terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Por Luís Tôrres: Iniciando governo com trégua, Ricardo Coutinho divide oposição em duas: uma parte quer deixar de ser a outra tem medo de agir

Há um clima estranho na política da Paraíba. Tudo muito calmo especialmente entre os que perderam a eleição. A sensação é de que uma parte compreendeu que não está na moda fazer oposição ao novo governo que se instala a partir de janeiro. E a outra parte, em maior número, não quer realmente ser oposição.

Assim, como se fosse uma convenção política, a nova oposição na Paraíba recua e se resigna ao silêncio. Formando dois grupos: os dos que querem virar governo e dos que querem voltar à cena quando o ambiente para a oposição ficar menos hostil.

Entre os que querem virar governo, os nomes surpreendem. Não apenas na política, mas em diversos segmentos. Esses deverão agir conforme a cartilha do novo governador mesmo que ele os mantenha distante por algum tempo.

Entre os que vão permanecer na oposição por questões de sobrevivência política, boa parte já entendeu que a hora é de recolher as armas e esperar o melhor momento para ataque. Ninguém ousa, ao menos agora, confrontar a tese de “uma Paraíba sem brigas”.

Além da cautela estratégica, há outra preocupação.

Confrontar Ricardo Coutinho no alvorecer do novo governo é, literalmente, provocar a onça com vara curta. E não só legitimar, mas estimular o novo governador a, de posse da chave da caixa preta da administração, colocar as vísceras do atual governo pra fora, expondo toda sorte de eventuais feridas do Maranhão III.

Por tudo isso, Ricardo Coutinho iniciará o novo governo como se não tivesse pecado pra pagar. Será um governo sem oposição. Uma trégua temporal importante para colocar a casa em ordem.

Curtas

Novo morador

Empenhando em assegurar para Cabedelo um projeto definitivamente desenvolvimentista para cidade, o deputado estadual Trócolli Júnior já anda procurando casa para morar na cidade.

Falta de água

A Cagepa deveria fechar de vez uma parceria com o Green Peace. Nunca vi uma entidade racionalizar tanta água neste mundo.

Boa gente

Executivo dinâmico, Augusto Correia Lima vai se incorporar aos quadros do Sistema Correio da Paraíba.
Preparação

Professor Lúcio Flávio, diretor do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da UFPB, vai se licenciar do Conexão Master no mês de dezembro. Justificou alegando excesso de demanda no final de semestre na universidade. Sei...

Luís Tôrres

Nenhum comentário: