segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Desmoralização total das pesquisas


Gisa Veiga é jornalista desde a década de 80, tendo passado pelos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e no semanário O Momento. Nessas redações, assumiu diversos cargos, de repórter a editoria. No telejornalismo teve experiências como repórter, comentarista e entrevistadora, tendo passado pelas TVs Cabo Branco, TV Tambaú, TV O Norte e como correspondente da Band. A ironia, misturada a um toque de humor, tem sido o principal tom de suas colunas.


Colunistas
Gisa Veiga
03.10.2010 às 22h45min

Sabe a quem coube a maior desmoralização dessa eleição para governador da Paraíba? Aos institutos de pesquisa de opinião pública e à mídia, que os contratou e publicou números ridiculamente distantes da realidade. É vergonha suficiente para se enterrar a cabeça no primeiro buraco que encontrar.

Sério mesmo, alguém chegou a acreditar nas pesquisas publicadas? Alguém ainda vai acreditar nelas? No início da campanha a diferença pró-Maranhão era de mais de 20%. Outras se seguiram com números também absurdamente favoráveis ao governador. Uma coisa fenomenal.

Neste domingo, dia da eleição, o Correio da Paraíba afirma que José Maranhão, pela pesquisa Consult, estaria eleito no primeiro turno com 53,7% das intenções de voto contra 45,2% de Ricardo Coutinho. No sábado, o Ibope dava vitória a Maranhão – 47% a 42%. E até a pesquisa de boca de urna do Ibope dava eleição do governador no primeiro turno.

Pffff!

Os números variavam, mas todas, absolutamente todas as pesquisas erraram feio dando vitória a Maranhão. O Ibope, todo mundo sabe, não tem tradição de acertos na Paraíba. Sai, mais uma vez, como o instituto com maior índice de desmoralização. Afinal, não é qualquer um. É o Ibope, é o bambambam das pesquisas, é o preferido da Globo, é a marca que virou até substantivo para designar a popularidade de alguém. Quem nunca ouviu alguém dizer, quando um certo “cara” está, por exemplo, “bombando” entre as mulheres, uma frase do tipo: “Eita, teu ibope está alto, hein?”. Pois é, agora o ibope do Ibope está bem abaixo de zero na Paraíba.

A verdade é que Ricardo Coutinho venceu o primeiro turno. Venceu, mas não levou, porque não atingiu 50% dos votos mais um. Mas venceu. E os institutos de pesquisas, assim como a grande maioria da imprensa controlada pelo governador Maranhão, saíram desmoralizados dessa eleição e vão ter que engolir a voz das urnas. Por pouco, muito pouco, a desmoralização não foi ainda maior, com a eleição de Ricardo já agora.

Como os institutos vão explicar tamanha bizarrice nos números divulgados? Como a mídia vai explicar por que divulgou essas pesquisas e por que deixou de divulgar outras na semana da eleição?

Derrame de dinheiro

Atenção, Justiça Eleitoral, para o derrame de dinheiro que poderá acontecer neste segundo turno. Atenção para as denúncias cavilosas, também, e mais atenção ainda para as denúncias procedentes. É uma questão de discernimento.

Debate

E aí, governador Maranhão, vai continuar fugindo dos debates ou vai encarar o seu adversário e os eleitores?

Sopão e canja

Enquanto teve candidato que se elegeu nadando em sopão, outros se afogaram com água no chopp, quando pensava que essa eleição seria “uma canja”.

Nenhum comentário: