quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Dá em nada não! Colunistas Gisa Veiga


Gisa Veiga é jornalista desde a década de 80, tendo passado pelos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e no semanário O Momento. Nessas redações, assumiu diversos cargos, de repórter a editoria. No telejornalismo teve experiências como repórter, comentarista e entrevistadora, tendo passado pelas TVs Cabo Branco, TV Tambaú, TV O Norte e como correspondente da Band. A ironia, misturada a um toque de humor, tem sido o principal tom de suas colunas....

Lendo as colunas de meus colegas deste e de outros portais, vejo que há leitores indignados com a inércia de certos órgãos que deveriam ser os primeiros a agir em relação a denúncias de escândalos públicos.

Até agora só vejo o Ministério Público Federal – quase todo dia tem uma matéria sobre o assunto – anunciar ações de improbidade e tomar outras atitudes contra maus gestores. Tenho certeza de que o TCU e a CGU também tomam suas iniciativas, assim como o Focco, embora pouco a divulguem.

Há muito tempo, desde que o Ministério Público do Estado anunciou rigor na fiscalização de contratações irregulares nos municípios, choveu críticas porque o mesmo rigor em relação ao governo do Estado nem foi anunciado nem jamais aplicado. Leio agora nos portais que o MP da Paraíba decidiu adiar, mais uma vez, suas investigações em relação ao Estado. Por que?

O MP-PB só deve entrar com uma ação contra o Estado, que permitiu a contratação de servidores sem concurso público, após o julgamento das Ações Diretas de Inconstitucionalidade impetradas contra as prefeituras municipais, ou seja, já na administração do governador eleito Ricardo Coutinho. Está neste portal a notícia.

Há leitores cobrando mais ação do Fórum de Combate à Corrupção (Focco). Pois bem, o coordenador, Rainério Rodrigues Leite, que é um homem decente e proativo, já explicou que tomou certas precauções na divulgação das ações, durante a campanha, para não parecer perseguição política. Mas agora é outro papo e quer saber do MP por que tanta demora nas ações contra o Estado em relação à enxurrada de contratações ilegais. Teve como resposta que o pessoal está “aguardando o momento oportuno” para agir. Ou seja, quando o novo governador assumir.

Pode até parecer apenas uma questão de ordem técnica, de calendário, sei lá, mas convenhamos: não fica parecendo que o MP-PB quer poupar o governador atual? Que é uma coisa planejada pra quando Ricardo assumir?

O MP tem que agir agora, com rigor, assim como depois que o novo governador assumir, é claro, porque o Estado não é de José Maranhão e nem será de Ricardo Coutinho. Que ajam com muito rigor em relação ao novo governador, é o que todos esperamos. Mas que também se mexam em relação ao atual.

Rainério quer agilidade. Cobrou isso publicamente e explica que não é movido por motivos políticos. “Essas contratações têm que ser feitas dentro do princípio da legalidade. Ninguém quer desestabilizar o pode público, mas não se pode mais continuar contratando pessoas que não sejam concursados”, disse ele a este Portal.

São quase 40 mil contratados que têm que ser demitidos. Há alguma explicação lógica para tanto marasmo? Ou só estão querendo poupar o atual governador desse “mico”?

Nenhum comentário: