terça-feira, 19 de abril de 2011

PMJP e Estado firmam convênio para ampliar cirurgias eletivas


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) e o Governo do Estado firmaram um convênio hoje pela manhã, no Centro Administrativo Municipal (CAM), para a realização de 12 mil cirurgias eletivas de maio a dezembro deste ano. O investimento é de R$ 5,21 milhões e a ação faz parte dos eventos alusivos ao primeiro ano de gestão de Luciano Agra. As duas administrações também assinaram termos de cooperação técnica de combate à dengue e o acompanhamento aos bebês na Maternidade Cândida Vargas, por meio da Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad).

O prefeito Luciano Agra afirmou que o convênio visa resolver o problema da longa espera pelas cirurgias eletivas. "Nossa rede de atendimento da saúde é muito grande, com mais de 200 equipamentos, incluindo os hospitais, Centros de Atenção Integral à Saúde (Cais) e as Unidades de Saúde da Família (USF), mas nossa demanda também, haja vista o atendimento prestado a pessoas de outros municípios", disse o prefeito.

Segundo ele, a PMJP vai contratar equipes de especialistas para realizar cirurgias em áreas como oftalmologia e urologia. "O cidadão não pode ficar esperando meses por uma cirurgia de hérnia, catarata ou próstata, por exemplo", enfatizou. Os recursos de R$ 5,21 milhões que serão investidos serão divididos entre a Prefeitura e o Governo do Estado.

Luciano Agra e o governador Ricardo Coutinho, presente à solenidade, destacaram os benefícios de trabalhar em parceria. "João Pessoa tem uma rede de saúde organizada e atende a 141 municípios, então o papel do Estado é potencializar essa estrutura. O mesmo vamos fazer em outras regiões", diz o governador Ricardo Coutinho.

Mutirão - Os procedimentos cirúrgicos serão realizados em hospitais do Estado e do Município, conforme explicou a secretária municipal de Saúde, Roseanna Meira. A média mensal de cirurgias que a PMJP realiza é de 950, mas com o esforço concentrado da parceria o número vai subir para 1.452, um aumento de 52,84%. "Os procedimentos serão realizados em horários alternativos, como à noite e aos finais de semana, para atendermos à demanda acumulada e a que for surgindo no decorrer deste processo", explicou Roseanna Meira.

Cooperação - A PMJP, o Governo do Estado e a Fundação Centro Integrado de Apoio ao Portador de Deficiência (Funad) firmaram termo de cooperação técnica para acompanhar o nascimento de bebês na maternidade Cândida Vargas. Caso alguma criança nasça com algum tipo de deficiência ela será logo encaminhada à Funad para acompanhamento.

A parceria entre Estado e Município também vai acontecer no combate à dengue. "Nós vamos potencializar o trabalho que já vínhamos desenvolvendo contra a dengue, a exemplo da campanha nas escolas. Agora contamos com o apoio do Governo do Estado nesse esforço concentrado", frisa Luciano Agra.

Nenhum comentário: