quinta-feira, 14 de outubro de 2010

DEPOIS DA TEMPESTADE A BONANÇA:Após resgate, Mineiros ganham viagens, mimos e empregos



Em uma tentativa de compensar o desgaste físico, emocional e reconhecer resistência dos 33 mineiros resgatados nesta quarta-feira (13), no norte do Chile, várias pessoas e empresas enviaram os mais diversos tipos de presentes.

Já está prometida, por exemplo, uma viagem de descanso para cada um deles à Grécia, com direito a acompanhante. O presente foi dado por executivos da mineradora grega Elmim. A embaixadora de Santiago em Atenas, Carmen Ibáñez, já recebeu uma carta com as passagens, além de uma semana de hospedagem garantida.

Como muitos são fãs de futebol, o clube espanhol Real Madrid convidou os mineiros a assistir a uma partida do clube no estádio Santiago Bernabeu, na capital espanhola, onde será feita uma homenagem ao grupo no gramado. O clube enviou ainda 33 camisas com a inscrição "Fuerza, Mineros" (Força mineiros, em português).

Dos Estados Unidos, Steve Jobs enviou Ipods pelo presidente chileno, Sebastián Piñera, que devem ser entregues aos familiares dos trabalhadores.

Mais prático, o excêntrico empresário chileno Leonardo Farkas deu um cheque de 5 milhões de pesos, o equivalente a R$ 17.500, para cada um. Ele dirigiu seu Hammer pelo deserto do Atacama até a mina só para anunciar a doação. Soma-se também a conta de arrecadação de recursos aberta no banco Santander, que arrecadou R$ 117 mil (34 milhões de pesos chilenos) em doações de chilenos anônimos.

Do Brasil, Pelé enviou para o Chile uma camiseta autografada. Ainda entre os presentes futebolísticos, Jimmy Sánchez, o quinto a deixar a mina, foi recebido por seu pai com uma bandeira do time Universidad de Chile, além de uma camisa autografada pelo artilheiro da equipe, Diego Rivarola, oferecida como homenagem.

Também não faltam ofertas de emprego aos mineiros. A TV indiana NDTV disse que havia pelo menos mil opções oferecidas no primeiro mês em que estavam na mina.

Porém, um dos convites – feito pelo presidente boliviano Evo Morales - foi recusado. Morales pediu que o único boliviano do grupo, Carlos Mamani retornasse com ele para a Bolívia, em troca de um emprego na estatal do petróleo, um terreno e financiamento para uma casa. O ex-agricultor disse que estava melhor no Chile.

O resgate teve fim na noite de quarta, após cerca de 22 horas de operações desde que a cápsula de resgate foi acionada para resgatar o primeiro do grupo, Florencio Ávalos. Eles foram soterrados a 700 m de profundidade após um desabamento no dia 5 de agosto.

Do R7

Nenhum comentário: