domingo, 8 de agosto de 2010

PT não emplaca mercadante e já prevê uma derrota humilhante em São Paulo

Alkmim, lidera pesquisa e já pode ganhar a campanha no 1º Turno

Mercadante aposta no guia Eleitora, mas situação é dificil

PT não empolga eleitorado Paulistano


Após maratona, quadro para sucessão em SP segue inalterado

Passado o 1º mês da campanha nas ruas, Alckmin segue favorito e Mercadante espera Lula, Dilma e TV para chegar ao segundo turno Matheus Pichonelli e Piero Locatelli, iG São Paulo
Os candidatos ao governo de São Paulo terminaram o primeiro mês da corrida eleitoral praticamente da mesma forma como a iniciaram, em 6 de julho. Assim como no início da campanha oficial, o candidato tucano, Geraldo Alckmin, se mantém como favorito na disputa, amparado por pesquisas que apontam sua vitória no primeiro turno. Representante do Planalto, Aloizio Mercadante (PT) ainda não atingiu 20% das intenções de voto em nenhuma pesquisa, apesar da agenda intensa realizada desde o lançamento oficial. A terceira força, Celso Russumano (PP), ainda ronda os 10% e os demais concorrentes sequer atingem os dois dígitos.
Leia também

Lula aprovou desempenho de Dilma em debate, diz senador Mercadante diz que aceita dividir Dilma com Skaf Alckmin diz que participará de todos os debates Levantamento feito pelo iG, a partir das agendas oficias das campanhas, mostra que Mercadante e Alckmin se expuseram ao eleitor de forma semelhante até o dia 5 de agosto. Cada um deles fez 27 caminhadas. O petista as tem feito de maneira constante desde o início da campanha. Já o tucano intensificou a agenda pública ao longo do mês – somente na última semana, Alckmin fez 11 aparições. Os dois candidatos também dão tratamento semelhante à capital. Mercadante fez oito caminhadas em São Paulo e na região metropolitana. Alckmin fez uma a menos.

Alckmin esteve em cinco eventos públicos com o candidato à Presidência José Serra (PSDB) até agora. Mercadante esteve ao lado de Dilma Rousseff (PT) em quatro – não à toa, o comando petista tem pedido uma presença maior da presidenciável no Estado.

Quadro deve mudar com a chegada da TV

Coordenadores das duas campanhas acreditam que o quadro deve mudar com o maior espaço que a televisão deve dar aos candidatos do governo e também com o início da propaganda eleitoral gratuita no dia 17.

O deputado federal Sidney Beraldo, coordenador da campanha tucana, diz que o primeiro mês foi voltado para a articulação política e a campanha deve se intensificar a partir de agora. “Nesse primeiro mês, além das visitas, dos encontros com populares, (a campanha) serviu para mobilizarmos as lideranças. Foi muito positivo para a gente. Mas agora começa um período com mais rua e com as gravações, que tomam bastante tempo”, diz o deputado.

Emidio de Souza (PT), prefeito de Osasco e coordenador da campanha do senador ao governo paulista, acredita que no primeiro mês não havia acontecido fatos novos na política, já que o período coincidiu com a Copa do Mundo. Isso, afirmou, explicaria a manutenção do quadro da sucessão em São Paulo apontado pelas pesquisas. O prefeito acredita que Mercadante só terá acesso ao grande público com o espaço na televisão e que a tendência dele é subir.

Os candidatos da chapa petista, durante caminhada no centro de Osasco Beraldo também acredita numa mudança do quadro eleitoral. “Vai acontecer o crescimento de alguns [candidatos], mas nada que altere drasticamente o quadro”, diz o deputado.

Nas últimas eleições para governador, Mercadante obteve cerca de 30% dos votos – o índice é usado como espécie de “piso” pelos petistas para o desempenho do senador neste ano. Já a avaliação de tucanos ouvidos pela reportagem é de que esse deve ser o teto de Mercadante na eleição.

A coordenação da campanha de Mercadante aposta que o candidato tende a deslanchar nas pesquisas conforme os eleitores associem seu nome aos do presidente Lula e de Dilma Rousseff. “Ele não lidera pela característica própria de São Paulo. O eleitor ainda não o vinculou à Dilma, não identificou projeto. Mas pode anotar: esta campanha vai ter segundo turno”, afirma Edinho Silva, presidente do diretório paulista do PT. “O Lula está de cabeça na campanha dele. E a Dilma também”, completa.

Todos na campanha petista apostam em uma queda na preferência sobre Alckmin à medida que o dia da votação se aproxima. Lembram do que aconteceu durante a disputa pela Prefeitura de São Paulo, quando, de favorito nas pesquisas, o tucano não foi sequer para o segundo turno.

O fato é sempre lembrado por Mercadante quando deparado com os recentes resultados nas pesquisas. O petista já declarou também, em mais de uma ocasião, que a “palavra-chave” da disputa no maior colégio eleitoral do País será o nome do presidente Lula. Alckmin, por sua vez, evita comentar as pesquisas e diz que não é hora de dizer se a vitória pode ocorrer ainda no primeiro turno.

Nenhum comentário: