quarta-feira, 6 de março de 2013


05/03/2013 18h08 - Atualizado em 05/03/2013 18h08

Conselheiros tutelares tomam posse e 




iniciam trabalho em João Pessoa





Término da apuração e posse aconteceram nesta terça-feira (5).
Novos conselheiros responderão pelas regiões Norte, Sul e Sudeste.


Os novos conselheiros tutelares de João Pessoa tomaram posse na tarde desta terça-feira (5) no auditório do Sesc Centro e já foram encaminhados para suas respectivas regiões. De acordo com o presidente da comisão eleitoral do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), Michel Araújo, a apuração da eleição ocorrida no domingo (3) terminou apenas às 4h desta terça.
Os 15 novos conselheiros serão divididos igualmente pelas regiões Norte, Sul e Sudeste. Segundo Michel Araújo, havia a necessidade de urgência na posse devido ao regime especial implantado para estas regiões após o término do mandato dos conselheiros antes da realização das eleições. “Gastamos cerca de 14 horas seguidas somente com a apuração dos votos. No total, 20.811 pessoas votaram nestas eleições. Os novos conselheiros já estão respondendo por suas áreas”, comentou.
Para o Conselho da Região Norte, foram eleitos os seguintes conselheiros: Elielton Lima com 988 votos, Angel Almeida (911 votos), Luís Brilhante (876), Silvania Almeida (829) e Francisco de Assis Silva (668). Os titulares da Região Norte responderão pelas áreas dos bairros do Varadouro, Centro, Roger, Tambiá, Padre Zé, 13 de Maio, Mandacaru, Ipês, Castelo Branco, Torre, Expedicionários e Pedro Gondim.
Na Região Sul, os conselheiros eleitos foram: Luzinete dos Santos (1.079), Marcos Antônio Aragão (1.078), Anthonyo Augusto (1.019), Isabella Santos (867) e Lenon Jane Fontes (729). Os bairros do Alto do Mateus, Ilha do Bispo, Cordão Encarnado, Distrito Mecânico, Jaguaribe, Cruz das Armas, Oitizeiro, Funcionários I, Jardim Planalto, Jardim Veneza e Bairro das Indústrias estão incluídos na área da Região Sul.
Por sua vez, os novos conselheiro para a Região Sudeste são: Rodrigo Barros (1.101), Janete Fernandes (770), Leonnya Deyse (743), Alexsandro Queiroz (709) e Waldson da Silva (656). Estes novos conselheiros terão sob responsabilidade os bairro do Rangel, Cristo Redentro, Geisel, Esplanada, Ernani Sátiro, Costa e Silva, José Américo, Grotão entre outros.
O processo para eleger os novos conselheiros tutelares das regiões Sul, Sudeste e Norte em João Pessoa teve que ser feito com cédulas de papel e urnas tradicionais por conta de dificuldades técnicas alegadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) para ceder as urnas eletrônicas utilizadas nas eleições tradicionais.

Mudança nas eleições em 2015
A Resolução 152, de agosto de 2012, de autoria do Conselho Nacional da Criança e do Adolescente prevê uma alteração no processo eleitoral dos Conselhos Tutelares de todo o Brasil em 2015. O objetivo é que todas as eleições para conselheiros tutelares do país aconteçam de forma unificada. O CMDCA informou que, aqui na capital, o mandato dos conselheiros que acabaria em 2014, como é o caso dos que atuam nas regiões Praia e Mangabeira, serão estendidos para 4 anos

.

Nenhum comentário: