segunda-feira, 7 de maio de 2012


Homenagens, artes e família estão na 'Agenda da Semana' da Câmara da Capital


Presidente Durval realiza uma sessão solene para a abertura do Festival de Artes Visuais da Paraíba 
A programação da ‘Agenda da Semana’, relativa ao período de 7 a 11 de maio, divulgada na manhã desta sexta-feira (4) pelo Cerimonial da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), anuncia a realização de uma audiência pública e duas sessões solenes.

Na terça-feira (8), a partir das 16h, ocorre a primeira sessão solene para entregar a 'Medalha de Honra ao Mérito Legislativo- Senador Humberto Lucena' ao escritor Mirocem Landro Chagas. A iniciativa é do vereador Benilton Lucena (PT), e a homenagem será realizada no Plenário da Casa.

A audiência pública da semana ocorre na quarta-feira (9), às 15h, também no Plenário da Câmara, e será alusiva à 'Semana Municipal da Família'. A discussão foi proposta conjuntamente pelos vereadores Eliza Virgínia (PSDB), Pastor Edmílson (PRB) e Raíssa Lacerda (PSD).


A Câmara aprovou, em maio de 2009, um projeto de lei da vereadora Eliza Virginia (PPS) que instituiu a '‘Semana Municipal da Família', a ser comemorada todos os anos na mesma semana em que acontece o 'Dia das Mães'. O Projeto foi subscrito por vários membros do Poder Legislativo da Capital, e aprovado por unanimidade, sendo sancionado pelo Executivo Municipal em 8 de junho do mesmo ano. A lei propõe que durante a 'Semana' sejam realizados seminários, campanhas, fóruns e outros eventos em escolas, igrejas e fundações para discutir o tema.
Na quinta-feira (10), às 16h, o presidente da Casa, vereador Durval Ferreira (PP), realiza uma sessão solene para a abertura do Festival de Artes Visuais da Paraíba (Favi-PB) – 2012. Na ocasião, o presidente vai entregar a 'Medalha Ariano Suassuna' ao artista plástico pessoense Francisco Unhandeijara de Carvalho Lisboa, o Nandi.

O Favi-PB, promovido pela Associação dos Artistas Plásticos da Paraíba (Associart-PB), foi criado com o objetivo de mudar o panorama das artes visuais no estado, principalmente no que diz respeito à auto-estima dos artistas. A ideia é despertar o interesse da sociedade para a apreciação e consumo das obras produzidas, valorizar os artistas locais e cobrar a implantação de políticas públicas de disseminação e valorização das artes plásticas
O Festival se espalha pelos quatro cantos da cidade e dá oportunidade para as pessoas observarem as obras dos artistas e refletirem sobre o que cada um quer dizer. O Centro Cultural Câmara participa do evento, abrigando exposições, telas e esculturas dos mais variados estilos.

Damião Rodrigues    

Nenhum comentário: