domingo, 2 de janeiro de 2011

Grupo "Gostosas para Dilma" inaugura panfletagem sensual e gera polêmica




Rodrigo Bertolotto
Do UOL Notícias
Em São Paulo (SP)
Veja álbum de fotos com algumas das imagens do grupo de militantesArtista apoiando candidato e movimento virtual pró alguma candidatura, isso teve aos montes na última corrida presidencial . Mas um grupo de garotas publicando suas fotos em poses sensuais com o nome e o número de um político em seus corpos, isso foi inaugurado pelo movimento “Gostosas para Dilma”.

As imagens digitais das beldades, a página no Facebook e os posteriores tuítes e retuítes geraram atenção da mídia e polêmica por parte de feministas e de militantes tucanos.

A criadora da comunidade foi a jornalista Érica Gonsales. Ela conta como surgiu a ideia. “Estava com um grupo de amigos saindo de um bar na Vila Madalena e uma garota gritou quando viu que a gente estava com adesivos da Dilma: `Nossa, um bando de petistas. Estou com medo.´ Depois de algum bate-boca, a gente pensou: `essa mina é feia, a gente é gostosa e vota na Dilma´. Daí partiu a página com nossas fotos.”

Logo vieram as contribuições da amiga e fotógrafa Autumn Sonnichsen, uma norte-americana radicada em São Paulo que se especializou em fotos artísticas de mulheres nuas, com vários ensaios publicados em revistas como Playboy e Trip.

“Eu adorei o movimento. É importante ter algo um pouco mais bem-humorado na política, e a gente fez a campanha de amor. A gente ama as gostosas e o que elas representam, de comemoração e orgulho de si mesmo”, disse Autumn à reportagem do UOL Notícias.

ELAS POR ELA

A jornalista Érica Gonsales foi a idealizadora do grupo


O adesivo da petista serviu até de sutiã para militante


Simpatizante posa com foto de Dilma "guerrilheira"

Confira videorreportagens sobre as eleições
Para Érica, foi algo despretensioso que ganhou projeção, afinal, “quem não gosta de mulher pelada”. “Havia muitas mensagens na internet com estatísticas e denúncias para tentar influenciar na votação. Decidimos brincar, para expressar de outro jeito nossa opção política”, afirma a jornalista.

Logo, a página no Facebook começou a receber colaborações de garotas que se somavam ao grupo. Mas também apareceram as críticas. “Gosto duvidoso”, “despolitização”, “exposição machista”, “exploração do corpo” e “empreendimento do tipo Mulher Pera” foram algumas das expressões usadas em grupos de discussões, fóruns e bate-bocas no Twitter, partindo principalmente de mulheres com diversos tipos de engajamento com ideias feministas.

“Uma ou outra foto acabou ousando demais, como a que tinha uma estrela vermelha pintada em um mamilo. Isso realmente fugiu um pouco do contexto. Mas acho um feminismo datado o tipo de crítica que surgiu. A mulher atual sabe usar sua sensualidade para sua auto-estima sem precisar cair em estereótipos machistas”, afirma Érica.

Por outro lado, militantes tucanos preferiram atacar justamente na auto-estima delas. “As mensagens falavam `cadê as gostosas? Nessas fotos só tem baranga´ ou algo pelo estilo´. Era só provocação”, relata Érica.

O curioso é que no outro lado do front também houve um movimento para que as mulheres ajudassem a coletar votos dos indecisos. Em comício em Uberlândia (MG), o tucano José Serra pediu às mulheres bonitas presentes um esforço final. "Se é menina bonita, tem que ganhar 15 [votos]. É muito simples: faz a lista de pretendentes e manda e-mail dizendo que vai ter mais chance quem votar no 45", discursou o candidato ao lado de Aécio Neves, senador solteirão aclamado com gritinhos da plateia feminina.

A tática heterodoxa de Serra também repercutiu fortemente na internet. A própria Érica criticou: “Foi uma proposta indecente. Ele foi sem noção e machista.” Coisas de eleições, e essa já passou para a história. Em tempo: a página com todas as fotos delas saiu do ar na última sexta-feira por decisão do grupo formado.

Tamanho da letralabelstrueGrupo "Gostosas para Dilma" inaugura panfletagem sensual e gera polêmica06/11/2010UOL Notícias - PolíticafalseUOL Notícias4@UOLNoticias #UOL
Compartilhe

Nenhum comentário: