quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Por João Onofre: A mudança chegou à Paraíba


A mudança é um fato, um acontecimento inerente à vida humana, e em diferentes momentos e processos da vida, a mudança toma seu contexto de forma branda, de forma dominante ou de forma lasciva, mas sempre mudança.

Mudar é difícil e estranho. É como começar a aprender um novo idioma, ou mesmo começar a utilizá-lo, antes mesmo de dominá-lo. A mudança gera essa estranheza, esse medo e essa angústia do que virá, do que será.

Mas a mudança é inerente ao ser humano. Desde o início da vida, somos marcados pela mudança, de célula a embrião, rapidamente feto, bebê, criança, adolescente, adulto e senil. E a morte também não pode ser esquecida, da vida à morte (a grande mudança da vida).

Pensamos que o “monstro” da mudança está sempre à espreita, pronto para travar uma batalha. E carregando esse sentimento, focamos os sentimentos errados neste momento: ao invés de investirmos alegria, esperança, vivemos a angústia na mudança.

Todo processo de mudança gera expectativa, angústia e incerteza, mas nem sempre, as mudanças devem vir acompanhadas somente desses sentimentos. À medida que ela se torna mais presente e resistente, a mudança pode e deve ser encarada de forma mais positiva e “saudável”.

Foi a escolha do povo, não tenho duvida. Desde o primeiro turno a Paraíba já sinalizava para uma mudança no seu comando político. Esta vitória de Ricardo Coutinho pode representar o maior divisor de águas no cenário político e administrativo em toda a sua história.

O momento logicamente é de muita comemoração, até porque a militância girrasol durante toda a campanha teve um desempenho pra lá de estressante, principalmente no primeiro turno. Porém, muitos haverão de concordar que nem todas as decisões administrativas ou políticas que Ricardo fizer a partir de 1º de janeiro, será do agrado de todos, e nós sabemos que o governo não pode solucionar todos os problemas, e olha que nós temos problemas de sobra.

Creio que o momento é de muita reflexão, ponderação, esperança e respeito.

Parabéns Paraíba, democracia se faz nas vitorias e na derrotas.

Falta de aviso não foi

Sobre o modo como ganhar uma batalha política, onde os competidores estão empatados em todas as condições, assim escreveu o professor Hermano Nepomuceno, do Departamento de Ciências Sociais, Direito e Filosofia da Universidade Federal de Campina Grande – UFCG, em trabalho publicado sobre a campanha política a governador da Paraíba em 2006, no segundo turno.

“A estratégia do governador Cássio foi à do cerco da cidade pelo campo, com a concentração do trabalho de atração de prefeitos e de líderes políticos locais na miríade dos pequenos municípios paraibanos, um movimento de cooptação e articulação política desenvolvido nos entornos das cidades pólos, majoritariamente governada pela oposição. Nos centros urbanos e colégios eleitorais maiores, uma estratégia política de viés administrativo foi o esquivar-se do confronto direto com as administrações municipais sob comando oposicionista”. (publicado em 18/10/2010)

A decepção de Marcus Odilon

Santa Rita mostrou nesta eleição que não suporta mais o grupo Ribeiro/Maroja, a derrota de Ricardo na cidade, foi apenas um protesto a esses grupos políticos falidos.

Erro maior

É unanime para quem entende de política. O maior erro de Maranhão na sua derrota foi a sua própria candidatura. E está provado.

Recorde

Com quase um milhão e oitenta mil votos Ricardo entra para a história como o governador com o maior numero de votos, na história política da Paraíba.

Adesão fora de época

O prefeito Jota Junior aderiu ao candidato Ricardo Coutinho, só que se esqueceram de avisar ao distinto que o resultado da eleição já havia concluído. Assim é bom.

E Cássio

Qual será o papel do ex-governador Cássio Cunha Lima no futuro governo Ricardo Coutinho? Afinal...

A prova dos números

Ficou provado que comparando os votos nulos e brancos do 1º turno (338 mil), e 2º turno (207 mil) o prejudicado foi sobremaneira Ricardo Coutinho, no primeiro turno.

A força do povo

Quando o povão quer amigo, os detalhes são besteiras.

João Onofre

joao.onofre@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Nenhum comentário: