quarta-feira, 6 de outubro de 2010

Perfuradora avança 500 metros em resgate de mineiros presos no Chile

Perfuradora percorreu 53 metros nas últimas 16 horas.
Os 33 mineradores devem ser resgatados em poucos dias.
Do G1, com agências internacionais

imprimir A perfuradora T-130, que trabalha no "plano B" para resgatar os 33 mineradores presos no norte do Chile, avançou 500 metros dos 632 que precisa escavar, informou André Sougarret, responsável operacional do resgate, nesta quarta-feira (6).

Guindaste chega ao local em que mineiros estão soterrados para ajudar no resgate (Foto: AP)Ao divulgar seu relatório diário, Sougarret assinalou que a máquina T-130, a mais sofisticada das três perfuradoras utilizadas, percorreu 53 metros nas últimas 16 horas.Também indicou que agora esta perfuradora interrompeu sua atividade para mudança de peças e que voltará a funcionar ainda esta tarde.

Caixas contendo as capsulas que vão ser usadas no resgate dos mineiros já esperam pelo momento de retirá-los da mina. (Foto: AFP)O engenheiro escreveu em sua conta do Twitter: "Passamos dos 500m no plano B!". Este é o mais avançado dos três planos que trabalham na mina San José para resgatar os trabalhadores. Sougarret revelou que não foi encontrado "nem um grama de ouro nos 9.500 metros de sondagens realizadas", e pôs fim às especulações dos últimos dias sobre um suposto filão de cobre e ouro que teria sido encontrado na jazida.

Gustavo Lagos, da Universidad Católica do Chile, havia declarado na segunda-feira passada que as perfurações haviam chegado a um filão "muito rico", que poderia deixar os donos da mina San José "multimilionários".

Nenhum comentário: