segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Escrito por Beth Torres: A vitória contra Golias


Beth Torres é jornalista, formada pela Universidade Federal da Paraíba. Ela é natural de Garanhuns, em Pernambuco, mas já está há dez anos em João Pessoa. Beth foi repórter de cidades e de política do Jornal da Paraíba, assumindo de forma interina as editorias de Geral e de Política do periódico. Trabalhou para a Agência Nordeste e, atualmente, é correspondente do Portal Terra.11.10.2010 às 14h34min
Queria ter abordado este tema antes, mas nunca é tarde para falar sobre assuntos importantes, motivar discussões e reflexões. O deputado federal, Luiz Couto (PT), ao conseguir ser reeleito não derrotou apenas os concorrentes pelas cadeiras na Câmara Federal, mas também o poderio do Partido dos Trabalhadores que investiu pesado para derrotá-lo.

Couto, mesmo sem a estrutura que foi dada a Jeová Campos (PT), conseguiu ser reconduzido à Câmara Federal com 95.555 votos. A votação obtida este ano superou os 83.742 votos que o petista obteve no pleito de 2006. Ele ampliou a sua votação em 11.813 votos, mesmo tendo os seus redutos minados e até sendo impedido de ter seu programa veiculado no guia.

Nunca canso de dizer que Luiz Couto é o tipo de deputado que enche de orgulho a Paraíba pela sua seriedade e luta em defesa dos que mais precisam. O petista não tem receio de tratar temas delicados que podem até desagradar alguns setores e colocar a sua vida em risco como é a questão dos direitos humanos, dos grupos de extermínio, da exploração sexual infantil e do narcotráfico.

Couto é o melhor deputado que a Paraíba tem atualmente, pois trabalha por questões coletivas e não defende interesses pessoais como faz a maioria dos nossos representantes em Brasília. Ele nunca envergonhou o Estado, pois nunca teve seu nome envolvido em escândalos. É reconhecido pela imprensa nacional como um dos melhores deputados da Câmara. Isso enche ou não a Paraíba de orgulho?

Luiz Couto foi um dos grandes vencedores desta eleição, pois enfrentou o poderio do seu próprio partido que o quis derrotar nas urnas. O motivo de tentar derrubar um parlamentar que só enche de orgulho a legenda e o Estado chega a ser ridículo: ele foi coerente com a sua história e princípios e se recusou a apoiar a candidatura de José Maranhão (PMDB).

Tem uma passagem bíblica muito popular, mas que se encaixa perfeitamente nesta situação: A história de Davi e Golias. Couto representa Davi que pequenino e sem estrutura enfrentou e derrotou o gigante Partido dos Trabalhadores (Golias), que investiu pesado para que o parlamentar petista não se reelegesse.

Assim como aconteceu na história bíblica aquele que aparentemente era o mais forte foi derrotado pelo mais fraco. E isso aconteceu para alegria do Estado e do povo da Paraíba que vai ter por mais quatro anos um deputado comprometido com causas coletivas e com a melhoria da qualidade de vida dos paraibanos.

Nenhum comentário: