sábado, 21 de julho de 2012


EM BRASILIA:
Praças da PM e bombeiros iniciam operação tartaruga
Praças da Polícia Militar decidiram iniciar neste sábado (21)  uma Operação Tartaruga. A  decisão foi tomada em assembleia na Praça do Relógio, em Taguatinga, na noite desta sexta-feira(20).  A categoria, responsável pelo policiamento ostensivo nas ruas do Distrito Federal e peça chave na nova política de segurança pública coordenada pelo Programa Ação Pela Vida, promete atrasar o atendimento às ocorrências repassadas pela Central Integrada de Atendimento e Despacho (Ciade).


A principal reivindicação
 dos militares é um plano de carreira e isonomia em relação aos policiais civis de Brasília. A equiparação salarial sempre foi um sonho, principalmente do grupo de praças, formados por soldados, cabos e sargentos. Tanto a PM quanto a Polícia Civil recebem a partir de recursos do Fundo Constitucional do DF.


Para evitar que os números da violência voltem a alcançar picos alarmantes e jogar por terra todo o planejamento feito ao longo dos últimos dois meses pela Secretaria de Segurança, a alta cúpula da PM já se prepara para combater a tentativa de mobilização de um grupo que lidera o movimento em prol da Operação Tartaruga. Ontem à noite, policiais do serviço reservado, a chamada P-2, estiveram na assembleia.

Segundo o chefe da Comunicação Social da Polícia Militar, coronel Paulo Roberto, existe uma pequena parcela de militares que está sendo usada como instrumento político para desestabilizar o comando-geral da corporação. “Realizamos um
 trabalho de inteligência no local do encontro desse grupo e vimos, inclusive, que é apenas uma pequena parcela da corporação. A maioria é envolvida em disputas políticas. Não existe uma vontade geral dentro da PM em fazer Operação Tartaruga”, garantiu o coronel. Diferentemente da operação deflagrada no início desse ano, que durou  mais de um mês, os oficiais não vão aderir ao movimento dessa vez. 

A Corregedoria-Geral da PM pode fazer com que esses policiais respondam a procedimentos disciplinares.  “Vamos ser rigorosos com o policial militar que cometer esse tipo de transgressão. Não vamos deixar que maus policiais tentem denegrir a imagem da corporação”, afirmou o coronel.



Fonte: Da redação do clicabrasilia.com.br

Nenhum comentário: