segunda-feira, 16 de maio de 2011

UOL chama São Luís de “Ilha dos Buracos”

Por Gabriel Souza Elias, do UOL:
São Paulo – Incomodados com a situação das ruas e avenidas em São Luís (MA), moradores espalharam pela internet seus protestos isolados contra os buracos que tomam conta do asfalto da capital há pelo menos seis meses. Sites, blogs e perfis em redes sociais foram os caminhos encontrados por alguns maranhenses que veem na exposição pública a forma mais rápida para solucionar os problemas.
Arnaldo Lindoso, 31, con
Maior site do país, o UOL criou uma fotogaleria com imagens da buraqueira na capital do Maranhão
sultor de projetos na área jurídica, criou o “WikiBuracosMA” com inspiração em um projeto do professor da Universidade de Fortaleza Vasco Furtado, o “Wikicrimes“. Hospedado no site de aplicações colaborativas WikiMapps, o projeto de Lindoso mapeia buracos em todo o Estado do Maranhão através da participação dos usuários.
“Não quero mostrar de quem é a competência daquele problema naquela determinada região. Quero apenas mostrar ao órgão que for competente o que é necessário ser feito”, afirma Lindoso. “Tem uma cratera na porta da minha casa. Se eu entrar com ação judicial, não sei quando vou receber”, completa.
O consultor já teve de arcar com os custos de conserto de um veículo, que teve problemas em um dos eixos ao cair em buraco na região central da cidade. “Nunca procurei denunciar o caso. Só optei por mapear o buraco e compartilhar essa informação”, diz.
Na descrição da página, o mapa dos buracos do Estado é oferecido à população como uma ferramenta “para evitar acidentes”. A apresentação também pede aos internautas que colaborem com sugestões. “Trata-se de um projeto de utilidade pública, aberto para todos os municípios do Maranhão”, conclui Lindoso.
Ônibus encontram dificuldade para transitar na cidade por causa dos buracos. Fotos: UOL
Na rede de microblogs Twitter, um perfil identificado como ‘caostelo’ – junção da palavra caos com o sobrenome do prefeito João Castelo – classifica São Luís como a “ilha dos buracos”. A conta tem apenas 49 seguidores. O criador, que preferiu não se identificar, afirma que a ideia surgiu dentro da própria rede social, através de debates.
“Senti a necessidade de unir em um único lugar fotografias e flagrantes do descaso na nossa cidade”, afirma o usuário. O conteúdo é publicado no blog “São Luís é um CAOStelo”, onde o usuário também pode contribuir com os temas propostos – educação, saneamento, saúde, transporte e vias públicas.
“Já troquei os quatro pneus do carro por não poderem mais ser reparados. Uso táxi com frequência e sempre ouço as mesmas reclamações”, completou o criador do blog. Ele afirma que denúncias sobre os problemas são feitas diariamente, e que a prefeitura de São Luís não consegue acompanhar o ritmo de degradação progressiva das vias. “A resposta é sempre a mesma, que a prefeitura irá incluir a via em questão na operação “São Luís Trafegável”.”
Para o blogueiro, o problema se agrava quando o assunto é o pedestre. “É comum ver pedestres com dificuldades de locomoção por terem de enfrentar alagamentos e precisarem dividir espaço com os automóveis.”
A posição oficial da Secretaria de Obras e Serviços Públicos do município é a de que os problemas só começarão a ser resolvidos após o término do período das chuvas. Até lá, os buracos que representem maior risco serão sinalizados e protegidos por paralelepípedos e placas de concreto

Nenhum comentário: