sexta-feira, 5 de novembro de 2010

CARIOCÃO 2011:Tabela do Campeonato é divulgada com combinação inédita


Pela primeira vez desde que aderiu ao formato atual, competição terá Fla e Vasco de um lado, e Flu e Bota do outro. Os clássicos serão no Engenhão
Por André Casado
Rio de Janeiro

Panorama do Arbitral do Campeonato Carioca 2011 (A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) realizou nesta quinta-feira um Conselho Arbitral para divulgar o regulamento e sortear a tabela do Campeonato Carioca de 2011. Não há mudanças significativas em relação aos últimos anos. A principal novidade é a divisão inédita dos grupos. Pela primeira vez, Flamengo e Vasco estarão de um lado, e Botafogo, novo cabeça de chave após a conquista do Estadual deste ano, com o Fluminense no outro.

O campeonato começa no dia 19 de janeiro, uma quarta-feira e, ao todo serão 23 datas. Para evitar confusões em relação aos jogos decisivos, todos os clássicos e partidas das semifinais e finais foram reafirmados como o mando da entidade. Assim, os clássicos serão realizados no Engenhão, a princípio, sem exceção, já que o Maracanã está em obras.

Vasco e Flamengo farão o primeiro clássico da competição, na quarta rodada. Fluminense e Botafogo jogam na sexta. A hora, o dia exato e o local do duelos ainda serão definidos. No evento, estiveram todos os 16 clubes. Dos grandes, Antonio Carlos Mantuano, vice geral, e Aníbal Rouxinol, advogado, representaram o Bota, Michel Assef Filho, advogado, e Patricia Amorim, presidente, o Fla, Marcelo Penha, assessor da presidência, e Humberto Palma, vice de finanças, o Flu, e José Mandarino, vice de futebol, e Nelson Rocha, vice de finanças, o Vasco.

Outra novidade será a não realização de semifinais e finais da Taça Guanabara durante o Carnaval. O preço dos ingressos ficará a critério dos clubes e, para discuti-los, haverá um novo encontro, mais restrito, provavelmente na segunda-feira, em que as polêmicas gratuidades e meia-entradas, que em geral dão prejuízo aos clubes, estarão em pauta.

Durante o arbitral, o presidente da Ferj, Rubens Lopes, informou que já está estabelecido que não haverá jogos antes das 17h até o fim do Verão. Os mini-torneios de 3º e 4º colocados de cada turno mudarão de nome. Na Taça Guanabara se chamará Washington Rodrigues, em homenagem ao jornalista e ex-treinador do Flamengo. Na Taça Rio - em comemoração posterior aos 40 anos do tricampeonato da Seleção, em 1970 - Carlos Alberto Torres, capitão do time.

Quanto à inscrição de jogadores, o atleta precisa aparecer no Boletim Informativo de Registro de Atletas (BIRA) cinco dias antes do primeiro jogo para disputar a primeira rodada. O prazo final de inscrições para a Taça Guanabara é no penúltimo dia antes da quarta rodada.

Jogos da 1ª rodada da Taça Guanabara

Boavista x América
Vasco x Resende
Americano x Nova Iguaçu
Flamengo x Volta Redonda
Bangu x Fluminense
Macaé x Cabofriense
Olaria x Madureira
Botafogo x Duque de Caxias

Grupo A: Flamengo Vasco, América, Boavista, Volta Redonda, Nova Iguaçu, Americano e Resende

Grupo B: Botafogo, Fluminense, Bangu, Olaria, Madureira, Cabofriense, Macaé e Duque de Caxias

Nenhum comentário: