segunda-feira, 20 de maio de 2013


CMJP e TRE-PB firmam parceria para agilizar recadastramento biométrico

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) recebeu, nesta segunda-feira (20), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), Marcos Cavalcanti de Albuquerque. A Casa Napoleão Laureano concederá o Título de Cidadão Pessoense ao desembargador em cerimônia prevista para o dia 27 do próximo mês, às 16h. Além disso, a CMJP firmou parceria com o TRE-PB a fim de agilizar o cadastramento biométrico de João Pessoa através de ações na TV Câmara e de uma possível instalação de ponto de cadastramento biométrico nas dependências da Casa.

João Pessoa possui 480 mil eleitores segundo o TRE-PB, e, destes, aproximadamente 22 mil se cadastraram pela biometria (4,58%), exigência obrigatória para as próximas eleições na cidadel. "A meta do TRE-PB é que todos os eleitores da Capital estejam biometrizados até o final deste ano", informou Marcos Cavancanti. Ele explicou que tem interesse em firmar um convênio com a CMJP para que a Casa se torne um ponto de recadastramento biométrico de eleitores, assim como aconteceu em outras casas legislativas no Estado e em repartições de prefeituras.
"Colocaremos à disposição do TRE-PB a CMJP e também a TV Câmara, para que possamos divulgar e levar mais informações aos cidadãos sobre a importância do cadastramento biométrico", reforçou o presidente da Câmara, Durval Ferreira (PP). Ele ainda destacou que marcará uma data para uma visita ao TRE-PB com o objetivo de discutir como a CMJP poderá aprimorar as ações propostas na parceria e assinar um convênio entre a Casa e o órgão. A CMJP poderá disponibilizar servidores da Casa, que serão treinados para realizar nas dependências da CMJP o recadastramento de eleitores de João Pessoa. "Com isso, poderemos ajudar a diminuir as filas dentro do TRE-PB", ressaltou Durval Ferreira.
Também estiveram presentes na reunião o vereador propositor da honraria ao presidente do TRE-PB, Fernando Milanez (PMDB), além dos vereadores Bira (PSB), Benilton Lucena (PT), Zezinho Botafogo (PSB), o procurador Antônio Paulo Rolim e a diretora geral da CMJP, Vaneide Araújo.

CMJP outorga Título de Cidadão Pessoense ao desembargador Marcos Cavalcanti
Na ocasião, o vereador Fernando Milanez mostrou, na presença de seus pares, o Decreto Legislativo que foi aprovado na CMJP outorgando o Título de Cidadão Pessoense ao desembargador Marcos Cavalcanti. "Ele é um cidadão importante não só para a Paraíba, mas pela sua luta na Justiça no cenário nacional. Ele pratica e simboliza a Justiça que todos nós almejamos, de forma limpa e que preza pelo respeito, itens que nos guiam para o caminho certo. Esse título vem em boa hora, e atesto que já é tarde o reconhecimento. O título também representa o engrandecimento de ter uma figura como Marcos Cavancanti na história do poder público de João Pessoa", frisou Fernando Milanez.
O vereador Bira destacou que a parceria entre o TRE-PB e a CMJP contribui para a transparência e a agilidade nas eleições. "Agora vamos avançar mais ainda. Além de termos no Brasil, com a urna eletrônica, um processo eleitoral dos mais transparentes e modernos do mundo, poderemos contribuir, com a biometria, para que seja um dos mais rápidos também", destacou.
Resultado das eleições em 40 minutos após votação encerrada
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) planeja que até 2018 todo o Brasil realize eleição biometrizada. "Sergipe e Alagoas já saíram na frente, e agora eu assumo esse desafio na Paraíba, com João Pessoa e Campina Grande, que devem estar até o final deste ano com todos os seus eleitores biometrizados. Com isso, não vai ser mais preciso perder tempo procurando o nome do eleitor num caderno com 500 a 600 nomes na hora de votar. Com a impressão digital, a urna é liberada e diminuem-se as filas, ocorrendo um processo mais rápido e ágil. Assim, o resultado das eleições poderá sair entre 40 e 50 minutos após encerrada a votação", adiantou o presidente do TRE-PB, Marcos Cavancanti

Nenhum comentário: