segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Por Luis Torres:Admirável mundo novo


12:53 Segunda, 1Nov/2010

O mapa eleitoral do segundo turno mostra que Ricardo Coutinho venceu as eleições para governador quando ganhou a campanha surpreendente no primeiro turno. “Efeito vitória” e adesões políticas foram a fonte de energia que impulsionaram Ricardo a ganhar em 127 cidades da Paraíba. No primeiro turno, ele só ganhou em 57.

O peso das adesões

A expectativa de vitória, que mexe diretamente com o eleitor que gosta de votar em quem vai ganhar, e as adesões políticas, fruto desse sentimento subjetivo, fizeram Ricardo virar nos pequenos e médios municípios.

A virada de Tião

Tomemos como exemplo a adesão do deputado eleito Tião Gomes (PSL). Resultou na virada do resultado em praticamente todos os municípios do Brejo. Em Areia, terra de Tião, Ricardo perdeu por mil votos no primeiro turno. Ontem, empurrou quase três mil votos de diferença no governador. E virou até em Bananeiras.

Ao avesso

A adesão política só não surtiu tanto efeito em Santa Rita. Sem o apoio de Marcos Odilon, Maranhão cresceu. Inversamente, em Sapé, Ricardo recusou o apoio do prefeito João da Utilar (DEM) e virou.

Santa Luzia virou

O senador Efraim Morais (DEM), derrotado nas eleições de 2010, tinha uma conta a ajustar. Fazer Ricardo Coutinho vencer na terra natal dos Morais. Conseguiu.

A força dos dinossauros

O prefeito Fábio Tyrone, o deputado Lindolfo Pires e companhia agiram com a força de um Tiranossauro Rex nesta campanha em favor de Ricardo Coutinho. Mas foi no segundo turno que eles se superaram. Meter quase sete mil votos de diferença sobre Maranhão é coisa pra desmoralizar.

Aliados desde antes

Há outros heróis oposicionistas nesta campanha: Carlos Antônio, Dinaldo Wanderley, Zenóbio Toscano, Ricardo Barbosa. Estes estavam prontos para trocar tapa em favor da campanha de Ricardo Coutinho.

Quarteto

Agumas figuras poderiam ter vencido com Ricardo, mas preferiram perder com Maranhão. São elas: Armando Abílio, Inaldo Leitão, Gilvan Freire e Diego Tavares.

Os de sempre

O exército de militantes de Ricardo Coutinho é feito de muitos. Mas alguns merecem registro, como forma de homenagear a todos outros: Nonato Bandeira, Humberto Alexandre, Aracilba Rocha, Fábio Carneiro, Júnior Guerreiro, Marly Lúcio e Ricardo Sérvulo. Estes todos estavam ao lado de Ricardo quando Ricardo era um anteprojeto de candidato derrotado.

Ajuda

Os cassistas merecem reconhecimento no novo projeto que se inicia. Ajudaram a empurrar o coletivo quando o ônibus demorava a subir a ladeira.

To mentindo?

Sinceramente, o Sistema Correio da Paraíba é o Mick Jagger das campanhas pra governador. Onde coloca a mão, perde.

Dúvida

Aliás, um observador da crônica política registrou: “Na próxima eleição, o candidato a governador vai preferir não ter o apoio do Correio”.

Transição ameaçada

Aposta pra quem serão os maus conselheiros de Maranhão neste final de mandato: Roosevel Vita, Manoel Júnior ou Vitalzinho?

Gesto obscuro

Aliás, por determinação da prefeitura de Campina Grande, as luzes do Parque do Povo ficaram apagadas ontem à noite, durante comemoração da vitória de Ricardo Coutinho.

Análise completa

O competente colunista Helder Moura, do Sistema Correio da Paraíba, foi o único que conseguiu resumir toda a essência da eleição para governador na Paraíba. “Maranhão, seu tempo acabou”.

Derradeira

Descobrimos o que José Maranhão foi fazer no Manaíra Shopping na tarde do sábado, véspera das eleições. Comprar um pijama.

Por Luís Tôrres

Nenhum comentário: