segunda-feira, 25 de outubro de 2010

O PMDB não será o mesmo depois dessas eleições.


Gisa Veiga
Gisa Veiga é jornalista desde a década de 80, tendo passado pelos jornais A União, O Norte, Correio da Paraíba, Jornal da Paraíba e no semanário O Momento. Nessas redações, assumiu diversos cargos, de repórter a editoria. No telejornalismo teve experiências como repórter, comentarista e entrevistadora, tendo passado pelas TVs Cabo Branco, TV Tambaú, TV O Norte e como correspondente da Band. A ironia, misturada a um toque de humor, tem sido o principal tom de suas colunas.


A cara do PMDB 25.10.2010 às 15h45min

O resultado da eleição no primeiro turno foi devastador para alguns partidários. Na campanha, faltaram atenção e respeito, sobraram mágoas e desilusões. Nada será como antes.

Quem fica e quem sai do partido? Sai Iraê Lucena e entra Cícero Lucena? Quem mais?

A primeira discussão, como já vem sendo anunciado, será sobre a expulsão da deputada Iraê Lucena. Afinal, ela desobedeceu publicamente a uma orientação do partido, ao anunciar apoio a Ricardo Coutinho. Mas será esse o melhor caminho para o PMDB? Isso resolve o problema da insatisfação interna?

Acredito que não. Eu entendo que a expulsão é como se fosse o primeiro chute pra desmontar a barraca. Vai ser tanto "disse-me-disse", "foi-não foi", "vai-não vai" que a emenda pode sair pior que o soneto. Os arranhões podem virar feridas mortais. O partido pode rachar, descaracterizar-se, assumir novas feições.

O PMDB não vai melhorar em nada se Iraê for expulsa. Apesar de sua “traição”, ela é um quadro de qualidade e um pouco de indulgência não faria mal aos peemedebistas mais exaltados.

E se for mesmo verdade o que o competente blogueiro Luis Torres disse sobre um provável acordo entre Maranhão e o tucano Cícero Lucena para o governo do Estado num futuro próximo? Como ficarão os irmãos Vital?

É outro capítulo que veremos, pós-eleição, da novela do PMDB. Pode acontecer uma “briga de foice”. Como disse Torres, os irmãos Vital farão de tudo pra tomar o partido e não deixar esse plano – se for mesmo verdadeiro – ir adiante. Acredito que, mesmo se esse acordo pra eleger Cícero governador for desmentido, a confusão já foi gerada, a desconfiança já está enraizada.

Ganhando ou perdendo a eleição, o PMDB não será mais o mesmo. Terá uma nova cara.

Ou serão duas?

E o PSDB?

O PSDB também passará por profundas mudanças. Os Cunha Lima deverão travar uma dura luta com Cícero Lucena pelo comando do partido, principalmente depois que o ex-prefeito tucano foi visto numa carreata de José Maranhão.

Sabe aquela história “o que os olhos não vêem o coração não sente"?

Nenhum comentário: