domingo, 17 de outubro de 2010

A pesquisa bate com as ruas


Agnaldo Almeida
Agnaldo Almeida ingressou no jornalismo em 1970, como repórter do Diário da Borborema. Ele atuou ainda nos jornais Correio da Paraíba, A União, O Norte e O Momento, como redator e colunista, do semanário A Carta como chefe de redação e editor, além de secretário de Comunicação do Governo Ronaldo Cunha Lima. Hoje ele faz comentários políticos na Tv Tambaú.


Antecipar resultados eleitorais, ainda mais na base da intuição, não é praia na qual se deva mergulhar com frequência. Apesar disso, é impossível não constatar nas ruas a nítida vantagem que o candidato Ricardo Coutinho ostenta contra o seu adversário José Maranhão. As expectativas de vitória aumentam a cada dia.

A gente sabe o quanto as pesquisas têm errado, não só na Paraíba como no país inteiro, mas em relação aos números apresentados ontem pelo Ibope o que se percebe, logo à primeira vista, é a forte sintonia entre os índices divulgados pelo instituto e a tendência eleitoral que se colhe nas conversas de rua, nos encontros sociais e até em ambientes mais solenes.

Ao contrário das pesquisas publicadas no primeiro turno, a de ontem guarda perfeita consonância com o que se pode extrair da opinião pública. Ricardo não só está na liderança, e com folga, como também experimenta o melhor momento de sua campanha, com viés de alta. Ou seja, não teria ainda atingido o pico do crescimento nas pesquisas de intenção de voto.

Pra não gastar muito latim, sobre a pesquisa do Ibope, o que se pode dizer com absoluta certeza é que ela reflete exatamente aquilo que se verifica nas ruas.

Nenhum comentário: