sexta-feira, 3 de maio de 2013

Excesso de peso teria causado queda de avião no Afeganistão, diz especialista (assista ao vídeo)


O excesso de peso é uma das possíveis causas da queda do avião que deixou sete pessoas mortas no Afeganistão na última segunda-feira (29). Foi o que disse o engenheiro Arthur Rosenberg, que também é sócio da empresa norte-americana especializada em acidentes aéreos Soberman & Rosenberg, em uma entrevista publicada na rede de televisões "CNN".

"A causa mais provável seria muita carga na traseira", disse o especialista, após analisar o vídeo amador que conseguiu registrar o momento da queda. Segundo ele, o avião que se chocou com o chão estava abaixo da velocidade mínima controlável. Mas, acrescentou: "É muito cedo para dizer."
Ainda que a causa exata do acidente não tenha sido divulgada, a transportadora de carga norte-americana National Airlines afirmou que o Flight NCR102 havia acabado de decolar de Base Aérea de Bagram, no Afeganistão, em rota para Dubai, Emirados Árabes Unidos, quando o acidente ocorreu.
"Este foi voo era especificamente de carga, sem passageiros a bordo", disse um comunicado da empresa. A carga, segundo Shirley Kaufma, da National Air Cargo, incluía cinco veículos blindados, que estavam sendo retirados do Afeganistão, como parte da retirada das tropas americanas do país.
O Conselho Nacional de Segurança nos Transportes dos Estados Unidos (NTSB, na sigla em inglês) ajuda o Ministério de Transportes e Aviação Comercial do Afeganistão nas investigações do acidente.
Seis das vítimas eram de Michigan (EUA), segundo a National Air Cargo, que identificou-as como Brad Hasler, Jeremy Lipka, Jamie Brokaw, Rinku Summan, Michael Sheets e Gary Stockdale. A outra vítima, Timothy Garrett, era de Kentucky (EUA).

Nenhum comentário: