de funcionamento do comércio no dia da eleição, com a ressalva de que os estabelecimentos que funcionarem nesta data deverão proporcionar as condições para que seus funcionários possam exercer o direito/dever do voto (Resolução nº 22.963/2008).
2.Data em que é permitida a manifestação individual e silenciosa da preferência do eleitor por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos (Lei nº 9.504/97, art. 39-A, caput).
■Item 2 acrescido pelo art. 17 da Res.-TSE nº 23.223/2010.
3.Data em que é vedada, até o término da votação, a aglomeração de pessoas portando vestuário padronizado, bem como bandeiras, broches, dísticos e adesivos que caracterizem manifestação coletiva, com ou sem utilização de veículos (Lei
nº 9.504/97, art. 39-A, § 1º).
■Item 3 acrescido pelo art. 17 da Res.-TSE nº 23.223/2010.
4.Data em que, no recinto das seções eleitorais e juntas apuradoras, é proibido aos servidores da Justiça Eleitoral, aos mesários e aos escrutinadores o uso de vestuário ou objeto que contenha qualquer propaganda de partido político, de coligação ou de candidato (Lei nº 9.504/97, art. 39-A, § 2º).
■Item 4 acrescido pelo art. 17 da Res.-TSE nº 23.223/2010.
5.Data em que é vedado aos fiscais partidários, nos trabalhos de votação, o uso de vestuário padronizado, sendo-lhes permitido tão só o uso de crachás com o nome e a sigla do partido político ou coligação (Lei nº 9.504/97, art. 39-A, § 3º).
■Item 5 acrescido pelo art. 17 da Res.-TSE nº 23.223/2010.
6.Data em que deverá ser afixada, na parte interna e externa das seções eleitorais e em local visível, cópia do inteiro teor do disposto no art. 39-A da Lei nº 9.504/97 (Lei nº 9.504/97, art. 39-A, § 4º).
■Item 6 acrescido pelo art. 17 da Res.-TSE nº 23.223/2010.
7.Data em que é vedada qualquer espécie de propaganda de partidos políticos ou de seus candidatos (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 5º, inciso III).
■Item 7 acrescido pelo art. 17 da Res.-TSE nº 23.223/2010

ACHARAM UMA CONCORRENTE PARA A DONA DILMA ROUSSEFF: WESLIAN RORIZ

E ainda querem impugnar o Tiririca por ser analfabeto...
http://lenildo.blogspot.com/

Genro do ministro Ayres Britto cobra para defender Joaquim Roriz - 30/9/...

A lambança do PCB: esse rapazinho tem muito ainda que explicar a Sociedade Paraibana, se apertar ele mais um pouco ele bota tudo pra fora.

Chico Oliveira: fez acusação e levou um cala boca

Peraí. Quero ver se entendi direito.

Quer dizer que o candidato do PCB ao governo da Paraíba, Chico Oliveira, é flagrado dizendo que o presidente nacional do partido – Ivan Pinheiro – recebeu R$ 400 mil do governador José Maranhão (PMDB) para dar entrada com pedido de cassação de Cássio em 2006 e o tal Ivan Pinheiro vem a Paraíba para desfiliar Oliveira.

E pior: Chico Oliveira recebe tudo de bom grado, abaixa a cabeça e sai dizendo que vai acionar na Justiça quem o gravou.

Tem caroço nessa laranja. Isso me pareceu um acordo de bastidor para tentar empurrar a história pra debaixo do tapete. O que foi ao público foi uma acusação, mesmo que indireta, contra o presidente nacional do PCB. Ivan Pinheiro tinha é que se explicar para Chico Oliveira. E não puni-lo publicamente.

Ivan Pinheiro chegou como xerife, quando deveria ter chegado como réu.

Deveria dizer, então, como o PCB, que não tem dinheiro nem pra dar uma camisa nova pra Chico Oliveira, arranjou recurso para contratar advogado caro para cassar Cássio.

Como Chico Oliveira consentiu de bom grado, a coisa se explica por si.

http://luistorres.blogspot.com

Genro do ministro Ayres Britto cobra para defender Joaquim Roriz - 30/9/...

O delegado da antiga coligação encabeçada por Joaquim Roriz (PSC) ao governo do Distrito Federal, Eri Varela, disse ao iG que vai ingressar nesta sexta-feira no Supremo Tribunal Federal (STF) com uma queixa-crime contra o ministro Carlos Ayres Britto, sua filha, Adriele Ayres de Britto, e seu genro, Adriano Borges. Eri Varela está de posse de uma gravação de video feita no começo do mês mostrando uma conversa entre Adriano Borges e o ex-candidato ao governo do Distrito Federal, Joaquim Roriz. Na gravação, o advogado e o então candidato discutem uma forma de interferir no resultado do julgamento que o STF faria dias depois sobre recurso que o ex-governador moveu contra sua inclusão na lei do Ficha Limpa decidida pela Justiça Eleitoral. Caso sua inclusão no Ficha Limpa fosse mantida pelos ministros do Supremo, Roriz não poderia mais ser candidato. No video, Borges e Roriz falam em honorários na casa de 4,5 milhões de reais para a missão. Eri Varela diz ainda que a representação incluirá o presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Ricardo Lewandowski, cujo nome é citado num trecho do video.

Nas gravações, o genro do ministro diz que sua assinatura e o papel timbrado de seu escritório na representação feita por Roriz ao STF levariam seu sogro, Ayres Britto, a se declarar impedido. Segundo as regras regras vigentes, ter o genro como advogado de uma das partes é motivo bastante para que um ministro se declare impedido. Roriz dá a entender na gravação que, caso permanecesse na votação, Ayres Britto seria contrário ao seu pleito. A conversa entre os dois não prosperou. Dias depois, na madrugada de sexta-feira 24, o Supremo Tribunal Federal encerrou a sessao de votação do recurso de Roriz com um empate, 5 a 5. Ayres Britto votou contra Roriz. Diante do impasse, na manhã seguinte o candidato ao governo do Distrito Federal renunciou a favor de sua mulher, Weslian.

“[Vamos entrar com uma] Notícia-crime para o STF investigar e chegar a conclusão que se queria sobre a participação de ministro que autoriza seu genro a extorquir um cidadão de 74 anos”, disse ao iG o advogado de Roriz, Eri Varela.

A gravação, realizada no dia três de setembro, antes do julgamento do caso de Roriz no Supremo, foi feita no escritório do político, em sua residência em Brasília. De acordo com Eri, membros da coligação instalaram câmeras no local para a proteção do ex-governador, que não teria conhecimento do fato.

“Para autoproteção, nós, coligação, determinamos que o escritório dele tivesse um esquema lá. Nós colocamos a câmera e o rapaz esteve lá. Depois o governador tomou conhecimento. (...) No escritório o governador só vai ter assuntos mais reservados, algumas vezes a pessoa conversa um assunto e sai dizendo outro”, disse Eri.

Em nenhum momento do vídeo Roriz acena com a possibilidade de fechar negócio com Adriano. Durante as negociações, o advogado sugere um “pró-labore” de R$ 1,5 milhão no começo da ação e R$ 3 milhões com o “êxito”. O genro do ministro argumenta que o êxito seria tornar Ayres Britto impedido de votar no recurso de Roriz contra a Ficha Limpa.

Eri Varela disse que a notícia-crime envolverá Adriele, a filha de Britto, pois ela e Adriano formam uma banca de advogados e, nas gravações, durante a negociação do pagamento, ele diz que precisa conversar com sua sócia. Em nenhum momento do vídeo, contudo, Adriele é citada nominalmente.

Procurado pelo iG, o ministro Britto, afirmou que Adriano contou-lhe que havia conversado com Roriz sobre a possibilidade, mas diz que houve “contato, e não contrato”. Segundo o ministro, Adriano se mostrou ingênuo e está arrependido. “Não tenha nada a ver com isso (...) Adriano que responda pelo que fez”, diz o ministro.

Para Eri Varela, porém: “os dois, [que agiam] com o conhecimento do ministro. O genro (Adriano) disse que ele poderia advogar para qualquer um com exceção do Paulo Maluf”. Segundo ele, durante as negociações, Adriele e Adriano chegaram a ter seus nomes incluídos no recurso extraordinário que seria enviado ao STF. Mas, de acordo com Eri, o advogado da coligação, Eládio Carneiro, retirou os dois após o que ele taxou de “tentativa de extorsão contra Roriz” por parte de Adriano.

Adriano José Borges Silva diz ao iG, por intermédio de sua assessoria de imprensa, que se sente “profundamente chantageado” pela exposição do vídeo de sua conversa com Roriz. Ele destaca que se trata de uma tentativa de incriminá-lo e de prejudicar o ministro Ayres Britto. Segundo a assessoria, uma leitura atenta do vídeo pode mostrar que Adriano se coloca como um profissional para trabalhar nas peças jurídicas.

A assessoria do advogado também destaca que a conversa ocorreu na manhã do dia 3 de setembro, antes de o caso ser distribuído e o ministro Ayres Britto ter sido apontado como relator do processo de Roriz. Adriano preferiu não comentar os valores envolvidos na negociação com Roriz.

Eri diz que amanhã vai notificar o STF da situação como um todo. “Para o STF resolver o problema de Ayres Britto, Lewandowski e seus filhos. Para limpar por dentro o que quer limpar por fora”, disse Eri. Na gravação, quando Roriz diz ter pressa para que o STF julgue logo seu recurso, Adriano afirma, numa referência ao presidente do TSE e ministro do Supremo, Ricardo Lewandowski:

-- É importantíssima uma conversa com o Ministro Lewandowski, para ele imediatamente receber o extraordinário, porque caso contrário, vai demorar... Ele vai passar aí 3, 4, 5 dias com esse.... Ele vai ter que abrir vista para outra parte e já perde aí uma semana, uma semana e meia.

É a única referência ao ministro no vídeo. “Na fita, diz que ele tem intimidade com Lewandowski, para liberar imediatamente. Tem outras situações do Lewandowski que eu explico em petição que vou encaminhar ao Presidente [do STF]”, disse ao iG Eri Varela.

Questionado sobre o motivo de não ter apresentado a notícia-crime antes do julgamento, Eri alegou que não pretendia interferir na dinâmica do Supremo. “Nós não utilizamos em respeito ao STF e porque acreditávamos que teria um julgamento definitivo. Para não dizer que estávamos tentando ganhar no grito. Como a Corte está pacificada nós vamos representar contra o genro, a filha, Ayres e Lewandowski”.

A reportagem do iG entrou em contato com a assessoria de Lewandowski. Ela informou que o ministro não se encontrou e sequer foi procurado por Adriano Borges.

CANDIDATURA DE CÁSSIO ESTÁ JURIDICAMENTE PERFEITA

CÁSSIO: Candidatura Jurídica Perfeita

O Tribunal Superior Eleitoral é realmente uma caixinha de surpresas. Depois de ter respondido a uma consulta sobre o Ficha Limpa de forma muito mais rigorosa, o TSE apareceu na noite de hoje como uma nova roupagem.

Em dois julgamentos, enquadrou a Ficha Limpa com base no respeito ao princípio da retroatividade e abriu para o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) uma janela por onde poderão passar todos os milhares de votos que o tucano pretende ter nesta eleição, conforme revelam as pesquisas.

Primeiro, deferiu registro do ex-governador Jackson Lago (MA), que sofreu a agonia da cassação na mesma época do ex-governador paraibano. Depois, de forma bem mais clara, deferiu o registro da candidatura de um candidato a deputado estadual em Pernambuco que apresentava a exata situação de Cássio.

Por 5 votos a dois, com direito a aval de Carmem Lúcia e Ricardo Lewandovisk, que aplicavam o Ficha Limpa com rigor, os ministros entenderam que a nova lei não pode retroagir para ampliar inelegibilidades decorrentes de ações eleitorais como uma AIJE (Ação de Investigação Judicial Eleitoral).

O candidato pernambucano, assim como Cássio, foi cassado depois de eleito em 2006 e cumpriu inelegibilidade de três anos. O TSE entendeu que se a própria Justiça Eleitoral concedeu a inelegibilidade de três anos e, ao retroagir para ampliar um ato jurídico perfeito, a Ficha Limpa estaria violando princípio da retroatividade, atingindo, inadequadamente, coisa julgada.

Tudo o que os advogados de Cássio e o próprio tucano sempre disseram: cometeu o crime, foi condenado e pagou pela condenação. Ato jurídico perfeito. Assim como parece que será a candidatura do ex-governador Cássio Cunha Lima.

O TSE sinalizou pelo deferimento da candidatura do tucano. Antes ou depois do dia 3. Não importa. O que está claro é que todas as “mandingas” feitas contra a candidatura do ex-governador estão muito perto de dar errado.

Quem entrou na campanha apostando em ganhar com voto dos ministros, vai ter que correr para conquistar os votos dos paraibanos.

Luís Tôrres

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

43 MIL PARTICIPARAM DA GIRASSOCA DE RICARDO

A Giraçoca levou 43 mil paraibanos para as ruas da Epitácio Pessoa na noite desta quarta-feira (29). A informação é da Polícia Militar.Desde as primeiras horas da noite que as pessoas começaram a chegar na Praça das Muriçocas, local de concentração da Giraçoca. Por volta das 19h30, Ricardo, Efraim e Cássio, além de Eduardo Campos, chegaram até o local e deram início aos festejos do evento.

Milhares de bandeiras se misturaram aos carros de som e trios elétricos que tocavam sem parar as músicas da campanha de Ricardo. Além disso, uma grande bandeira foi aberta para conclamar o voto no socialista.

Ao chegar no Busto de Tamandaré, os candidatos subiram ao palanque montando no local e falaram. Primeiro foi Cássio, que agradeceu a presença de todos e reafirmou a importância que é eleger Ricardo. Logo depois veio Efraim, reforçando o discurso do tucano. Ricardo foi o terceiro a falar, sob os gritos dos presentes, que em coro clamavam: Ricardo governador!

Vice-presidente do TRE rejeita liminar de Wilson e Vitalzinho, que reivindicavam Guia extra nesta quinta

Vitalzinho: sem Guia de despedida por desrespeito à decisão judicial

O vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba, desembargador Manoel Monteiro, indeferiu liminar em mandado de segurança impetrado pelos advogados da Coligação Paraíba Unida reivindicando Guia Eleitoral extra para Wilson Santiago e Vital do Rego Filho, candidatos do PMDB ao Senado.

Ambos ficaram sem exibir o último guia eleitoral para senador, veiculado ontem à noite, por desrespeitarem decisão judicial que impedia divulgação da pesquisa Vox Populi com o nome de Sílvia Cunha Lima para o Senado.

Manoel Monteiro acatou os argumentos do advogado Luciano Pires.

Wilson e Vitalzinho, portanto, continuam sem o direito de “dar tchau” aos eleitores.

Luís Tôrres

Eleições 2010: Hora do voto, saiba obrigações dos eleitores e o que está proibido.

Karoline Zilah

Você sabe os números dos candidatos ou dos partidos nos quais pretende votar? E como memorizar as 25 teclas que são necessárias para concluir a votação?

No próximo domingo (3), dia das eleições gerais, há muitos detalhes que os eleitores deverão lembrar para evitar contratempos em cima da hora. Pensando em auxiliar o leitor, o Paraíba1 listou as restrições e as obrigatoriedades para agilizar a sua participação no pleito.

Consulte seu local de votação na internet

O eleitor que quiser confirmar seu local de votação pode fazer a consulta na página do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na internet, no item “Serviços ao Eleitor”. Basta informar o nome do eleitor ou o número do título.

Nos dois casos, é necessário fornecer a data de nascimento e o nome da mãe (quando houver). Ainda há a possibilidade de imprimir o resultado da pesquisa. A pesquisa é útil principalmente para as zonas eleitorais que foram redistribuídas. Nesses casos, o eleitor tem a garantia de se dirigir ao local correto para exercer seu direito de votar.

Título eleitoral obrigatório

Este ano, a apresentação do título eleitoral e de um documento oficial com foto será obrigatória, para evitar irregularidades, como pessoas que votam em nome de outras, mas a exigência está sendo julgada pelo Supremo Tribunal Federal que suspendeu julgamento em 7 a zero para evitar que o eleitor tenha que apresentar os dois julgamentos. A decisão definitiva deve sair antes do dia 3.

Como muitos eleitores sequer utilizavam o título, a exigência fez com quem muitas pessoas corressem contra o tempo para retirar a segunda via. O prazo termina nesta quinta-feira (30).

Para obtenção da segunda via é preciso comparecer a qualquer cartório eleitoral munido de documento oficial com foto. Só pode obter a segunda via quem já era eleitor ou fez o pedido do título até 5 de maio, quando foi finalizado o cadastro eleitoral de 2010.

Em João Pessoa, ainda há 17 mil títulos encalhados na 77ª Zona Eleitoral, devido a uma redistribuição de locais de votação com mais de 300 eleitores. Os novos títulos começaram a ser entregues em junho, mas apenas três mil foram retirados. documentos precisam ser entregues até esta quinta-feira. No entanto, caso não busquem os novos documentos, os antigos ainda poderão ser usados.

Confira os números dos seus candidatos

Você não sabe em quem vai votar ainda? Ou não sabe qual o número ou partido do seu candidato? O Paraíba1 traz a lista de todos os candidatos da Paraíba. Aproveite e confira a situação da candidatura de quem pleiteiam vagas na Câmara Federal e Assembleia Legislativa.

Imprima cola para evitar esquecimentos

Este ano, os eleitores votarão em seis candidatos para o preenchimento dos cargos em disputa. Para facilitar e agilizar a votação, a Justiça Eleitoral incentiva o eleitor a levar os números de seus candidatos anotados. Imprima aqui a sua cola.

O primeiro candidato a ser escolhido é o deputado estadual/distrital, que é identificado por cinco algarismos. O segundo voto é para deputado federal, composto de quatro dígitos.

Em seguida devem ser escolhidos dois candidatos diferentes ao cargo de senador (três dígitos). O quarto voto é para governador e o último para presidente da República. Os candidatos a esses dois cargos são representados por dois dígitos que correspondem ao número do partido pelo qual concorrem.

Como justificar o voto

Mais uma facilidade oferecida pela página do TSE na internet é o preenchimento online e impressão do Requerimento de Justificativa Eleitoral, para o eleitor que não estará em seu domicílio eleitoral nos dias 3 e 31 de outubro, datas do primeiro e do segundo turnos das Eleições 2010. Imprima aqui o documento.

Após o preenchimento do formulário, o eleitor deverá assiná-lo na presença de um mesário, em qualquer local destinado ao recebimento de justificativa eleitoral no dia da votação. É preciso apresentar o título ou um documento com foto.

Proibição de venda de bebidas alcoólicas

A comercialização de bebidas alcoólicas será proibida em toda a Paraíba da 0h às 18h do próximo domingo (3). A chamada "Lei Seca" foi instituída pela Secretaria Estadual de Segurança e Defesa Social com o intuito de garantir a tranquilidade do pleito e a maior segurança dos eleitores.

A portaria não especifica as punições para quem descumprir a medida, mas determina autuações previstas nos Códigos Penal e Eleitoral.

Prisões estão proibidas

Desde terça-feira (28) até 48 horas após as eleições, nenhum votante pode ser preso ou detido, a não ser em casos de flagrante, desrespeito a salvo-conduto ou prática de crimes inafiançáveis como tortura, tráfico de drogas e crimes hediondos.

A lei também proíbe a prisão de candidatos, membros da mesa na sessão eleitoral e fiscais de partido.

Na hora do voto: roupas e equipamentos

A eleição será no dia 3 de outubro, das 8h às 17h, respeitando o horário local.

Além da exigência de dois documentos para votar, a minirreforma também proíbe dentro da cabine de votação o uso de telefones celulares, máquinas fotográficas e filmadoras.

Com relação à vestimenta, a novidade este ano é a proibição de camisas e bonés com estampas que remetam a candidatos ou partidos políticos. O eleitor poderá expressar sua preferência com bandeirinhas, broches, dísticos e adesivos em carros particulares, desde que seja manifestação individual e silenciosa, para não caracterizar boca-de-urna. Não são permitidas aglomerações.

É permitido votar usando short, bermuda ou sandália, mas trajes de banho não são tolerados (vestindo apenas sunga ou biquíni, o eleitor e a eleitora podem ser impedidos de votar). Mais noticias acesse o Link abaixo.

http://www.paraiba1.com.br/

QUINTO E MARCOS ODILON AGORA É RICARDO 40


Marcus Odilon e Quinto de Santa Rita decidem romper com o Governo e apoiar o candidato Ricardo Coutinho
“Santa Rita ficará laranja e o girassol tomará conta no dia 3 de outubro. Chega de enganar o povo da minha terra com promessas não cumpridas”. O desabafo é do prefeito de Santa Rita, Marcus Odilon, que ao lado de Quinto, ambos do PMDB, decidiram apoiar a candidatura de Ricardo Coutinho (PSB) ao Governo do Estado, além dos candidatos ao Senado Federal, Efraim Morais (DEM) e Cássio Cunha Lima (PSDB). O trio da Coligação Uma Nova Paraíba participam hoje a noite de um arrastão e um comício de encerramento do candidato a Câmara Federal, Quinto, numa festa que promete agitar a Terra dos Canaviais.

A mudança ocorreu devido às relações entre o prefeito de Santa Rita e o governador José Maranhão, que não andavam em sintonia há bastante tempo. O gestor não só rompeu relações políticas e institucionais com o Palácio da Redenção como prometeu pintar o terceiro maior colégio eleitoral do Estado de laranja.

Marcus afirmou que os compromissos assumidos pelo Palácio da Redenção com o município não foram cumpridos, deixando a população a “ver navios”. Já a queixa de Quinto foi com relação a “invasão” de outros candidatos à Câmara Federal no seu principal reduto político, com a benção do governador que nada fez para solucionar o problema, inclusive com a invasão do seu sobrinho, Benjamim Maranhão (PMDB). “A nossa posição se deveu a vários fatores que não foram solucionados pelo governador. Esperamos pelas promessas e nada aconteceu. Decidimos pela melhor opção e na proposta de Ricardo Coutinho para fazer uma Santa Rita melhor”, avaliou Quinto.

Paraíba Já

Mulher se diz ex-amante de Dilma e cobra pensão



MAIS DILMINHA ATÉ VOCÊ VAI PAGAR PENSÃO

MAIS QUE DELICIA DILMINHA

A SUPOSTA AMANTE DE DILMINHA

O portal cata geral publicou nesta quinta-feira (30), a denúncia de uma suposta doméstica que diz ter tido um relacionamento lésbico com a candidata a presidência do PT, Dilma Rousseff. Conforme o portal a vítima se diz lesada com o abandono.

Confira a matéria na íntegra

Suposta doméstica fala de ‘relacionamento lésbico’ com Dilma Rousseff por 15 anos e exige pensão

"Dilma Rousseff é lésbica, mas nunca quis assumir nosso romance publicamente". A declaração é de Verônica Maldonado, uma doméstica que afirma ter tido um longo romance com a atual candidata à presidencia da república, Dilma Rousseff.

"Nos relacionamos durante mais de quinze anos, mas quando surgiu essa oportunidade em Brasília, ela nunca mais quis saber de mim"

Verônica afirma possuir fotos, cartas e outros documentos que comprovam a relação duradoura e pretende pleitear na justiça o direito à uma pensão mensal.

"Afinal nós tivemos um relacionamento durante mais de qinze anos, período em que deixei de trabalhar, estudar, apenas para ficar com ela. Acho que tenho direitos como qualquer outra mulher!"

Segudo o advogado de Verônica, Dr Celso Langoni Filho, a possibilidade de ganho de causa é concreta, uma vez que sua cliente é capaz de comprovar a existência de uma relação estável e duradoura. Ele cita o caso da Justiça de Pernambuco, que tomou uma decisão inédita este mês ao reconhecer a união estável de duas lésbicas para fins de pagamento de pensão.

"A decisão da juíza Paula Maria Malta, da 11ª vara da família e registro civil da capital pode abrir jurisprudência para que outros juízes sigam o parecer" Afirma Celso Longoni.

Em sua decisão, a juiza alegou que o artigo 226 da Constituição diz que a família é um bem da socedade e que tem proteção especial do estado. A lei se refere ao elacionamento entre homem e mulher, mas não fala em pessoas do mesmo sexo.

(Link da matéria: http://catageral.blogspot.com/2010/09/dilma-roussef-e-lesbica-afirma-mineira.html)

Catageral

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Assistam as entrevistas dos três principais Candidatos ao Governo do Estado na TV CABO BRANCO

Entrevista Ricardo Tv Cabo Branco 2010

Nelson Júnior na TV Cabo Branco

Entrevista de Zé Maranhão na Tv Cabo Branco JPB 2° edição 16 08 2010

Entrevista Ricardo Coutinho JPB 1ª edição

VT de Erros nas pesquisas da Paraíba

Maranhão monta circo em Campina Grande e dá cambalhota no debate da TV Cabo Branco para evitar globo da morte com Ricardo Coutinho

Tribuna do governador Fujão ficou assim!
Maranhão inventou uma nova modalidade na Paraíba. Pra quê ir ao debate dos outros, se você pode ir ao próprio debate?

Pra quê se submeter a regras pré estabelecidas por terceiros, se enquadrar a um tempo determinado e se expor à imprevisibilidade dos adversários, se você pode reunir um monte de militante partidário, um grupo de amigos no palco e dispor do tempo que quiser pra falar, sem riscos de vaias ou reprovações públicas?

Realmente, não tem sentido. Foi assim que pensou o governador da Paraíba, candidato à reeleição, o único do Brasil a fugir do debate entre os candidatos a governador realizado pelas afiliadas da Globo, ao deixar a tribuna vazia da TV Cabo Branco.

Não envergonhou seus eleitores, porque estes sabiam que corriam o risco de passar por vergonha maior se Maranhão tivesse comparecido.

Em vez disso, montou seu próprio circo. Escolheu a dedo quem iria dividir consigo o palco e, especialmente, quem ficaria na platéia. Numa arena montada no Parque do Povo, a militância de vermelho estava predisposta a aplaudir Maranhão, mesmo se ele não merecesse.

Aliás, Maranhão chegou a fazer troça do debate. Do palco, ainda teve coragem de dizer: “ Prefiro o debate cara a cara”. Desde que todos estejam de vermelho e segurando uma bandeira do 15 nas mãos, claro.

Estrategicamente, a equipe de campanha acertou. Fez um evento na hora do debate, distribuiu telões em 50 localidades do estado e transmitiu o “debate” do PMDB ao vivo para toda Paraíba. Deu um salto triplo carpado no debate da TV Cabo Branco.

Caso seja eleito no dia 3, apesar das ausências, Maranhão vai fazer história e os debates de televisão vão reduzir pela metade sua importância no contexto eleitoral.

Por mais que alguns poucos paraibanos reprovassem a atitude pouco corajosa de Maranhão, a campanha do PMDB tinha convicção que o governador ganhou mais faltando do que falando.

Afinal, perder por W.O é sempre menos feio do que por goleada.

Luís Tôrres

Ricardo Coutinho apresenta bom desempenho, mas ausência de Maranhão impediu-o de ir além

RICARDO FEZ DUPLA COM NELSON JUNIOR

Sem Maranhão, Ricardo Coutinho cumpriu tabela no debate da TV Cabo Branco, certamente o que reuniu mais eleitores em frente à telinha para acompanhá-lo. Apresentou propostas, tentou se esquivar das beliscadas de Nelson Júnior (PSol) e ainda criticou Maranhão.

Ou seja, mostrou um bom desempenho. Só que não tinha como apresentar um desempenho excepcional, exatamente porque a única chance que teria pra crescer no debate seria num confronto direto com Maranhão, seu principal adversário.

Sem o inimigo principal, Ricardo ficou como o lutador que entrar no ringue e não encontra o adversário, sendo obrigado a dar socos no ar.

Já Nelson Júnior, como de costume, cumpriu seu papel de franco atirador. Criticou a aliança de Ricardo Coutinho com Cássio e Efraim, mas também bateu pesado na gestão de Maranhão, a qual chamou de atrasada e pautada pela contratação de apadrinhados em
detrimento de concursados públicos.

Sinceramente, a ausência de Maranhão, que é o governador do Estado e candidato favorito, impõe que os sistemas de comunicação na Paraíba, especialmente os autônomos, se posicionem de forma mais firme a partir de agora.

Caso contrário, estarão fadados a levarem “bolo” todas às vezes. É hora dos sistemas de comunicação na Paraíba, especialmente os mais autônomos, unir forças, independentemente da concorrência, para não ficarem refém de candidatos “gazeteiros” nas próximas eleições.

Podem começar a criticar veementemente quem falta, seja por medo de perder votos, seja pela simples constatação de que, ausentes, não sofrerão arranhão algum.

Luís Tôrres

A Turma do Lula - Vídeo Proibido pelo TSE

Responde Lula !

Lula e Roseana: Amigos para sempre!? Isso é uma Vergonha PT.

O QUE LULA DIZIA DOS SARNEY(Qual é o verdadeiro LULA?) Assista ao Vídeo)

Lula preconceituoso.. Perdeu a chance de alimentar o sonho de um garoto (Veja também) o fila da Puta do Governador do Rio com arrogância.

Filmei Meu Voto Nulo

Vejam pra onde vai o seu Imposto: Os Parlamentares Brasileiros São Os Mais Caros do Mundo!

Tiririca - o Filio do Braziu - Assista ao Vídeo

segunda-feira, 27 de setembro de 2010

NOTA DE REPÚDIO: Policiais da Capital irão todos pra Campina e os de Campina pra Capital.

PMS não irão poder votar, manobra do Governo
Confirmando as denúncias que já vinhamos recebendo há diversos dias, dando conta de que o Governo do Estado iria buscar meios de impedir os policiais de votar, numa clara tentativa de não permitir o exercício da cidadania dos mesmos por meio do sufrágio universal nas eleições 2010, o Diário Oficial do Estado, edição do dia 23 de setembro de 2010, publicou a portaria nº 039/SEDS, colocando à disposição da Delegacia Geral de Polícia Civil, todo o efetivo da Polícia Civil.
Na prática, significa que nos dias 01,02 e 03 de outubro, os policiais que trabalham na Capital serão "transferidos" momentaneamente para o interior do Estado e os do interior serão "transferidos" para a Capital, somente para que não possam exercer o constitucional direito do voto. Assim sendo, mais uma vez a máquina pública do Estado, sob o pretexto de "zelar pela segurança das eleições 2010", está sendo usada pelo candidato à reeleição, pois mesmo licenciado, os secretários estão cumprindo o seu papel de "cães de guarda" do governo de plantão.
Com mais esta manobra, o atual governo mostra do que é capaz para não enfrentar nas urnas a disputa pelo voto e fere mortalmente a democracia, ao tirar de cidadãos o direito de exercer a livre escolha de seus representantes. Por tudo isto, estaremos tomando as medidas judiciais cabíveis e pedimos à imprensa livre do nosso Estado que divulgue mais esta artimanha do executivo estadual.
Quem é capaz desse tipo de expediente para manter-se no poder, certamente passa por cima do povo ou de qualquer um que esteja na frente para perpetuar-se no cargo. Pelo exposto, REPUDIAMOS a atitude desesperada da Secretaria de Segurança do Estado da Paraíba, que por não conseguir impor os seus candidatos aos policiais, tenta tirar o direito da livre escolha. Mais ainda, esperamos que o Poder Judiciário aja rapidamente, para garantir que o deslocamento somente seja feito APÓS o exercício do voto.
João Pessoa, 23 de setembro de 2010.
Flávio Emiliano Moreira Damião Soares
Flávio Moreira
(83) 9640.4000 (Tim) / 8841.4000 (Oi)
(83) 9197.3232 (Claro)

SERÁ QUE O FUJÃO VAI? Rede Paraíba (TV Cabo Branco) faz debate decisivo na tv com candidatos a governador. nesta terça-feira, dia 28, às 22h.

SAÍDA PELA ESQUERDA ZÉ FUJÃO

Contagem regressiva para o início do debate decisivo com os candidatos a governador da Paraíba nas TVs Cabo Branco e Paraíba que acontecerá nesta terça-feira, dia 28, às 22h, após a novela Passione, da Rede Globo de Televisão. Foram convidados para o debate os candidatos José Maranhão (PMDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Nelson Júnior (Psol), filiados a legendas com representação na Câmara Federal.

O suspense diz respeito à presença do candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) que tem evitado participar dos debates com os demais concorrentes.

Até o fechamento da edição a assessoria de Maranhão não havia confirmado a a presença de Maranhão. Já Ricardo Coutinho e Nelson Júnior confirmaram a participação no debate que será transmitido para todo o Estado.

O jornalista André Luiz Azevedo será o mediador do debate que terá quatro blocos de discussão, em que os candidatos farão perguntas entre si, e um quinto bloco será destinado às considerações finais dos postulantes ao governo.

O papel do mediador será apenas de conduzir o debate, garantindo a disciplina e o respeito às regras já acordadas.

Para o superintendente das TVs Cabo Branco e Paraíba, Guilherme Lima, os debates são uma contribuição da Rede Paraíba de Comunicação para o eleitorado conhecer melhor as propostas de cada candidato e votar com mais convicção e confiança.

“Influencia principalmente o voto dos eleitores indecisos às vésperas das eleições”, avaliou.

O executivo Guilherme Lima espera que, assim como ocorreu nas demais edições dos debates, os políticos continuem mantendo a educação e o bom nível porque é um momento bastante esperado por toda a sociedadeparaibana.

As TVs Cabo Branco e Paraíba transmitiram ao vivo o primeiro debate na coberturas das eleições municipais de 1988 em João Pessoa e Campina Grande.

Ao longo dos anos os debates exibidos pelas TVs Cabo Branco e Paraíba vêm atingindo picos de audiência e influenciando os eleitores a escolher os seus candidatos, fazendo uma escolha mais madura sobre quem vai representá-lo nos cargoseletivos, principalmente em caso de eleições gerais como ocorre este ano.

Rede Paraíba faz debate decisivo na tv com candidatos a governador Adicionar imagem

Clóvis Gaião
Do Jornal da Paraíba

Contagem regressiva para o início do debate decisivo com os candidatos a governador da Paraíba nas TVs Cabo Branco e Paraíba que acontecerá nesta terça-feira, dia 28, às 22h, após a novela Passione, da Rede Globo de Televisão. Foram convidados para o debate os candidatos José Maranhão (PMDB), Ricardo Coutinho (PSB) e Nelson Júnior (Psol), filiados a legendas com representação na Câmara Federal.

O suspense diz respeito à presença do candidato à reeleição José Maranhão (PMDB) que tem evitado participar dos debates com os demais concorrentes.

Até o fechamento da edição a assessoria de Maranhão não havia confirmado a a presença de Maranhão. Já Ricardo Coutinho e Nelson Júnior confirmaram a participação no debate que será transmitido para todo o Estado.

O jornalista André Luiz Azevedo será o mediador do debate que terá quatro blocos de discussão, em que os candidatos farão perguntas entre si, e um quinto bloco será destinado às considerações finais dos postulantes ao governo.

O papel do mediador será apenas de conduzir o debate, garantindo a disciplina e o respeito às regras já acordadas.

Para o superintendente das TVs Cabo Branco e Paraíba, Guilherme Lima, os debates são uma contribuição da Rede Paraíba de Comunicação para o eleitorado conhecer melhor as propostas de cada candidato e votar com mais convicção e confiança.

“Influencia principalmente o voto dos eleitores indecisos às vésperas das eleições”, avaliou.

O executivo Guilherme Lima espera que, assim como ocorreu nas demais edições dos debates, os políticos continuem mantendo a educação e o bom nível porque é um momento bastante esperado por toda a sociedadeparaibana.

As TVs Cabo Branco e Paraíba transmitiram ao vivo o primeiro debate na coberturas das eleições municipais de 1988 em João Pessoa e Campina Grande.

Ao longo dos anos os debates exibidos pelas TVs Cabo Branco e Paraíba vêm atingindo picos de audiência e influenciando os eleitores a escolher os seus candidatos, fazendo uma escolha mais madura sobre quem vai representá-lo nos cargoseletivos, principalmente em caso de eleições gerais como ocorre este ano.

IBOPE: PSB 72% X PMDB 16%






PE: Eduardo Campos mantém vantagem em pesquisa Ibope
24 de setembro de 2010
Direto do Recife

O instituto Ibope divulgou, nesta sexta-feira (24), mais uma pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estado de S.Paulo sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. O governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, com 72% das intenções de voto. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) é segundo colocado, com 16%. Edílson Silva (Psol) obteve 1% de citações. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos, 5%. Do total de entrevistados, 5% declararam não saber em qual candidato votar ou não responderam. Quando a pesquisa toma como base apenas os votos válidos, Eduardo Campos amplia a vantagem para 81%. Jarbas Vasconcelos atinge 18% das intenções de voto e Edílson Silva mantém 1%. Os demais não pontuam.
A disputa pelas duas vagas no Senado também foi avaliada. O ex-ministro Humberto Costa (PT) tem 59% das citações. Armando Monteiro Neto (PTB) aparece com 43% das intenções de voto, pela primeira vez nesta pesquisa, à frente de Marco Maciel (DEM), que tem a preferência de 33% do eleitorado pesquisado. Raul Jungmann (PPS) possui 10% de citações. Os demais candidatos não ultrapassam 1%.
Na pesquisa, 17% dos entrevistados citaram apenas um candidato. Brancos e nulos somam 13% e dentro da amostragem, 21% disseram estar indecisos sobre quem votar. Foram feitas 1.806 entrevistas em Pernambuco, entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com o número 48785/2010.
PERNAMBUCO: PSB ganharia no Primeiro Turno
Ibope: em SC, Colombo abre 16 pontos de vantagem para Ângela
FABRICIO ESCANDIUZZI
Direto de Florianópolis
O candidato do DEM ao governo de Santa Catarina, Raimundo Colombo, chegou aos 43% das intenções de voto de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24) pea RBS TV, afiliada da Rede Globo.
Colombo desponta como líder nas pesquisas com 43% da preferência do eleitorado , seguido de Ângela Amin, do PP, que obteve 27% das intenções. Em terceiro lugar aparece a candidata do PT, Ideli Salvatti, com 16%. Os demais candidatos alcançaram 1% Segundo o instituto, o índice de indecisos chega a 7% e os eleitores que declararam votar em branco ou nulo, 5%.
Em todas as simulações de segundo turno, o democrata sairia como vencedor. Em eventual disputa contra Ângela Amin, Colombo marcaria 50% contra 31%. Na simulação contra a candidata do PT, Colombo venceria com 54% dos eleitores, enquanto a adversária somaria 22%.
No cenário espontâneo, o número de indecisos ainda é bastante elevado: 37%. Entretanto, o cenário não se altera e Colombo mantém a liderança com 28%, seguido de Amin com 18% e Ideli Salvatti, com 10% da preferência do eleitorado.
O Ibope ouviu 1008 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE com o número 31698/2010 e a margem de erro é de três pontos percentuais.
MT: Silval Barbosa mantém liderança para governo, aponta Ibope
26 de setembro de 2010
SONIA FIORI
Direto de Cuiabá
O governador de Mato Grosso, candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB) mantém a posição de líder nas pesquisas eleitorais, podendo vencer o pleito no dia 3 de outubro. Pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (24), encomendada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo, assegura ao governador 46% das intenções de voto.
O empresário Mauro Mendes (PSB) ocupa a segunda posição na corrida pelo comando do Estado, com 24%. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) obteve 16% e o candidato do PSOL, administrador Marcos Magno, aparece com 1%. Somam 11% os indecisos e brancos e mulos, 2%.
O estudo entrevistou 812 eleitores no período de 21 a 23 e setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo foi registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 37699/2010.
Silval Barbosa vem assegurando sua evolução nas pesquisas. No primeiro estudo, divulgado em maio deste ano, ele contabilizou 31%. Em junho obteve 29%; em agosto 28% e no dia 3 de setembro assegurou 41%. Mauro Mendes registrou 15% em maio, subiu pra 17% em junho; somou 14% em agosto e 20% no dia 3 de setembro. Em maio Wilson Santos tinha 27%; subiu para 29% em junho; obteve 22% em agosto e no dia 3 de setembro registrou 17%.

BA: Vox Populi aponta vitória de Wagner no primeiro turno
24 de setembro de 2010
DAVI LEMOS
Direto de Salvador
O Instituto Vox Populi, em pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira (24), aponta números que indicam vitória do candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), ao governo da Bahia.
Na pesquisa estimulada, o petista aparece com 46% das intenções de voto, seguido de Paulo Souto (DEM), com 18%.
Mais abaixo, aparecem Geddel Vieira Lima (PMDB) e Luiz Bassuma (PV), com 14% e 2%, respectivamente.
Brancos e nulos correspondem a 5%, enquanto 15% dos eleitores, segundo o Vox Populi, não sabem em quem votar.
A pesquisa ouviu 800 eleitores e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O registro no TRE é o 41.457/2010.
Espontânea
A pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, mostram Wagner com 38%. Logo em seguida, vêm Paulo Souto (12%), Geddel Vieira Lima (9%) e Luiz Bassuma (2%).
Brancos e nulos correspondem a 4% e 9% dos eleitores que não sabem ou não responderam.

Vox Populi: Cabral aparece com 54% e venceria no 1º turno
24 de setembro de 2010 • 20h15 • atualizado às 21h50
JOÃO PEQUENO
Direto do Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB, seria reeleito no primeiro turno com 54% dos votos, se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (24) pela Band.
Em segundo lugar, Fernando Gabeira (PV) aparece com 17%, menos de um terço dos votos de Cabral. Fernando Peregrino (PR), apoiado pelo ex-governador Anthony Garotinho, tem 4% e Eduardo Serra (PCB), 2%, enquanto Jefferson Moura (Psol) e Cyro Garcia (PSTU) somam 1% cada. Brancos e nulos são 10% e indecisos, 11%.
O Vox Populi registrou a pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 31703/2010 e entrevistou 1.000 eleitores ente os dias 18 a 21. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
Senado
Marcelo Crivella (PRB) lidera isolado as intenções de voto, tem 44% contra 37% de Lindberg Farias (PT), o ex-prefeito do Rio César Maia (DEM) aparece em terceiro, com 27% das intenções de voto, nove pontos percentuais à frente de quarto colocado, o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro(Alerj) Jorge Picciani (PMDB), que tem 18%.
Brancos e nulos somam 16% e indecisos, 24%. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos, que disputam duas vagas, a soma das intenções de voto supera 100%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, ela foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 31703/2010, e entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 18 e 21.
GO: Ibope confirma crescimento de Vanderlan
24 de setembro de 2010 • 20h11 • atualizado às 20h16
MIRELLE IRENE
Direto de Goiânia
Pesquisa eleitoral do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24) mostra que o senador Marconi Perillo (PSDB) continua na frente com 43% das intenções de voto, seguido de Iris Rezende (PMDB), com 33% e Vanderlan Cardoso (PR), com 12%. A candidata do PCB, Marta Jane e Washington Fraga, do Psol, não pontuaram. Ainda segundo o Ibope, os votos brancos e nulos somam em Goiás 4% e os indecisos chegam a 7%.
A pesquisa, contratada pela TV Anhanguera, de Goiânia, mostra a diferença entre o primeiro lugar de Marconi e o segundo de Iris praticamente inalterada, mas confirma, porém, uma curva de crescimento do candidato apoiado pelo atual governo, Vanderlan Cardoso (PR), nas intenções de voto. Em comparação com a pesquisa anterior do instituto, divulgada em 10 de setembro, Marconi oscilou um ponto para baixo (tinha 42%), Iris estabilizou-se em 33% e Vanderlan oscilou dois pontos para cima, em relação aos 10% que alcançou na rodada anterior, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa também indica que pode haver segundo turno em Goiás.
Em relação à disputa no Senado, a pesquisa divulgada nesta sexta mostra os senadores em reeleição na frente da corrida. Demóstenes Torres (DEM) tem 52% das intenções de voto e Lúcia Vânia (PSDB), tem 39%. Em terceiro aparece Pedro Wilson (PT), com 18%, seguido de Adib Elias (PMDB), com 11%, o cantor Renner (PP), que já abandonou a disputa na semana passada, com 7%, Paulo Roberto Cunha (PP) com 6%. Elias Vaz (Psol) conseguiu 3% das intenções de voto, Rubens Donizete (PSTU) e Bernardo Bispo (PCB), 1% cada um. Votos brancos e nulos para a escolha de senadores somaram 9%, e os indecisos 32%.
A pesquisa ainda apurou que, para o Senado, 21% dos eleitores citaram apenas uma das duas opções perguntadas pelo Ibope. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 23 de setembro, em todo o Estado, quando foram ouvidos 812 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento do Ibope foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 44.733/2010.
Pesquisa Ibope indica 2º turno na disputa ao governo do PI
24 de setembro de 2010 • 20h09 • atualizado às 21h54
YALA SENA
Direto de Teresina
A terceira rodada de pesquisa do Instituto Ibope, divulgada na noite desta sexta-feira (24), indica o segundo turno nas eleições ao governo do Piauí. De acordo com o levantamento, o governador Wilson Martins (PSB) aparece em primeiro lugar com 39% das intenções de votos. Os candidatos João Vicente Claudino (PTB) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) aparecem tecnicamente empatados. João Vicente tem 27% e Mendes, 25%.
O Ibope ouviu 812 eleitores, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa foi realizada em 45 municípios do Piauí. A margem de erro é de três pontos percentuais.
O governador, que disputa a reeleição, é o candidato com maior crescimento na pesquisa. Em agosto, Wilson Martins tinha 24% e agora pontuou 39%. Sílvio Mendes tinha 22% em agosto e subiu para 25% em setembro. Já o senador João Vicente tinha 19% em agosto e atingiu 27% em setembro.
Teresa Britto, candidata do PV, tinha 2% das intenções de voto na pesquisa de agosto, caiu um ponto na primeira rodada de setembro e agora aparece com 1%. Os candidatos Major Avelar (PSL), Geraldo Carvalho (PSTU) e Francisco Macêdo (PMN) não pontuaram na pesquisa. Romualdo Brasil (Psol) também não foi citado por nenhum dos entrevistados.
Votos brancos e nulos somavam 4% e o índice de indecisos, que era de 26% em agosto, agora é de 4%. A pesquisa foi encomendada pela TV Clube, afiliada da TV Globo no Piauí, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o número 27.227/2010.

Vox Populi: pela primeira vez, pesquisa aponta 2º turno em SP
atualizado em 26 de setembro de 2010
De acordo com pesquisa Vox Populi, divulgada pelo Jornal da Band na noite desta sexta-feira (24), as eleições estaduais em São Paulo podem ir para o segundo turno. O levantamento aponta Geraldo Alckmin (PSDB) com 40% das intenções de voto, contra 28% de Aloizio Mercadante (PT). No último levantamento realizado pelo Vox Populi, em agosto, Alckmin estava com 49% das intenções de voto e Mercadante tinha 17%.
O candidato progressista Celso Russomanno oscilou dois pontos percentuais para baixo, e agora está com 7% da preferência dos eleitores, seguido por Paulo Skaf (PSB), que tem 3% e Paulo Búfalo com 2%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 13%.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 1500 eleitores, entre os dias 18 e 21 de setembro, e a pesquisa estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.704/2010.
Redação Terra