segunda-feira, 27 de setembro de 2010

IBOPE: PSB 72% X PMDB 16%






PE: Eduardo Campos mantém vantagem em pesquisa Ibope
24 de setembro de 2010
Direto do Recife

O instituto Ibope divulgou, nesta sexta-feira (24), mais uma pesquisa encomendada pela TV Globo e pelo jornal Estado de S.Paulo sobre a disputa pelo governo de Pernambuco. O governador e candidato à reeleição, Eduardo Campos (PSB), manteve o mesmo percentual da pesquisa anterior, com 72% das intenções de voto. O senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) é segundo colocado, com 16%. Edílson Silva (Psol) obteve 1% de citações. Os demais candidatos não atingiram 1% das intenções de voto.
Votos brancos e nulos, 5%. Do total de entrevistados, 5% declararam não saber em qual candidato votar ou não responderam. Quando a pesquisa toma como base apenas os votos válidos, Eduardo Campos amplia a vantagem para 81%. Jarbas Vasconcelos atinge 18% das intenções de voto e Edílson Silva mantém 1%. Os demais não pontuam.
A disputa pelas duas vagas no Senado também foi avaliada. O ex-ministro Humberto Costa (PT) tem 59% das citações. Armando Monteiro Neto (PTB) aparece com 43% das intenções de voto, pela primeira vez nesta pesquisa, à frente de Marco Maciel (DEM), que tem a preferência de 33% do eleitorado pesquisado. Raul Jungmann (PPS) possui 10% de citações. Os demais candidatos não ultrapassam 1%.
Na pesquisa, 17% dos entrevistados citaram apenas um candidato. Brancos e nulos somam 13% e dentro da amostragem, 21% disseram estar indecisos sobre quem votar. Foram feitas 1.806 entrevistas em Pernambuco, entre os dias 21 e 23 de setembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE) com o número 48785/2010.
PERNAMBUCO: PSB ganharia no Primeiro Turno
Ibope: em SC, Colombo abre 16 pontos de vantagem para Ângela
FABRICIO ESCANDIUZZI
Direto de Florianópolis
O candidato do DEM ao governo de Santa Catarina, Raimundo Colombo, chegou aos 43% das intenções de voto de acordo com pesquisa do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24) pea RBS TV, afiliada da Rede Globo.
Colombo desponta como líder nas pesquisas com 43% da preferência do eleitorado , seguido de Ângela Amin, do PP, que obteve 27% das intenções. Em terceiro lugar aparece a candidata do PT, Ideli Salvatti, com 16%. Os demais candidatos alcançaram 1% Segundo o instituto, o índice de indecisos chega a 7% e os eleitores que declararam votar em branco ou nulo, 5%.
Em todas as simulações de segundo turno, o democrata sairia como vencedor. Em eventual disputa contra Ângela Amin, Colombo marcaria 50% contra 31%. Na simulação contra a candidata do PT, Colombo venceria com 54% dos eleitores, enquanto a adversária somaria 22%.
No cenário espontâneo, o número de indecisos ainda é bastante elevado: 37%. Entretanto, o cenário não se altera e Colombo mantém a liderança com 28%, seguido de Amin com 18% e Ideli Salvatti, com 10% da preferência do eleitorado.
O Ibope ouviu 1008 eleitores entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa está registrada no TSE com o número 31698/2010 e a margem de erro é de três pontos percentuais.
MT: Silval Barbosa mantém liderança para governo, aponta Ibope
26 de setembro de 2010
SONIA FIORI
Direto de Cuiabá
O governador de Mato Grosso, candidato à reeleição Silval Barbosa (PMDB) mantém a posição de líder nas pesquisas eleitorais, podendo vencer o pleito no dia 3 de outubro. Pesquisa Ibope divulgada na noite desta sexta-feira (24), encomendada pela TV Centro América, afiliada da Rede Globo, assegura ao governador 46% das intenções de voto.
O empresário Mauro Mendes (PSB) ocupa a segunda posição na corrida pelo comando do Estado, com 24%. O ex-prefeito de Cuiabá, Wilson Santos (PSDB) obteve 16% e o candidato do PSOL, administrador Marcos Magno, aparece com 1%. Somam 11% os indecisos e brancos e mulos, 2%.
O estudo entrevistou 812 eleitores no período de 21 a 23 e setembro. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O estudo foi registrado junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) com o número 37699/2010.
Silval Barbosa vem assegurando sua evolução nas pesquisas. No primeiro estudo, divulgado em maio deste ano, ele contabilizou 31%. Em junho obteve 29%; em agosto 28% e no dia 3 de setembro assegurou 41%. Mauro Mendes registrou 15% em maio, subiu pra 17% em junho; somou 14% em agosto e 20% no dia 3 de setembro. Em maio Wilson Santos tinha 27%; subiu para 29% em junho; obteve 22% em agosto e no dia 3 de setembro registrou 17%.

BA: Vox Populi aponta vitória de Wagner no primeiro turno
24 de setembro de 2010
DAVI LEMOS
Direto de Salvador
O Instituto Vox Populi, em pesquisa divulgada na noite desta sexta-feira (24), aponta números que indicam vitória do candidato à reeleição, Jaques Wagner (PT), ao governo da Bahia.
Na pesquisa estimulada, o petista aparece com 46% das intenções de voto, seguido de Paulo Souto (DEM), com 18%.
Mais abaixo, aparecem Geddel Vieira Lima (PMDB) e Luiz Bassuma (PV), com 14% e 2%, respectivamente.
Brancos e nulos correspondem a 5%, enquanto 15% dos eleitores, segundo o Vox Populi, não sabem em quem votar.
A pesquisa ouviu 800 eleitores e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais. O registro no TRE é o 41.457/2010.
Espontânea
A pesquisa espontânea, quando não são apresentados os nomes dos candidatos, mostram Wagner com 38%. Logo em seguida, vêm Paulo Souto (12%), Geddel Vieira Lima (9%) e Luiz Bassuma (2%).
Brancos e nulos correspondem a 4% e 9% dos eleitores que não sabem ou não responderam.

Vox Populi: Cabral aparece com 54% e venceria no 1º turno
24 de setembro de 2010 • 20h15 • atualizado às 21h50
JOÃO PEQUENO
Direto do Rio de Janeiro
O governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, candidato à reeleição pelo PMDB, seria reeleito no primeiro turno com 54% dos votos, se as eleições fossem hoje, de acordo com pesquisa do instituto Vox Populi divulgada nesta sexta-feira (24) pela Band.
Em segundo lugar, Fernando Gabeira (PV) aparece com 17%, menos de um terço dos votos de Cabral. Fernando Peregrino (PR), apoiado pelo ex-governador Anthony Garotinho, tem 4% e Eduardo Serra (PCB), 2%, enquanto Jefferson Moura (Psol) e Cyro Garcia (PSTU) somam 1% cada. Brancos e nulos são 10% e indecisos, 11%.
O Vox Populi registrou a pesquisa no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 31703/2010 e entrevistou 1.000 eleitores ente os dias 18 a 21. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais.
Senado
Marcelo Crivella (PRB) lidera isolado as intenções de voto, tem 44% contra 37% de Lindberg Farias (PT), o ex-prefeito do Rio César Maia (DEM) aparece em terceiro, com 27% das intenções de voto, nove pontos percentuais à frente de quarto colocado, o deputado estadual e presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro(Alerj) Jorge Picciani (PMDB), que tem 18%.
Brancos e nulos somam 16% e indecisos, 24%. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos, que disputam duas vagas, a soma das intenções de voto supera 100%.
A margem de erro da pesquisa é de 3,1 pontos percentuais, ela foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número 31703/2010, e entrevistou 1.000 eleitores entre os dias 18 e 21.
GO: Ibope confirma crescimento de Vanderlan
24 de setembro de 2010 • 20h11 • atualizado às 20h16
MIRELLE IRENE
Direto de Goiânia
Pesquisa eleitoral do Ibope divulgada nesta sexta-feira (24) mostra que o senador Marconi Perillo (PSDB) continua na frente com 43% das intenções de voto, seguido de Iris Rezende (PMDB), com 33% e Vanderlan Cardoso (PR), com 12%. A candidata do PCB, Marta Jane e Washington Fraga, do Psol, não pontuaram. Ainda segundo o Ibope, os votos brancos e nulos somam em Goiás 4% e os indecisos chegam a 7%.
A pesquisa, contratada pela TV Anhanguera, de Goiânia, mostra a diferença entre o primeiro lugar de Marconi e o segundo de Iris praticamente inalterada, mas confirma, porém, uma curva de crescimento do candidato apoiado pelo atual governo, Vanderlan Cardoso (PR), nas intenções de voto. Em comparação com a pesquisa anterior do instituto, divulgada em 10 de setembro, Marconi oscilou um ponto para baixo (tinha 42%), Iris estabilizou-se em 33% e Vanderlan oscilou dois pontos para cima, em relação aos 10% que alcançou na rodada anterior, dentro da margem de erro de três pontos percentuais. A pesquisa também indica que pode haver segundo turno em Goiás.
Em relação à disputa no Senado, a pesquisa divulgada nesta sexta mostra os senadores em reeleição na frente da corrida. Demóstenes Torres (DEM) tem 52% das intenções de voto e Lúcia Vânia (PSDB), tem 39%. Em terceiro aparece Pedro Wilson (PT), com 18%, seguido de Adib Elias (PMDB), com 11%, o cantor Renner (PP), que já abandonou a disputa na semana passada, com 7%, Paulo Roberto Cunha (PP) com 6%. Elias Vaz (Psol) conseguiu 3% das intenções de voto, Rubens Donizete (PSTU) e Bernardo Bispo (PCB), 1% cada um. Votos brancos e nulos para a escolha de senadores somaram 9%, e os indecisos 32%.
A pesquisa ainda apurou que, para o Senado, 21% dos eleitores citaram apenas uma das duas opções perguntadas pelo Ibope. O levantamento foi feito entre os dias 21 e 23 de setembro, em todo o Estado, quando foram ouvidos 812 eleitores e a margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O levantamento do Ibope foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral sob o número 44.733/2010.
Pesquisa Ibope indica 2º turno na disputa ao governo do PI
24 de setembro de 2010 • 20h09 • atualizado às 21h54
YALA SENA
Direto de Teresina
A terceira rodada de pesquisa do Instituto Ibope, divulgada na noite desta sexta-feira (24), indica o segundo turno nas eleições ao governo do Piauí. De acordo com o levantamento, o governador Wilson Martins (PSB) aparece em primeiro lugar com 39% das intenções de votos. Os candidatos João Vicente Claudino (PTB) e o ex-prefeito Sílvio Mendes (PSDB) aparecem tecnicamente empatados. João Vicente tem 27% e Mendes, 25%.
O Ibope ouviu 812 eleitores, com idade a partir de 16 anos, entre os dias 21 e 23 de setembro. A pesquisa foi realizada em 45 municípios do Piauí. A margem de erro é de três pontos percentuais.
O governador, que disputa a reeleição, é o candidato com maior crescimento na pesquisa. Em agosto, Wilson Martins tinha 24% e agora pontuou 39%. Sílvio Mendes tinha 22% em agosto e subiu para 25% em setembro. Já o senador João Vicente tinha 19% em agosto e atingiu 27% em setembro.
Teresa Britto, candidata do PV, tinha 2% das intenções de voto na pesquisa de agosto, caiu um ponto na primeira rodada de setembro e agora aparece com 1%. Os candidatos Major Avelar (PSL), Geraldo Carvalho (PSTU) e Francisco Macêdo (PMN) não pontuaram na pesquisa. Romualdo Brasil (Psol) também não foi citado por nenhum dos entrevistados.
Votos brancos e nulos somavam 4% e o índice de indecisos, que era de 26% em agosto, agora é de 4%. A pesquisa foi encomendada pela TV Clube, afiliada da TV Globo no Piauí, e foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE), com o número 27.227/2010.

Vox Populi: pela primeira vez, pesquisa aponta 2º turno em SP
atualizado em 26 de setembro de 2010
De acordo com pesquisa Vox Populi, divulgada pelo Jornal da Band na noite desta sexta-feira (24), as eleições estaduais em São Paulo podem ir para o segundo turno. O levantamento aponta Geraldo Alckmin (PSDB) com 40% das intenções de voto, contra 28% de Aloizio Mercadante (PT). No último levantamento realizado pelo Vox Populi, em agosto, Alckmin estava com 49% das intenções de voto e Mercadante tinha 17%.
O candidato progressista Celso Russomanno oscilou dois pontos percentuais para baixo, e agora está com 7% da preferência dos eleitores, seguido por Paulo Skaf (PSB), que tem 3% e Paulo Búfalo com 2%. Brancos e nulos somam 7% e indecisos, 13%.
A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, para mais ou para menos. O instituto ouviu 1500 eleitores, entre os dias 18 e 21 de setembro, e a pesquisa estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 31.704/2010.
Redação Terra

Nenhum comentário: