segunda-feira, 6 de agosto de 2012


Opinião/Arapuan: pesquisa aponta Cícero e Maranhão em empate técnico; Cartaxo tem 16,1% e Estela 9,5%

06/08/2012 | 07h49min


Pesquisa encomendada pelo Sistema Arapuan ao instituto Opinião – Pesquisas Sociais Litda, para sondagem em quem os eleitores votariam hoje para prefeito de João Pessoa, realizada após o debate do dia 30 de julho aponta que o senador Cícero Lucena (PSDB) e o ex-governador José Maranhão (PMDB) estão empatados tecnicamente. Cícero tem 23,5% e Maranhão 21,5. Enquanto isso o deputado Luciano Cartaxo (PT) desponta com 16,1% e Estela Bezerra (PSB) tem 9.5%.
Já entre os candidatos mais a esquerda quem se sai melhor, mas ainda bem distante da quarta colocada, é a candidata do PCO, Lourdes Sarmento, que chega a 1,5%. Antônio Radical (PSTU) aparece com 0,5 e Renan Palmeira (PSOL) chega a 0,2%. Os eleitores responderam a pergunta estimulada se as eleições para prefeito de João Pessoa fossem hoje e os candidatos fossem todos esses, em quem votariam? Brancos e nulos chegaram a 11%. Os indecisos foram 16,5%.
Quando a pesquisa não era estimulada, isto é, não era apresentado para o eleitor os nomes dos candidatos, o cenário não foi muito diferente.
Respondendo a pergunta: Se a eleição fosse hoje, em quem votaria para prefeito de João Pessoa? 14,7% apontaram Cícero Lucena, 13,6% José Maranhão, 10,3% Luciano Cartaxo e 6,2% Estela Bezerra.
Depois foram citados os nomes de Lourdes Sarmento (PCO), com 0,3% e Antônio Radical (PSTU), com 0,1%. O candidato do PSOL, Renan Palmeira não foi citado. Disseram que votariam branco ou nulo 7,4%. Os indecisos chegam a 46,1%.
A pesquisa foi feita com 882 pessoas, nos dias 31 de julho a 01 de agosto com eleitores de 16 anos ou mais na cidade de João Pessoa, nos seguintes bairros: Altiplano Cabo Branco, Alto do Céu, Alto do Mateus, Bancários, Bessa, Brisamar, Cabo Branco, Castelo Branco, Centro, Cidade dos Colibris, Costa e Silva, Cristo Redentor, Cruz das Armas, Ernani Sátiro, Ernesto Geisel, Estados, Expedicionários, Funcionários, Ilha do Bispo, Ipês, Jaguaribe, Jardim Cidade Universitária, Jardim Oceania, Jardim Veneza, João Agripino, João Paulo II, José Américo, Manaíra, Mandacarú, Mangabeira, Miramar, Oitizeiro, Padre Zé, Roger, Tambaú, Tambauzinho, Torre, Treze de Maio, Valentina e Varjão.
O intervalo de confiança e margem de erro estimado é de 95,0% e a margem de erro máxima estimada é de 3,3 pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
A pesquisa foi registrada no TRE sob o protocolo PB-00034/2012.

Paulo Dantas

Nenhum comentário: