sexta-feira, 24 de setembro de 2010

POR AGNALDO ALMEIDA: As pesquisas na hora da verdade


23.09.2010 às 08h12min
Agora que estamos a dez dias das eleições, a tendência é que os institutos de pesquisa, aqui na Paraíba, comecem a afinar os seus instrumentos, evitando assim que a orquestração dos números não siga corretamente o ritmo das urnas.

É comum se dizer que alguns institutos quando fecham os seus pacotes no início das campanhas chegam mesmo a combinar o seguinte: apresentarão resultados favoráveis ao cliente, mas só até a penúltima semana do mês de setembro, levando em conta que o pleito se dá no dia três de outubro e os números não podem ser mais tão facilmente manipulados, sob pena de uma desmoralização completa. Tanto para o instituto como para o candidato a ser beneficiado.

É por isso que nesses últimos dez dias que faltam para as eleições, os tais institutos devem agir com mais cautela, divulgando percentuais de intenções de votos que batam com o que efetivamente acontece nas ruas.

O que se dá na verdade é algo mais ou menos assim: com os índices manipulados, as pesquisas ajudam o candidato amigo do instituto a convencer sua militância de que as chances de vitória só fazem aumentar. Rodadas e mais rodadas de pesquisas são feitas com este objetivo, qual seja o de dar gás aos aliados do candidato amigo e, ao mesmo tempo, minar as forças da turma adversária.

Mas chega um momento em que não dá mais pra mentir. Numa operação regressiva, os índices vão recuando para entrar em sintonia com o sentimento das ruas e, com esta mágica, espera-se chegar ao dia das eleições com uma pesquisa razoavelmente real, verdadeira.

Aqui na Paraíba os leitores já começam a perceber que a hora da verdade está chegando. Há informações de que os responsáveis pelas próximas pesquisas estão botando o pé no freio, baseado naquele princípio de que não dá pra enganar a todos durante todo o tempo.

Conversei com várias pessoas nestes dois últimos dias e elas, mesmo com vinculações políticas distintas, admitem claramente que a campanha no Estado, sobretudo o confronto entre José Maranhão e Ricardo Coutinho, está muito mais apertada do que até agora vinham insinuando as pesquisas.

Nenhum comentário: