domingo, 13 de maio de 2012


Presidente da câmara homenageia o artista plástico Nandi com a Comenda Ariano Suassuna

10/05/2012 - 00:15
Numa sessão solene repleta de profissionais da área artístico-cultural e intelectuais, o presidente da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), vereador Durval Ferreira (PP), fez um homenagem ao artista plástico Francisco Unhandeijara de Carvalho Lisboa (Nandi), que recebeu a Medalha Ariano Suassuna pelos trabalhos realizados para o engrandecimento e fortalecimento da cultura da Capital paraibana. O Dia do Artista Plástico é comemorado em 8 de maio.
O jornalista Carlos Aranha, colunista cultural do Correio da Paraíba; a colunista social Messina Palmeira; a diretora do Arquivo Afonso Pereira, Clenilde Pereira; Reginaldo Marinho; o artista plástico Maurílio Marques Estrela; o deputado estadual Luciano Cartaxo (representando o presidente da Assembleia Legislativa Ricardo Marcelo); e o presidente da Associação dos Artistas Plásticos, Percy Fragoso; estavam entre as autoridades culturais e políticas que marcaram presença na sessão. Os trabalhos da mesa foram secretariados pelo vereador Benilton Lucena (PT).
Durval Ferreira iniciou seu discurso na tribuna dizendo “que as artes plásticas não podem ser analisadas como simples técnicas de produção através da manipulação de materiais para construir formas e imagens”. Ele comentou ainda que “o surgimento das artes plásticas está diretamente relacionado com a evolução da espécie humana”.
Durval ressaltou que para concretizar o elo entre as artes plásticas e a cidadania, a Câmara criou o seu Centro Cultural, um espaço de exposição, pesquisa, preservação da memória e da produção do conhecimento sobre a atuação do Poder Legislativo. Ele ainda destacou que, este ano, o Centro Cultural abriu a 9º Edição do Festival de Artes Visuais da Paraíba, o Favi-PB, realizado pela Associação de Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB), com o lançamento da exposição coletiva “Gravuras e Contemporaneidade”.
“Aproveitando esse momento, estamos homenageando Nandi pelo seu extraordinário valor cultural para o Estado e pelo conjunto de sua obra, conhecida nacional e internacionalmente. O artista foi meu amigo de infância, é um profissional de alta qualidade técnica, uma pessoa inteligente, que tem sido responsável, como outros, pelo incremento da cultura na nossa cidade e estado”, completou o presidente da Câmara. 
 
Francisco Lisboa afirmou que estava muito honrado, orgulhoso e emocionado, e que a Comenda representava, na oportunidade, uma homenagem não apenas a sua pessoa, mas a todos os amigos e profissionais artistas plásticos de João Pessoa. Nandi, que estava acompanhado da nora, do filho e do neto, fez questão, em seu rápido pronunciamento, de agradecer os ensinamentos da mãe, Juraci de Carvalho Lisboa, seu avó, Flávio Rodrigues de Carvalho, e seu pai, Miguel Severino Bastos Lisboa (primeiro presidente da Câmara da Capital).
Entre os trabalhos realizados na cidade, Nandi lembrou o projeto que desenvolvia em escolas públicas municipais, em parceria com  a Prefeitura, que consistia em ministrar aulas de xilogravura aos alunos da rede de ensino. “Me orgulho deste trabalho que elevou a auto-estima de muitos jovens, que hoje se formaram e reconhecem o que nós fizemos”, comentou. Ele está expondo seus trabalhos no hall da Estação Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano Cabo Branco.
Após a sessão, Durval acompanhou os artistas plásticos, intelectuais e políticos em uma visita ao Centro Cultural da Câmara para observarem a exposição.

Paulo de Pádua

Nenhum comentário: