quarta-feira, 14 de setembro de 2011


Câmara da Capital comemora os 20 anos da Oficina-Escola de João Pessoa

13/09/2011 - 21:04

Vereador Bira presidiu a sessão

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou, na tarde desta terça-feira (13), uma sessão especial em comemoração aos 20 anos da Oficina-Escola. Na ocasião, o vereador Ubiratan Pereira, o Bira (PSB), propositor da homenagem, revelou projetos de revitalização da cidade como o Parque da Casa da Pólvora, Casa da Fotografia e a Praça dos Milagres.
“Percebo que nosso país tem um desafio que precisa estar à altura da nossa sociedade, que é preservar a memória da nossa história. Temos que nos apropriar do nosso Patrimônio Histórico. Temos uma cidade fantástica. Em um só espaço, belezas naturais, qualidade de vida e tanta história a se conhecer. É fundamental o fortalecimento desse trabalho belíssimo. Precisamos restaurar nossa memória unificando o desafio da modernidade com a preservação da nossa história”, refletiu o vereador.
A Oficina-Escola, criada em 1991, é uma Associação Civil de Direito Privado, sem fins lucrativos, com objetivos culturais e educacionais. Uma entidade de utilidade pública que tem por finalidade formar e capacitar jovens desempregados, em situação de risco social, em trabalhos relacionados à reabilitação de contornos urbanos e do patrimônio cultural. Através de ações pedagógicas baseadas na formação prática e teórica, os jovens são capacitados a trabalharem em obras de restauração do patrimônio histórico e logradouros públicos. O objetivo é a inserção no mercado de trabalho.
Prestigiaram a solenidade a diretora-presidente da Oficina-Escola, Nahya Cajú; o diretor técnico do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional na Paraíba (Iphan-PB), Kleber Moreira; o diretor do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba (Iphaep), Aníbal Vitor de Moura Neto; Natasha Leão, representando o secretário municipal de turismo; diversos alunos e professores da Oficina-Escola.
Durante sua explanação sobre a Oficna-Escola, sua diretora apresentou, através de slides, toda a história da instituição e suas prerrogativas diante do patrimônio histórico. O curso tem duração de dois anos, com base na formação complementar em técnicas de restauração, além da formação intelectual para forjar o cidadão. Diversas obras tombadas pelo Patrimônio Nacional, como o Hotel Globo, o Coreto da Praça Venâncio Neiva (Pavilhão do Chá), Igreja da Misericórdia, Casarão dos Azulejos, Igreja de São Bento e a Capela de Nossa Senhora da Graça foram restauradas por alunos da Oficina.
“Aprender a fazer, fazendo, esse é o nosso lema. Cada obra é o espaço de desenvolvimento das habilidades dos nossos alunos para trabalhar na preservação do nosso patrimônio histórico, além de trazer os jovens para lutar por essa preservação, sempre em busca de formar os jovens como cidadãos”, finalizou a coordenadora.
Com muita emoção, diversos alunos comentaram sobre suas experiências nos trabalhos de restauração realizados na Capital paraibana, sempre enfatizando as suas novas perspectivas de vida, que se concretizam através de suas atividades profissionais, realizando trabalhos de restauração em todo o Estado.

Nenhum comentário: