segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Agra inaugura nova rua Duque de Caxias e sede da Funjope

Ao lado de Ricardo, agra inaugurou a Duque de Caxias

Duque de Caxias

09h19 02/01/2011

Para marcar a primeira atividade do ano de 2011, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP) entregou a população nesta sábado (01) mais dois espaços públicos. O calçadão da rua Duque de Caxias e a nova sede da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) foram inauguradas pelo prefeito da Capital, Luciano Agra, em solenidades que contaram com a participação do governador do Estado, Ricardo Coutinho.

A reforma da Duque de Caxias faz parte do Projeto de Recuperação das Calçadas, que inclui ainda passeios públicos de 14 vias da Capital. A iniciativa da Prefeitura é realizada através do Plano de Ações Integradas (PAI), com recursos de cerca de R$ 3 milhões.

Na solenidade, o prefeito Luciano Agra destacou a relevância dessa via para a mobilidade das pessoas no Centro da cidade. "A Duque de Caxias unifica a praça Venâncio Neiva, a praça Rio Branco e o Ponto de Cem Réis. Vamos prosseguir recuperando mais passeios públicos em João Pessoa, realizando obras também nas ruas Guedes Pereira e Padre Azevedo, chegando também ao Terminal de Integração", disse.

O prefeito lembrou que a Duque de Caxias precisava receber melhorias "para completar o elenco de obras que estão sendo realizadas no Centro da Capital".

Segundo Agra, essa é a primeira grande etapa de obras no Centro, depois a Prefeitura vai partir para a aquisição de alguns imóveis, que são de valor histórico, para restaurá-los. "Nós não ficamos ficar apenas na recuperação dos arruamentos, vamos partir para os prédios também, que estão em ruínas", revelou.

A recuperação da Duque de Caxias agradou a quem transita diariamente pela via. A estudante Alessandra Natália, que mora no Centro, elogiou a obra. "Agora João Pessoa parece uma Capital. Está cada vez mais bonita", disse. Para ela, o que mais chamou a atenção no local foi arborização realizada pela Prefeitura, com o plantio de diversas palmeiras nessa via pública.

A funcionária pública Lúcia Mesquita, moradora do Funcionários II destaca que a cidade está mudando para melhor a cada dia. "A recuperação da Duque de Caxias vai ser bom para toda a cidade, pois se torna mais um espaço público devolvido à população, beneficiando também os comerciantes da área", afirma. Lúcia elogiou a nova iluminação e arborização do local.

Ao todo, são 23 mil metros quadrados de calçadas restauradas, com implantação de sinalização táctil para auxílio de pessoas portadoras de deficiência visual. A solenidade contou ainda com o descerramento da placa da estátua de Duque de Caxias, que passa a compor a estrutura da via pública.

Sede da Cultura - Além da reforma da Duque de Caxias, foi inaugurada neste sábado (01) a restauração da sede da Funjope, instalada no antigo prédio onde funcionava a sede social do Esporte Clube Cabo Branco, no Centro. O prédio foi completamente recuperado respeitando as características históricas, e propiciando ao órgão municipal um espaço bem estruturado e localizado na área central da Capital.

Para o prefeito Luciano Agra, a Funjope firmou-se como uma grande incentivadora da produção cultural em João Pessoa, mudando o perfil das atividades culturais na cidade, e por isso merecia a bastante tempo uma sede. "Com essa obra, conseguimos unir dois objetivos, um que foi salvar o prédio, que tem muita história para ser devolvido à cidade, com sua arquitetura original recuperada. O outro é de propiciar a Funjope uma sede bem estruturada e em posição estratégica", destacou.

O diretor presidente da Funjope, Milton Dornelas, participou da solenidade e destacou a necessidade da entidade possuir um espaço apropriado para continuar desenvolvendo ações voltadas para fortalecer a cultura e as artes na Capital.

Nenhum comentário: