segunda-feira, 30 de julho de 2012


Debate na TV Arapuan: a hora da verdade

Em disputas eleitorais, os debates de televisão são um capítulo à parte. Há quem arrisque que eles tem o poder de decidir eleições. Outros que apenas ajudam o eleitor a conhecer mais os candidatos. Exagero ou não, o fato é que os debates são sempre um dos itens que mais preocupam as assessorias e os candidatos numa campanha.
Eles sabem da importância de um confronto televisivo, que muitas vezes acaba sendo uma das poucas fontes de informação que alguns eleitores tem para definir seus votos. Ele expõe imagem e conteúdo de um candidato sem direito aos cortes e edições de um guia eleitoral. Um erro pode causar a ruína eleitoral.
O pior é que fugir dele também não é a melhor saída, como já se restou provado.
Um debate traduz o dilema “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”.
Essa importância cresce quando uma disputa apresenta não apenas duas, mas quatro candidaturas competitivas, e ainda três candidaturas de partidos pequenos correndo por fora, como é o caso de João Pessoa.
Por causa de tudo isso, o debate desta segunda-feira na TV Arapuan vai parar a cidade. É a primeira vez que os candidatos vão se colocar diante das câmeras, onde os olhos e os gestos falam tanto quanto à boca, pra apresentarem suas propostas.
Será a primeira vez que eles terão, já que as regras assim sugerem, como confrontarem-se diretamente, fazendo entre si perguntas. Sairemos assim da teoria, ou da troca de farpas pela imprensa, para o combate direto. Aquilo que um candidato pensa ou diz do outro em entrevistas vai ter nesta segunda a oportunidade de dizer cara a cara.
Por isso, não é exagero dizer que, a partir de amanhã, a campanha em João Pessoa tomará outro rumo. Ficaremos sabendo na prática, e não no “achismo”, quem está mais preparado para o debate sobre a gestão e a política na Capital.
Os candidatos são formados por nomes com experiência, conhecimento e domínio público.
Espera-se por tudo isso que o confronto, independentemente daqueles que saírem melhor, seja pautado pelo conteúdo que orgulhe aos eleitores pessoenses. Que, a partir desta segunda, após o debate da TV Arapuan, terão mais clareza de quem devem votar no dia 7 de outubro próximo.
Fiquemos atentos!
P>S: Pra acompanhar ao vivo o debate pela Internet, basta acessar o link que será disponibilizado por este blog horas antes. Na terça à tarde, quando retomar as atividades, o blog trará comentários do desempenho de cada candidato. No mais, é agradecer a paciência dos leitores que acompanharam a redução do ritmo das postagens em razão da organização do evento desta segunda.
Luís Tôrres

Nenhum comentário: