terça-feira, 12 de abril de 2011

CHEGOU A VEZ DO ESTADO: Governo define calendário do Orçamento Democrático

 Agentes do Orçamento Democrático se reuniram na manhã desta terça-feira para traçar metas do orçamento
O Orçamento Democrático do Estado inicia seu ciclo de audiências públicas a partir do próximo dia 29 de abril. O calendário já foi definido e os 28 agentes do programa, que irão atuar nas 14 regiões geoadministrativas estaduais, participam de capacitação nesta terça (12) e quarta-feira (13) na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep), no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Nas plenárias, governo e sociedade discutirão a carteira prioritária de projetos que subsidiarão tanto o Plano Plurianual – PPA 2012-2015, quanto a Lei Orçamentária Anual (LOA). O secretário do Planejamento e Gestão, Gustavo Nogueira, ressaltou que a partir deste ano de 2011 o Governo do Estado inicia uma nova etapa quando a sociedade passa a ser protagonista na construção do Orçamento Democrático.

“As audiências vão contar com a presença do governador Ricardo Coutinho e dos secretários de Estado. O governo faz questão de participar e ouvir pessoalmente as sugestões dos paraibanos sobre as prioridades das políticas públicas que serão implantadas nos próximos anos”, afirmou.

Planejamento – A coordenadora do Orçamento Democrático Estadual, Ana Paula Almeida, destacou que uma grande equipe está trabalhando no processo de planejamento de estruturação do orçamento público. “Nós estamos querendo democratizar e construir com a população esse orçamento, ouvindo suas vontades e aproximar cada vez mais o governo da população”, ressaltou.

Ela acrescentou que o governo está convidando os diversos segmentos da sociedade para participar das audiências regionais e contribuir com as políticas de desenvolvimento da Paraíba. Conselheiros locais e regionais, pessoas voluntárias, vão acompanhar, fiscalizar a elaboração do Orçamento Democrático que será encaminhado à Assembleia Legislativa do Estado no mês de setembro.

Ana Paula coordenou por dois anos e meio o projeto do Orçamento Democrárico na Prefeitura de João Pessoa, experiência implantada na forma positiva pelo atual prefeito da capital Luciano Agra.

Confira o calendário da primeira etapa das audiências públicas regionais do Orçamento Democrático:

Abril

29.04 – Sousa

30.04 – Cajazeiras

Maio

06.05 – Catolé do Rocha

07.05 – Pombal

13.05 – Monteiro

14.05 – Patos

20.05 – Campina Grande

21.05 – Esperança

27.05 – Cuité

28.05 – Guarabira

Junho

02.06 – Santa Rita

03.06 – Itabaiana

04.06 – Mamanguape

10.06 – Princesa Isabel

11.06 – Itaporanga

Nenhum comentário: