segunda-feira, 17 de junho de 2013


Primeira-dama defende protestos contra governo (qualquer um?)

Coluna de Helder Moura
Pâmela tuita pelos protestos capa
Pâmela Bório voltou e, pelo visto, com tudo. Inclusive para mostrar que, se governador Ricardo Coutinho está em cima do muro em relação à disputa presidencial, conforme noticiou o jornalista Cláudio Humberto (dia 19 de maio), ela, não. É o que se pode deduzir de suas mais recentes mensagens postadas nas redes sociais twitter e Instagram.
Em várias postagens, a primeira-dama se irmana aos brasileiros que protestam, pelo País afora, contra o Governo (!), e convoca os paraibanos a promoverem as mesmas manifestações. Diz numa delas: “Que esse princípio de revolução não seja abafado com os gritos de gol.” Um recado que vai, aparentemente, para a presidente Dilma.
Adiante, ao afirmar que “essa causa é de todos nós”, faz convocação: “Vamos às ruas, seja nas manifestações ou através de lenços brancos nas janelas! Vamos ocupar as redes.” No Instagram: “É contra a violência e é nossa resposta de paz, é o nosso silêncio de indignação, é o nosso pedido de atenção e clareza nas políticas, é o nosso não contra a corrupção…”
Leia mais

Dar calote em humorista não tem graça

Zé Lezin
Vi o desabafo do humorista Zé Lezin e me impressionei. Segundo o humorista, a Prefeitura de Campina Grande contratou e não pagou pelo seu show no São João. Porém, ele ficou mais injuriado depois de nota emitida pela Prefeitura negando o calote. Zé Lezin se aborreceu com o prefeito Romero Rodrigues: “A grande mentira é ele que quem manda nele são os outros!”
O humorista revela que só trabalha com pagamento adiantado: “Não só para a Prefeitura de Campina Grande, mas para todos que me contratam. E todos sabem disso. Eles próprios sabiam disso. Mas se recusaram a pagar antes do show, então não faço show dessa forma.” O vice-prefeito Ronaldo Filho admitiu que não pode pagar adiantado, por questões tributárias.
Leia mais

Onda de protestos chega próxima quinta a João Pessoa

Protestos em João Pessoa
Até onde se pode observar, a onda de protestos contra o aumento das passagens iniciada em São Paulo vai se estender por todo o País. Inclusive na Paraíba. Está marcado para a próxima quinta (dia 20), em João Pessoa, uma manifestação pública contra o reajuste das passagens. “á uma insatisfação imensa com o transporte público em João Pessoa”, dizem os organizadores.
Até uma página foi criada no facebook (rede social) para convocar a população a participar do protesto, em local ainda indefinido. Mas, é provável que inicie no Colégio Liceu, e se estenda por algumas ruas do centro da Capital. Os organizadores pedem a redução das passagens, após a isenção de alguns impostos o PIS e a Cofins, determinada recentemente pelo Governo Federal.
Leia mais

Incêndio no arraial: Anísio acusa petistas ligados a RC de sabotarem seu trabalho

Anísio e Rodrigo
O PT está em chamas. Novamente. Tudo após bombásticas declarações do deputado Anísio Maia, durante café da manhã, nesta sexta-feira (dia 14). Anísio denunciou a existência de um complô dentro do partido para sabotar a atuação de parlamentares do partido, dentro e fora da Assembleia. Mas, o petista não deu (pelo menos por enquanto) nomes aos bois.
“Existe hoje um comitê a serviço do governador Ricardo Coutinho encastelado no PT, com o objetivo de trabalhar para solapar a ação do PT, na Assembleia (Legislativa) e fora da Assembleia. E eu, na verdade, sou o alvo central dessa ação”, foi o que disse literalmente o parlamentar que, há bem pouco tempo, se envolveu em pesado entrevero com o presidente estadual do partido, Rodrigo Soares.
Leia mais

Protestos em SP mostram que o cidadão cansou de governo inoperante e corrupto

Protestos em São Paulo
Tenho estranhado, meu caro Paiakan, essa onda de protestos em São Paulo. Então, as pessoas estão indo para as ruas para reclamar do aumento de R$ 0,20 no preço das passagens? Por mais que essa quantia venha a pesar o bolso de algumas pessoas mais carentes, a animosidade desses protestos é, no mínimo, de causar estranheza.
Talvez seja apenas a gota d’água de algo mais profundo. Arrisco um palpite: o cidadão começa a cansar de governos inoperantes e, via de regra, atolados em escândalos, que não dão respostas às reais demandas da sociedade. O cidadão está cansado de tanta violência, falta de investimentos em educação, em saúde, em mobilidade urbana.
Ai está a raiz do problema. Na Paraíba, por exemplo, se um banco é assaltado, a culpa é do próprio banco. Se uma mulher é roubada é porque faltou fazer cara feira para o bandido…
Leia mais

A quem interessa um rompimento de Agra e Cartaxo?

Agra e Cartaxo
Se a mídia chapa branca está especulando um eventual rompimento entre o prefeito Luciano Cartaxo e o neo-ecológico Luciano Agra, e soltando seus foguetões, pode ter certeza, meu caro Paiakan: é para agradar ao governador Ricardo Coutinho. Simplesmente não existe crime sem motivação, dizia a mestre em romance policial, Agatha Christie.
A Ricardo interessa queimar o prefeito Cartaxo, como sendo o ingrato que recebeu o apoio de Luciano Agra e depois rompeu. A Ricardo também interessa fulminar Agra (que foi seu algoz em 2012) como sendo o político incapaz de manter uma convivência civilizada com seus aliados, no caso o prefeito Cartaxo. Queima os dois de uma cajadada só.
Desmerecendo Agra, Ricardo varre o ex-aliado do caminho. Desgastando Cartaxo, RC imagina reduzir sua importância na disputa de 2014…
Leia mais

Deputado responsabiliza Manaira Shopping por alagamento no São José

ShoppingManairaAlagamentoB
Mais um capítulo na pendenga entre o Manaíra Shopping e a comunidade do Bairro de São José. Agora, o deputado Anísio Maia está acusando a direção do shopping de ter provocado o alagamento de vários suas do bairro, após as últimas chuvas que caíram em João Pessoa: “A causa do alagamento foi o aterro irregular feito pelo shopping.”
“O nível das águas, mesmo nos invernos mais rigorosos, jamais chegou aonde chegou agora, com as pessoas sendo obrigadas a deixar suas casas. E tudo isso passou a acontecer depois que a direção do shopping fez o aterro, que, inclusive, nós chegamos a denunciar, logo no começo do ano. Ai está o resultado”, adiantou o petista.
Leia mais

Projeto que flexibiliza Lei da Ficha Limpa pode não beneficiar Cássio

Cássio
Como é de amplo conhecimento público, o senador Cássio Cunha Lima está inelegível para a disputa das eleições de 2014. Algo que poderia mudar com o projeto que altera a Lei da Ficha Limpa. Mas, a julgar pelas declarações do deputado Henrique Alves, presidente da Câmara, ainda não há uma luz no fim do túnel. Alves é favorável à flexibilização da lei, mas em parte.
Segundo Alves afirmou ao Blog do Josias, “a lei tem exageros, que precisam ser corrigidos”. E exemplificou: “um parecer de um tribunal de contas não pode inviabilizar a decisão sobre a candidatura de um prefeito.” Josias lembra que o “abrandamento da Ficha Limpa está sendo discutido no contexto de uma minirreforma da legislação eleitoral que a Câmara quer votar até o final do mês”.
A proposta em tramitação na Câmara “elimina a possibilidade de serem considerados ‘fichas sujas’, inelegíveis por oito anos, os prefeitos, governadores e presidentes cujas contas tenham sido rejeitadas pelos tribunais de contas dos municípios, dos Estados e da União”. Somente seriam considerados fichas sujas aqueles cujas contas sejam reprovadas pelas casas legislativas.
Leia mais

Cartaxo pode promover (em breve) mais mudanças no secretariado

Luciano Cartaxo5
Não é improvável que, muito em breve, ocorram novas mudanças no secretariado do prefeito Luciano Cartaxo. O prefeito, como se sabe, já trocou, em menos de quatro meses, o secretário de Saúde (era Lindemberg Medeiros e entrou Adalberto Fulgêncio) e da Articulação Governamental (Inaldo Leitão no lugar de Geraldo Bandeira Accioli).
Até onde o Blog pode apurar, Cartaxo não aceita a formação de guetos dentro de sua administração. E esse é um detalhe que pode redundar em mais mudanças. Um prestigiado assessor do prefeito revelou ao Blog: “Do mesmo jeito que o prefeito teve coragem de não manter Roseana Meira, também pode demitir outro secretário, que não esteja afinado com sua gestão.”
Leia mais

Depois de poeta, cartunista também ironiza adesão de secretário e governador ao forró de plástico

RegisCartunForrodePlástico
Há poucos dias, o Blog trouxe um artigo do poeta Ed Porto, ironizando a repentina mudança de gosto do governador Ricardo Coutinho e do secretário Chico César (Cultura), com relação ao chamado forró de plástico. Porto lembrava que, há dois anos, a dupla era visceralmente contra. César, inclusive, avisava que o Estado não aplicaria um centavo em eventos com bandas do gênero.
Mas, a um ano e pouco das eleições do próximo ano, tanto o governador, quanto o secretário mudaram de opinião: “vem agora o anarriê junino e o governo do Estado apoia os festejos de Antônio, João e Pedro em mais de 20 prefeituras paraibanas em cuja programação musical temos o melhor do pior forró de plástico. Dentre elas, pasmem, a de Campina Grande.”
Inspirado na polêmica, o artista de rua Régis montou bela charge que se encontra na Internet.

Nenhum comentário: