segunda-feira, 26 de agosto de 2013


Prefeito entrega mais uma USF e destaca ações da PMJP para melhoria da saúde
26 ago 13

26-08-13-USF Estação Saúde no Geisel_foto_Alessandro-Potter_022
O prefeito Luciano Cartaxo entregou, na manhã desta segunda-feira (26), mais uma Unidade de Saúde da Família (USF). A unidade Estação Saúde, localizada no bairro Ernesto Geisel, contou com investimentos de R$ 873 mil, originários do Programa de Requalificação de Unidades Básicas de Saúde, do Ministério da Saúde, e vai beneficiar cerca de dez mil moradores de toda a região. A inauguração ocorre na semana em que o bairro completa 35 anos de existência.

“Estamos entregando equipamentos de qualidade e que poderão oferecer o atendimento que a população precisa. A saúde é sempre um grande desafio, mas em sete meses mostramos que podemos fazer sempre melhor”, declarou Luciano Cartaxo. O prefeito ainda destacou o trabalho para que as USF’s da Capital funcionem aos sábados. “A saúde não tira férias, não tem final de semana, por isso estamos lutando para que a população possa ter o atendimento também aos sábados”, revelou.
Para o vice-prefeito, Nonato Bandeira, o momento foi de muita alegria. De acordo com ele, o Geisel foi seu primeiro bairro na Capital, e que merece toda a atenção do poder público. “Acompanhei a luta da população por uma USF apropriada e agora posso ver um espaço amplo para a saúde onde antes só havia um terreno baldio”, declarou.
O secretário municipal da Saúde, Adalberto Fulgêncio, afirmou que a unidade é um investimento na prevenção e na atenção básica à população. “É com ações como esta que poderemos falar menos em doenças e passar a falar mais em saúde. Mais do que um prédio adequado, equipamentos e medicamentos, queremos entregar para o povo de João Pessoa um espaço com alma”, declarou.
Conquista – Para os moradores do bairro, o sentimento em ver a unidade inaugurada é de conquista. “Nesta manhã podemos acompanhar o cumprimento de uma promessa. Podemos inaugurar este espaço tão bonito e importante para nós. Só tenho a agradecer a Deus e a Prefeitura de João Pessoa”, declarou o morador Aureliano Fernandes.
26-08-13-USF Estação Saúde no Geisel_foto_Alessandro-Potter_024
Tatiana Carvalho, que também reside no bairro, afirmou que a USF traz a expectativa de um atendimento cada vez melhor. “Esperamos que seja um momento de renovação e que este novo prédio possa oferecer tudo que a população precisa, principalmente um atendimento humano e integrado com a comunidade”, afirmou.
A solenidade de abertura ainda contou com a apresentação de dança do Grupo de Convivência do Idoso “Querer é Poder”, da USF Geisel II. Estiveram presentes na solenidade os vereadores Helton Renê, Marco Antônio e Elisa Virginia, além do deputado estadual João Gonçalves.
A unidade – A Unidade Integrada de Saúde “Estação Saúde” fica localizada na Rua Eduardo Costa, nas proximidades da Praça Orlando Geisel, no bairro Ernesto Geisel. A USF irá contemplar as equipes de Saúde da Família Geisel I, II e IV. O espaço contará com três equipes de Saúde da Família (ESFs) e abrigará 80 profissionais, entre médicos, enfermeiros, dentistas, agentes de saúde e outros.
A iniciativa irá beneficiar cerca de 10 mil pessoas. O local receberá 1.011famílias (3.912 pessoas) cadastradas na USF Geisel I, 935 famílias (3.116 pessoas) cadastradas na USF Geisel II, e 888 famílias (3.144 pessoas) que recebiam atendimento na USF Geisel IV. “As unidades necessitavam de um local para atendimento adequado e a construção da integrada veio solucionar este problema”, destacou Lucineide Braga, gerente de Atenção Básica da SMS.
26-08-13-USF Estação Saúde no Geisel_foto_Alessandro-Potter_002
Serviços – A USF Estação Saúde disponibiliza atendimento odontológico, imunização, curativos, retiradas de ponto, nebulização, visitas domiciliares, ações de vigilância epidemiológica, bloqueios vacinais e investigações epidemiológicas, destacando a mobilização e a participação da comunidade. Também são realizadas atividades de educação em saúde (a população recebe orientações sobre prevenção de doenças e atividades que contribuem para uma vida saudável.

A unidade oferece ainda ações individuais e coletivas, como consulta médica e de enfermagem para crianças; acompanhamento e desenvolvimento da criança, adolescentes, adultos e idosos, em áreas temáticas como hipertensão, diabetes, gestantes, tuberculose, hanseníase e tabagismo; planejamento familiar; e prevenção do câncer de colo de útero, mama, próstata e bucal.

Nenhum comentário: