quinta-feira, 2 de junho de 2011



O Brasil está formando profissionais "profundamente mercantilistas" na área da saúde. Esse é o diagnóstico sobre a greve dos médicos  sobre a atual situação do sistema público de saúde brasileiro.
Os profissionais acham, equivocadamente, que o caminho para ser bem remunerado é trabalhar em dois, três lugares. Trabalhador da saúde que exerce seu trabalho pensando somente em dinheiro.
O Conselho Nacional de Saúde propõe, "não só para resolver a situação dos médicos, mas como instrumento de qualificação profissional" a criação do serviço civil da saúde que obrigaria cada médico recém-formado a trabalhar no mínimo um ano no sistema público de saúde:
Médicos saem da Universidade sem saber o Que é SUS!
As pessoas saem da universidade hoje sem saber o que é SUS, saem para exercer sua função no mercado de trabalho, na saúde privada, isso é um equívoco.
O Conselho Nacional da Saúde faz parte da estrutura do Ministério da Saúde e é garantido pela Constituição Federal. Sua função, é "propor e deliberar sobre todas as políticas de saúde a serem criadas e implantadas e fiscalizar todas as ações, inclusive no aspecto financeiro".
Para tal, politicamente, o órgão independente do Governo Federal e seu conselho é composto por 50% de usuários, 25% de trabalhadores e 25% de prestadores de serviço e gestores. O presidente não é indicado pelo governo, mas eleito por esses conselheiros.
JURAMENTO DO MÉDICO:


Prometo que ao exercer a arte de curar,

Mostrar-me-ei sempre fiel aos

preceitos da honestidade,

Da caridade e da ciência.

Penetrando no interior dos lares,

Meus olhos serão cegos,

Minha língua calará aos segredos que me forem

revelados,

Os quais terei como preceito de honra.

Nunca me servirei da profissão para corromper

os costumes, Ou favorecer o crime.

Se eu cumprir esse juramento com fidelidade,

Goze eu, para sempre, a minha vida e a minha arte,

De boa reputação entre os homens.

Se os infringir ou deles me afastar,

suceda-me o contrário.

Nenhum comentário: