sábado, 18 de agosto de 2012


Pesquisa Consult/Correio: Romero lidera, seguido por Daniella e Tatiana em Campina Grande
Em quarto lugar na pesquisa, o deputado estadual Guilherme Almeida (PSC), que encabeça a chapa da coligação ‘Campina Grande ideal’ (PSC / PC do B).
Acesse o link abaixo e veja a pesquisa completa:

FONTE DO PORTAL CORREIO

quinta-feira, 16 de agosto de 2012


TA FAZENDO BEICINHO!Com apoio indefinido, Luiz Couto dispara: `Dilma não virá pra João Pessoa´

O deputado federal do PT, Padre Luiz Couto, declarou ao blog na tarde desta quarta-feira que só virá a João Pessoa para fazer campanha em setembro. Ele declarou que, além do trabalho emBrasília, tem cumprindo agenda eleitoral nos diversos municípios paraibanos.
 
“Nossos companheiros no interior pedem nossa visita, só irei a João Pessoa em setembro”, justificou. Couto sabe quando vai pra João Pessoa, mas não com quem ficará na disputa pela prefeitura. “Na hora certa vamos expressar nossa posição em João Pessoa”, declarou.
 
Ele disse que anda conversando com “muita gente” do partido na Paraíba e da direção nacional e que ainda vai definir. O que ele sabe que está certo é que a presidente Dilma Roussef não estará no palanque de Luciano Cartaxo em João Pessoa. “Ela disse claramente que não virá para os municípios em que há disputa entre partidos aliados”, disse Couto.
 
Dando a senha. Pensando bem, com tanta greve, é até melhor pra Cartaxo evitar Dilma...
 
Luís Tôrres

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Paraíba tem queda na qualidade do ensino fundamental, segundo Ideb
O ensino médio na Paraíba diminuiu a qualidade nos últimos dois anos. Essa é a conclusão dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao levantamento dos anos de 2010 e 2011
Emprego e Educação | Em 14/08/12 às 17h54, atualizado em 14/08/12 às 19h22 | Por Redação
Imagem ilustrativa
Paraíba tem queda no Ideb deste ano
O ensino médio na Paraíba diminuiu a qualidade nos últimos dois anos. Essa é a conclusão dos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) referentes ao levantamento dos anos de 2010 e 2011, divulgados na tarde desta terça-feira (14).
De maneira geral, a qualidade do ensino no Brasil teve poucos avanços, segundo a avaliação. As notas finais que aferem a qualidade do ensino teve um aumento muito acanhado e, por isso, o resultado é preocupante. 
De acordo com o levantamento, a situação do Ensino Médio é a mais preocupante, uma vez que houve redução de notas em nove das 27 unidades federativas. Além da Paraíba, a qualidade do ensino médio caiu também no Acre, Maranhão, Espírito Santo, Pará, Alagoas, Paraná, Bahia e Rio Grande do Sul. Em 2009, a diminuição das notas foi verificada apenas em Roraima e no Distrito Federal.
As notas dos anos finais do ensino fundamental (5º-9º anos)  foi de 4,1 e do ensino médio 3,7, com crescimento apenas 0,1.
Mesmo assim, o ministro Aloizio Mercadante disse que a Educação continua numa trajetória de crescimento consistente. "É um resultado bastante significativo, mas não teve a mesma  velocidade dos anos iniciais", ressalvou o ministro durante coletiva.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do Inep e em taxas de aprovação. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula.
O Brasil possui metas de crerscimento no Ideb, que, em tese, indica a melhoria na qualidade da Educação. O problema é que desde a implantação do Ideb o crescimento tem sido menor a cada dois anos, quando a pesquisa acontece. 
Em 2011, os anos do ensino fundamental ficaram com 4,1 (contra 4,0 em 2009; 3,8 em 2007 e 3,5 em 2005). Ou seja: a cada etapa, a nota tem crescido menos. Mesmo assim, em 2011, a etapa cumpriu a meta, que era de 3,9.
Em 2009, o Ideb para o ensino médio foi de 3,6, apenas 0,1 acima da meta daquele ano (que era 3,5). Em 2011, o resultado foi exatamente igual à projeção.
Apesar da comemoração do ministro da Educação, nesse ritmo o ensino médio não conseguirá atingir a valiação de 2013, quando precisará ter crescido 0,2 ponto e chegar a 3,9. 
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o Ideb da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos.


terça-feira, 14 de agosto de 2012

13/08/2012 18h34 - postado por Luís Tôrres

`Não vou romper por conta disso´, diz Cássio


EXCLUSIVO DO BLOG DE LUIS TÔRRES-  Foi à noite, numa conversa rápida, que o senador Cássio Cunha Lima falou com o blog sobre a repercussão de suas tuitadas reclamando da propaganda oficial do governo a respeito da construção do Centro de Convenções.

Ele, como disse no Twitter, reafirmou que não queria polemizar com o assunto. E que apenas tinha feito um registro pra fazer justiça ao trabalho de sua gestão. “Mas não vou romper com isso!”, declarou dando o assunto por superado.

Luís Tôrres

13/08/2012 18h23 - postado por Luís Tôrres

Centro de Convenções: Ricardo e Cássio no privado


EXCLUSIVO - Engana-se quem pensa que o senador Cássio Cunha Lima (PSDB) e o governador Ricardo Coutinho (PSB) trocaram “alfinetadas” apenas pelo Twitter. Ambos trocaram mensagens de telefone também sobre o caso do Centro de Convenções, durante boa parte do domingo. Cada um com seu ponto de vista.

O assunto foi um dos mais comentados nesta segunda-feira na imprensa e classe política.

Há quem viu exagero nas “tuitadas” de Cássio - entre eles, interlocutores da própria Mix, agênciaresponsável pela propaganda e dirigida por amigos pessoais do tucano.

Vale registrar que o Centro de Convenções levará o nome do pai do senador, o poeta Ronaldo Cunha Lima, o que gerou até uma crise com a família do ex-governador Burity, que reivindica pra si à homenagem.

Outros avaliaram que o governo errou mesmo e que deveria ter evitado “tocar no passado”.

Para outros, as tuitadas de Cássio são uma tentativa de “preparar o terreno” para o rompimento.

Numa terra de especulações, mote é o que não falta. E, no privado, por enquanto, Ricardo e Cássio vão tentando ajustar as diferenças.

Fonte do blog de Luís Tôrres