sexta-feira, 20 de agosto de 2010

CRB decepciona em Maceió e perde para Botafogo-PB


2 x 0
Não foi uma noite feliz para o Galo da Pajuçara. O CRB perdeu para o Botafogo-PB por 2 a 0 numa partida em que o time alagoano não jogou bem. No primeiro tempo, o time jogou totalmente fora do eixo, desconcentrado e demonstrando falta de organização. Os erros custaram caro! O Botafogo-PB conseguiu marcar dois gols, o primeiro com Val, aos 12 minutos, e o segundo com Célio, aos 21 minutos do primeiro tempo.

O técnico Freitas Nascimento promoveu mudanças no intervalo de jogo, que surtiram efeito. O Galo voltou mais ofensivo, conseguiu manter pressão e conquistou maior posse de bola. Ao contrário do começo do jogo, o CRB conseguiu finalizar algumas jogadas, mas errou muito e esbarrou no paredão paraibano, o goleiro Genival.

Com o placar, o Galo permaneceu na quinta posição, com 18 pontos, ficando fora do G4, que era seu objetivo. O resultado tirou o Botafogo-PB da lanterna da competição, agora ocupando a 12ª posição, com 12 pontos. O CRB folga na próxima rodada do Campeonato do Nordeste, só retornando no dia 17 de novembro, na partida contra o América-RN. Já o Botafogo-PB recebe o CSA, no dia 25, no Almeidão.

Galo perdido em campo
O CRB começou a partida sem conseguir se encontrar em campo. Desarrumado, o Galo acabou cedendo à pressão inicial do Botafogo-PB que, nas poucas jogadas de ataque do time da casa, conseguiu se defender bem. Na primeira oportunidade que teve de chutar a gol,o Galo desperdiçou a chance com Johnnatann, que mandou longe do gol de Genival.

Foram 13 minutos desconcertantes para o time alvirubro, que seguiu com dificuldades na troca de passes e cedendo espaços ao adversário. O resultado foi o gol do Botafogo-PB, abrindo o placar, numa falha da defesa regatiana. Nininho, sozinho na área, cruzou para Val, que também estava livre de marcação e teve tempo de olhar antes de mandar a bola no canto esquerdo do goleiro Juninho: 1 a 0.

O CRB não cresceu após o primeiro gol, como era de esperar. Pelo contrário, continuou desorganizado, sem posicionamento e com os jogadores demonstrando falta de tranqüilidade para administrar a posse de bola. A defesa do Galo praticamente parou e permitiu que o Botafogo-PB chegasse com jogadas de ataque perigosas, deixando a partida nervosa. E foi numa nova falha da defesa que o time adversário conseguiu ampliar o placar. Num cruzamento pela esquerda, a bola passa pela grande área e Val recebeu de cabeça, ajeitou e chutou de primeira. A bola desviou em Glaydson e acabou sobrando para o volante Célio apenas tocar e mandar para o fundo do gol: 2 a 0.

E se o Galo jogava mal, a sorte também não ajudou muito. O CRB perdeu grandes chances de marcar o seu na partida. Numa delas, o zagueiro Leandro, após cobrança de escanteio, cabeceou a bola que bateu direto na trave direita do goleiro Genival. Na sequência, foi a vez de Luciano Dias levar as mãos à cabeça, após chutar bem, da entrada da área, mas a bola passou pela direita, longe do gol.

Com dois gols atrás no placar, o CRB ameaçou uma reação. Johnnatann recebeu a bola, deixou dois para trás e chutou, com firmeza, da entrada da área, mas a bola acabou indo pelo canto esquerdo, permitindo a defesa. Não demorou muito, e o time adversário voltou a dominar a situação, impedindo as jogadas de contra-ataque regateana, deixando o Galo sem opção para criar as jogadas.

No finalzinho do primeiro tempo, o Botafogo-PB mostrava-se satisfeito com o resultado e apenas administrava a partida. Incrédulo, o torcedor vaiou o Galo que perdia do lanterna da competição. Os jogadores deixaram o campo, no fim da primeira etapa, sem dar maiores explicações sobre a atuação da equipe em campo.

Mudanças de efeito
No retorno da partida, o técnico Freitas Nascimento promoveu mudanças no ataque, deixando a equipe mais ofensiva. No lugar de Júnior Amorim, entrou Edmar, como já era previsto, segundo Freitas, para que o atleta ganhasse ritmo de jogo. A outra substituição foi o lateral Fernando, que entrou na vaga de André Silva. Além disso, o técnico mudou o esquema tático, colocando Dio para a função de meia esquerda e Fernando Bahia foi para a lateral esquerda.

E as mudanças surtiram efeito! O Galo conseguiu se encontrar em campo, mostrou cara nova, só que esbarrou na barreira chamada Genival. O goleiro do Botafogo-PB fechou o gol, e ganhou destaque na partida, fazendo três belas defesas seguidas. Numa delas, Luciano Dias tocou por cima e Genival defendeu. Logo depois, ele espalmou a bola chutada por Dio, no canto direito da trave.

O Galo cresceu na partida, ganhou fôlego e conseguiu manter pressão no adversário, fazendo com que o Botafogo-PB apenas se defendesse. O Galo seguiu querendo diminuir o placar. Ao contrário do primeiro tempo, a equipe do Botafogo-PB encontrou dificuldades para chegar na área regateana. Para desespero do torcedor, apesar das chances criadas, a bola não entrava. Ora pelas finalizações mal feitas, ora pelo goleiro paraibano, que fechava o gol.

Aos 21minutos, mais uma oportunidade perdida pelo Galo. Luciano Dias deu um passe perfeito para Éder que, de frente pro gol, chutou errado e a bola saiu pela esquerda, na cara do gol! O CRB insistia, agora dominando a partida. Glaydson recebeu a bola e chutou forte, na entrada da área, mas a bola acabou passando pela esquerda de Genival, em mais uma chance incrível de marcar o seu na partida. Na sequência de mais um gol perdido, Luciano Dias não conseguiu alcançar a bola na grande área.

A partida fica emocionante e o Botafogo-PB se defendia a todo custo, tentando segurar o placar. O Galo era só pressão a partir da metade do segundo tempo, criando jogadas e chegando com perigo.

Aos 31 minutos, a zaga regateana falhou e o Botafogo-PB chegou assustando. Washington dominou a bola e chutou forte, da entrada a área. A bola passou raspando pelo travessão e o goleiro Juninho ficou apenas olhando.

O tempo passava e o final do jogo se aproximava. O CRB precisava da vitória para tentar entrar no G4 e aumentar as chances de classificação para as semifinais da competição. Os jogadores então, passaram a jogar quase no desespero, com chutes diretos pro gol. Aos 41 minutos, torcedores inconformados deixaram o Rei Pelé e, os que ficaram, gritavam olé a cada toque de bola do Botafogo-PB.

A zaga paraibana se fecha no momento em que todo o time do CRB joga no campo de ataque. No último lance de perigo, Edmar chutou forte para a bola esbarrar no paredão Genival. E sob uma chuva fina, o árbitro encerrou a partida.

FICHA TÉCNICA

CRB 0×2 Botafogo-PB
Local: Estádio Rei Pelé
Data: 19/08/2010
Horário: 20h300
Árbitro: Sebastião Rufino – PE
Auxiliares: Aldair Pereira – PE e Luciano Pimentel – PE

Cartões amarelos: Zaquel , Danilo, Célio, Tinho (Botafogo-PB);Dio (CRB)

Gols: Val (12’ 1T), Célio (21’ 1T)

CRB
Juninho; André Cunha, Leandro, Toninho e Dio; Glaydson, André Silva (Fernando), Johnnattan (Éder) e Renato Silva; Luciano Dias e Júnior Amorim (Edmar). Técnico: Freitas

Botafogo-PB
Genival, Danilo, Alyson, Ricardo Manboré, Nininho; Célio, Zaqueu, Val (Tinho),Chapinha (Marcílio); Manú (Washington) e Paulinho Macaíba. Técnico: Francisco Diá
.............................................................. P J
1º CSA................................................24 12
2º ABC.............................................. 23 11
3º Vitória..........................................20 11
4º Treze...........................................20 12
5º CRB.............................................18 13
6º Bahia...........................................18 12
7º Náutico.......................................17 12
8º Ceará.........................................16 12
9º América-RN.............................16 12
10º Santa Cruz..............................15 12
11º Confiança................................13 12
12º Botafogo-PB...........................12 11
13º Fortaleza................................10 12
14º Fluminense de Feira............10 12
15º Sergipe...................................10 12

Nenhum comentário: