terça-feira, 21 de setembro de 2010

Levantamento mostra 20 paraibanos com chances de ocupar vagas na Câmara Federal

Se as Eleições fossem hoje Major Fábio estaria reeleito para a Câmara Federal
Política
21/09/2010 - 16h00

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) fez um prognóstico com o nome de 812 candidatos com chance de eleição para as 513 cadeiras da Câmara dos Deputados. O levantamento abrange todos os 26 estados e o Distrito Federal. Vinte paraibanos são apontados como possíveis ocupantes da Câmara.

Feito com base em informações qualitativas e quantitativas, o levantamento, que não possui caráter de pesquisa eleitoral nem a pretensão de ser conclusivo, considerou os seguintes aspectos: desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); trajetória e popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e pesquisas eleitorais.

A metodologia considera como candidatos competitivos todos os 406 atuais deputados que concorrem à reeleição. São considerados candidatos à reeleição apenas os deputados federais que estão no efetivo exercício do mandato. Não são considerados candidatos à reeleição os suplentes que em algum momento, ao longo dos últimos quatro anos, exerceram o mandato. São classificados como novos todos os demais, inclusive os ex-deputados ou suplentes que exerceram o mandato na atual legislatura.

Por partido, o PT, que ocupa em todo o Brasil a terceira colocação de candidatos lançados para a disputa da Câmara Federal, aparece em 1º lugar no ranking de chance de eleger deputados federais. O partido do presidente Lula lançou 371 candidatos nos 26 estados e no Distrito Federal e 137 deles têm boas chances de serem eleitos.

O PMDB, que aparece em 2º lugar com chance de eleger deputados federais, também ocupa a 2ª posição de maior quantidade de candidatos lançados para a disputa das vagas do Parlamento. O partido lançou 422 candidatos para a Câmara dos Deputados e 115 dos seus filiados têm chance de eleição.

O terceiro partido com maior chance de eleger deputados federais é o PSDB, que lançou 323 candidatos a deputado federal. O partido, que ocupa a 7ª posição no ranking nacional de candidatos lançados para a disputa de cada uma das vagas da Câmara dos Deputados, tem chance de eleger 87 candidatos.

Segue abaixo o nome dos vinte paraibanos que integram a lista (vale ressaltar que a Paraíba tem 12 vagas na Câmara):

1. AGUINALDO RIBEIRO (PP)

2. ARMANDO ABÍLIO (PTB)

3. BENJAMIN MARANHÃO (PMDB)

4. CLEROT (PMDB)

5. DAMIÃO FELICIANO (PDT)

6. EFRAIM FILHO (DEM)

7. HUGO MOTTA (PMDB)

8. JEOVA (PT)

9. JULIO RAFAEL (PT)

10. LEONARDO GADELHA

11. LUIZ COUTO (PT)

12. MAJOR FÁBIO (DEM)

13. MANOEL JUNIOR (PMDB)

14. NILDA GONDIM (PMDB)

15. QUINTO (PMDB)

16. ROBERTO PAULINO (PMDB)

17. ROMERO RODRIGUES (PSDB)

18. RUY CARNEIRO (PSDB)

19. WELLINGTON ROBERTO (PR)

20. WILSON FILHO (PMDB)

Nenhum comentário: