domingo, 31 de outubro de 2010

IBOPE: obsessão pela mentira. Por Fabiano Gomes


Fabiano Gomes começou a carreira como radialista em Cajazeiras, no sertão paraibano. Aos 14 anos, iniciou na rádio Cidade FM e passou ainda na Arapuan FM Sertão e Alto Piranhas AM. Depois se mudou para João Pessoa, onde passou a comandar durante dois anos o programa jornalístico Rádio Verdade, na rádio Arapuan, ao meio-dia. Fabiano também foi colunista e proprietário do PB Agora como também colunista do CLICKPB.
Tenho que admitir. É preciso ter muita coragem para mentir. Especialmente quando se trata de um instituto de pesquisa, cujo principal patrimônio a ser preservado ilimitadamente é a credibilidade. O Ibope, que tem o insuperável recorde de errar em todas as campanhas eleitorais da Paraíba, parece que não se preocupa com isso.

Por certo, credibilidade não é a meta do Ibope.

Aliás, parece que tem obsessão por errar. E coragem pra, depois do vexame que passou no primeiro turno quanto chegou a dar uma pesquisa Boca de Urna dando vitória de José Maranhão com sete pontos, ainda se arriscar a divulgar um resultado na véspera de uma campanha em que o cenário aponta para um quadro extremamente adverso para candidatura governista.

Nesta campanha mesmo, o Ibope chegou a se enrolar ao fazer duas pesquisas no mesmo período e para contrantes distintos apontando números divergentes. Ou seja, passou a errar e mentir tanto que se confunde com os próprios erros.

O pior foi o que aconteceu nos bastidores dessa confusão. Algo que ficou escondido até hoje, mas que passo a relatar agora, mesmo que de forma superficial, em nome de uma defesa intransigente da necessidade de se moralizar o exercício dos institutos de pesquisa.

Até para que os institutos honestos – que são raros – não possam ser criminalizados injustamente.

Quando a confusão das duas pesquisas Ibope estourou e o instituto foi ameaçado de ser processado, um dos sócios disse com todas as letras para a parte prejudicada: “Não façam nada que nós compensamos na próxima pesquisa a favor de vocês!”. Uma declaração que resume e traduz toda a ausência de responsabilidade que conduz as ações do Ibope.

Espanta o fato de um sistema de comunicação do tamanho e do porte da TV Cabo Branco, afiliada da Globo, insistir em manter contrato com o Ibope. Não percebem os donos do sistema Cabo Branco que saem tão arranhados quanto o instituto no final das campanhas.

Pelo histórico de erros, o Ibope deveria ser proibido de fazer pesquisa na Paraíba. Tem a mesma credibilidade de uma nota de trinta reais. E um inimigo à altura: as urnas.

Nenhum comentário: