terça-feira, 19 de abril de 2011

PMJP entrega praça recuperada a moradores de Manaíra nesta terça-feira


A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) inaugura mais um espaço público na cidade. A Praça Silvio Porto, em Manaíra, será entregue completamente reformada à população nesta terça-feira (19), às 17h, integrando a programação de um ano de gestão do prefeito Luciano Agra. A praça recebeu equipamentos esportivos, quadras, arquibancadas, playground, aparelhos de ginástica, arborização e pista de cooper. Já são 55 praças construídas ou reformadas pela PMJP em menos de sete anos.

De acordo com Elísio França, responsável pelo acompanhamento e qualidade de obras da Secretaria de Planejamento (Seplan), 41 praças já foram completamente reformadas e 14 construídas. Atualmente mais três estão em reforma em João Pessoa, que são a Praça da Independência, Robson Spinola (em Manaíra) e Estudante Orlando Geisel e outras duas estão sendo construídas no Costa e Silva e no Altiplano. Além disso, as praças Nossa Senhora da Paz, nos Bancários, e Assis Chateaubriand, no Treze de Maio estão em manutenção.

Nas obras da Praça Sílvio Porto foram investidos aproximadamente R$ 500 mil. A reurbanização da área faz parte do Programa de Recuperação de praças, parques, passeios e jardins da PMJP, através das Secretarias de Planejamento (Seplan), Infraestrutura (Seinfra) e Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

Segundo Heignne Jardim, arquiteta paisagista da Seplan, a praça Silvio Porto tem aproximadamente 17 mil metros quadrados e recebeu uma série de melhorias, inclusive na arborização. "Foram colocadas árvores que têm floração, pois estas além de fazerem parte da arborização da praça, trazendo conforto térmico por causa do sombreamento, ainda embelezam e, diferente de algumas espécies que estavam no local e foram retiradas, não vão prejudicar o passeio", comentou.

Heignne disse ainda que foram criados pequenos bosques em cada um dos quadrantes da praça, com espécies como o pau-brasil, ipê amarelo, paineiras, jacarandás, aroeiras e mulungu. "Cada uma das espécies tem floração em épocas diferentes do ano, para possibilitar que a praça sempre permaneça florida. Algumas espécies que já existiam na praça como flamboyant, cássia chuva de ouro e munguba foram mantidas", disse.

Toda a praça conta com rampas de acesso, mesa de jogos, quadra de vôlei, quadra poli esportiva, arquibancadas nas duas quadras, playground, aparelhos de ginástica, arborização com mais de 50 árvores, pista de cooper, lixeira, nova iluminação, mudanças do piso e um busto em homenagem a Silvio Porto. As vagas de estacionamento existentes foram mantidas.

Sobre Silvio Porto – O advogado, professor e político Sílvio Porto nasceu em Guarabira, em 1920, sendo prefeito daquela cidade, deputado estadual, juiz de direito, desembargador estadual e professor da UFPB. Durante a Ditadura Militar teve os seus cargos de deputado, secretário de Estado e de professor cassados. Se tornou desembargador depois da anistia.

Nenhum comentário: